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Sun May 14 00:10:59 BRT 2023
Inovação | REDE SOCIAL
Aprenda a gravar um provador infalível para suas redes sociais

Fazer o provador no Instagram da sua loja é uma estratégia importante para engajar seu público e aumentar as vendas.

· Atualizado em 14/05/2023
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Separamos alguns insights do canal da especialista Brenda Moss sobre como fazer um provador que engaje e atraia novos clientes.

Talvez, você ainda não saiba sobre a relevância de criar conteúdos de provador no stories da sua loja, mas com o conteúdo dos provadores, é possível mostrar as peças de roupas em diferentes corpos e estilos, o que gera mais confiança e segurança no momento da compra. Além disso, os vídeos dos provadores são uma oportunidade de mostrar a personalidade da marca e dos produtos, criando uma conexão emocional com os seguidores. Por meio dos dados e números gerados pelos vídeos dos provadores, é possível entender melhor o que funciona e o que não funciona para o público, e, assim, adaptar a estratégia de marketing da loja para atender às necessidades e desejos dos clientes.

Se você não tem prática em fazer provadores e gravar vídeos, a melhor maneira de começar é criando roteiros. Com esses roteiros, você pode seguir as etapas de: introduzir o produto; agregar valor por meio da matéria-prima e dos detalhes; gerar identificação, falando sobre o estilo e a ocasião de uso; reforçar sobre benefícios e vantagens. Isso ajuda a saber o que precisa ser dito e como. Claro que pode haver improvisos e até erros no meio, o que é normal tanto para quem está começando, quanto para quem já faz há muito tempo. No entanto, é importante criar esses roteiros no começo para entender sobre o que é preciso falar em relação ao produto e começar de uma determinada maneira, dando ênfase a pontos importantes. 

Outra coisa que pode ajudar na estruturação dos roteiros, é buscar referências, tanto de marcas que já fazem provadores quanto de outras fontes diferentes. Agregar essas referências ao conteúdo pode torná-lo exclusivo e único, destacando-o no mercado e mostrando seu estilo de comunicação, a forma como você chama seus clientes, como você comunica os detalhes. É isso que torna o seu conteúdo original e autêntico. Isso gera uma maior identificação com o público, que está cansado de ver perfis e negócios iguais. 

É interessante também ter um tipo de conteúdo que esteja alinhado com o provador, mas de forma um pouco mais humanizada e personalizada, como o get ready with me ou "se arrume comigo" em português. Esse conteúdo está fazendo muito sucesso na rede vizinha, o Tik Tok, e você pode trazê-lo para o Instagram, seja nos stories ou fazendo conteúdos nativos. O valor desse conteúdo está na identificação que ele gera com o estilo da marca, ou na verdade, com o seu estilo, estreitando os laços e humanizando seu negócio por meio do engajamento com o público. Coloque enquetes, faça perguntas, traga conteúdos do dia a dia para que sua audiência participe, gerando um diálogo interessante entre público-alvo e marca/loja. 

Um outro ponto crucial, e que não deve ser esquecido jamais, é em relação ao cenário e iluminação, pois isso é fundamental.

Você pode optar por fazer uso de uma softbox, mas também pode optar por usar a luz natural, que é uma das mais poderosas. É só ficar na frente de uma janela ou até mesmo na rua, dependendo do que for interessante para o conteúdo. Enfim, tem que aproveitar ao máximo a luz natural que houver na sua casa ou loja. Caso realmente não haja nenhuma entrada de luz natural, é preciso investir em luzes, pois a iluminação dita a qualidade da imagem. 

Outra coisa importante é o cenário. O seu cenário tem que estar alinhado com a comunicação da marca. Se você quer ter uma comunicação mais romântica, podemos usar uma decoração que esteja de acordo. Tudo isso vai gerar mais autoridade para o conteúdo, trabalhando simultaneamente a identidade da sua marca.

Então, são pontos importantes: cenário, iluminação e estética. O conteúdo é importante, mas a estética também é fundamental, especialmente no ramo da moda, onde a estética e o design são muito relevantes para o sucesso do negócio.

O próximo conselho é sobre demonstrar sua personalidade no provador. Não faça conteúdo imitando todo mundo, gravando da mesma maneira que todo mundo faz. Cada um tem sua própria maneira de fazer as coisas. Experimente, teste e entenda o que você se sente mais confortável fazendo e o que o seu público gosta de assistir. Portanto, faça essas análises e coloque seu jeito de ser no conteúdo. Se você é mais divertida, e isso combina com o estilo do seu negócio e a identidade da sua marca, então, mostre sua personalidade no provador, comece fazendo uma dancinha e colocando uma música de fundo. Mas, se você é mais elegante, encontre uma forma elegante de demonstrar isso, colocando um fundo com música clássica e um espelho todo ornamentado, por exemplo. Então, faça esse teste e explore a sua personalidade. É isso que vai tornar o seu conteúdo único e a sua marca mais poderosa utilizando o conteúdo dos provadores. Não imite todo mundo e não faça o mesmo tipo de conteúdo. Faça com paixão, trazendo atenção aos detalhes, porque o poder está nos detalhes.

Não existe certo ou errado, existe o que está funcionando mais automaticamente. E como você vai saber disso? Analisando os dados, os números, o feedback da sua audiência. Veja o que teve mais saída, o que gerou mais engajamento, o que as pessoas mais mandaram no direct, o que elas mais responderam, o que gerou mais acessos no site.

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Essas foram algumas estratégias e dicas para você aplicar no seu negócio e fazer conteúdos relevantes para o seu público. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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