Mesmo que um site de comércio eletrônico seja responsivo, isso não é suficiente para atrair a clientela. A criação de aplicativo pode render aumento nas vendas.

Possibilitar que o consumidor realize compras por meio de dispositivos móveis e que essa experiência seja tão fácil quanto pelo computador são desafios para os sites de e-commerce, mesmo aqueles que são responsivos.
Facilitar a experiência do consumidor pode fazê-lo voltar a acessar a loja em outras oportunidades. A incompatibilidade dos sites de e-commerce para navegador com telas pequenas, como a de um smartphone, é a principal razão para o cliente desistir da compra ainda no meio do processo.
Depois que o algoritmo do Google passou a priorizar páginas mobile-friendly, a sobrevivência de muitas lojas virtuais vem sendo impactada.
Confira, a seguir, dicas de como você pode aperfeiçoar o atendimento de sua loja virtual.
Aplicativo próprio
Uma opção para quem investe no comércio eletrônico e quer alcançar o público que compra por meio de dispositivos móveis é a disponibilização de um aplicativo próprio de venda on-line, uma solução que aprimora ainda mais a experiência do usuário com o e-commerce.
O empresário deve considerar os custos, afinal de contas, é preciso desenvolver uma versão para cada sistema operacional e fazer a manutenção toda vez que o app precisar de atualização.
Além disso, apenas consumidores mais fiéis à loja virtual tendem a baixar o aplicativo. Por isso, é necessário analisar as necessidades dos usuários e desenvolver estratégias de marketing para torná-lo atrativo aos consumidores que tiverem interesse em comprar seus produtos on-line.
É importante verificar se o aplicativo prioriza a interação facilitada do cliente, privilegia a navegação intuitiva e gera necessidade real para o consumidor. Além disso, deve-se considerar o feedback dos usuários para a atualização e o aprimoramento do app.
Disponibilizar um aplicativo que proporcione interação e satisfaça o cliente indica que a empresa está atualizada e quer oferecer o melhor serviço.
Além de, por exemplo, permitir que o cliente salve seus produtos preferidos, é possível o envio de notificações de status dos pedidos, alertas de promoções e ofertas específicas.
O app também pode funcionar como um cartão-fidelidade da loja, acumulando pontos a cada compra ou oferecendo cashback, estratégias que incentivam o cliente a adquirir mais produtos.
Aumento das vendas
O aplicativo deve ser um serviço que complemente o site, um aliado para o aumento das vendas.
Depois de analisar o comportamento do cliente durante a navegação pela loja, como suas preferências de produtos e serviços e o seu histórico de compras, será fundamental executar ações de marketing mais direcionadas. Isso ajudará a alcançar o público-alvo de maneira mais assertiva.
Para atrair a atenção do cliente para novas compras, é importante deixar a loja, literalmente, na palma da mão do consumidor.
Testes constantes
Garantir que o site de e-commerce esteja, de fato, adaptado a qualquer tablet ou smartphone deve ser uma preocupação do empresário. Por isso, é importante realizar testes constantes para comprovar se o layout permanece adequado aos dispositivos móveis.
Dessa forma, é possível ter noção de como é a experiência do cliente, avaliando o que pode ser aprimorado para gerar resultados ainda melhores nas vendas.
O próprio Google disponibiliza ferramenta para analisar o quanto o site adapta-se a dispositivos móveis e aponta o que ele deve melhorar para ser mais amigável. Clique aqui para testar.
Além dessa, há outras ferramentas para os testes. Basta digitar o endereço de sua loja virtual para que ele seja avaliado:
- Screenfly: faz o teste do site em várias telas e resoluções de qualidade.
- Responsive Design Checker também simula a aparência do site em diversos aparelhos, tanto em modo paisagem, quanto retrato.
Saiba mais
Confira nosso artigo O design thinking e a criação de aplicativos para varejo - Sebrae.
Quer potencializar o seu e-commerce? 5 ferramentas essenciais de marketing digital para o seu e-commerce
Foi um prazer te ajudar :)