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Tue Dec 13 17:42:09 BRT 2022
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Atendimento personalizado para a melhor idade

Saúde, lazer e bem-estar de idosos ganham destaque: entenda como negócios voltados para esse público, com atendimento personalizado, podem ser promissores.

· Atualizado em 13/12/2022
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Cada vez mais, vive-se mais e melhor - ou, ao menos, este é o foco da melhor idade. O aumento da expectativa de vida do brasileiro comprova essa afirmação. Até 2050, estima-se que o número de pessoas com mais de 60 anos será maior do que o de crianças e jovens no país, conforme levantamento do Banco Mundial.

Os negócios voltados para esse público também podem ser considerados promissores. Mas, como em qualquer negócio, é fundamental conhecer as necessidades do público-alvo para poder prestar um atendimento personalizado. Podemos dizer que o sucesso de qualquer iniciativa depende desse conhecimento.

Perfil do público da melhor idade

Engana-se quem pensa que os desejos e necessidades das pessoas com idade acima de 60 anos são exatamente iguais. Eles são muito diversificados. Englobam desde os senhores que jogam xadrez na praça às senhoras que fazem tricô em casa, até aqueles que viajam regularmente, frequentam academias de ginástica ou realizam procedimentos estéticos. E ainda há quem faça tricô e viaje. Quem jogue xadrez e também frequente uma academia.

Público-alvo

Ainda que formem um grupo heterogêneo, os brasileiros da melhor idade têm costumes e hábitos semelhantes na hora de consumir: a grande maioria é mais ligada às tradições e não gosta de ambientes barulhentos, porém que ofereçam muitas atrações, agitação e animação.

Está enganado quem pensa que o perfil das pessoas com idade acima de 60 anos é exatamente igual: ele é muito diversificado.

Você deve levar em conta que estará prestando serviços para um público que se sente atraído por ofertas de produtos específicos às suas necessidades, e que privilegia um atendimento diferenciado, independentemente do preço final que esse adicional custará.

Até porque, a realidade tem mostrado que o idoso não é dependente financeiramente. Boa parte deste público ainda é responsável, inclusive, pelo sustento da família - trabalhando mesmo depois de conquistar a aposentadoria, ainda que em horário reduzido. Dados recentes do IBGE e Dieese mostram que 75% dos idosos no Brasil contribuem com pelo menos metade da renda familiar, e 18,5% trabalham.

E, é justamente quando dispõem de horas livres que eles buscam exercer atividades que os estimulem a ter mais disposição física e desfrutar de momentos de lazer. 

Negócios que oferecem produtos ou serviços para promoção da saúde e da qualidade de vida da terceira idade são os que ganham mais força nesse cenário. Os empreendedores preocupados com a capacitação profissional para lidar com esse público podem sair bem na frente da concorrência.

Atendimento personalizado

A personalização do atendimento aos idosos exige a oferta de serviços inovadores. Academias de ginásticas e spas têm a oportunidade de ampliar o público atendido ou criar espaços específicos para direcionar a abertura do negócio. O foco é criar um ambiente que ofereça atividades físicas e de lazer que propiciem a integração social com acompanhamento em tempo integral. É essencial que, além da adaptação da estrutura física, o empreendimento monte uma equipe interdisciplinar com profissionais especializados e qualificados para lidar com esse público.

Um dos negócios voltados para a melhor idade com mais potencial de mercado ainda são as agências de viagem. Muito antes de pensar apenas no aspecto econômico, o empreendedor que quiser investir neste setor precisa levar em conta uma série de cuidados que farão toda a diferença na oferta de seu produto.

Dicas para agências de viagens voltadas para a melhor idade:

  • Tenha em mente que o atendimento personalizado é fundamental. Invista na qualificação do atendimento dirigido às pessoas idosas. O profissional que vai lidar com esse público deve saber se relacionar com pessoas e, além da parte técnica exigida pela profissão, é fundamental dar mais atenção que o habitual, uma vez que os mais velhos gostam de dialogar e ser bem tratados.
  • Observar normas e padrões de acessibilidade de forma a oferecer mais conforto e segurança ao público idoso.
  • Fazer com que tenham prazer em viajar, participem das atividades de recreação, sintam-se confortáveis e à vontade em todos os momentos, o que aumentará sua sensação de bem-estar emocional e físico.
  • Tratá-los com compreensão e amabilidade para que se sintam acolhido, animados e alegres.
  • Proporcionar entretenimento e oportunidades de novas amizades.
  • Agir naturalmente e não se sinta mal em perguntar se a pessoa precisa de ajuda e como deve ajudá-la.
  • Auxiliar com o check-in antecipado e providenciar uma ficha médica com remédios utilizados e, não esquecer de oferecer seguro viagem.

Alguns cuidados devem ser incluídos em todos os roteiros de qualquer destino para esse público-alvo.

Devemos investir nesse segmento? 

A resposta é sim. Geralmente, esse público possui flexibilidade na administração de seu tempo livre, podendo estimular a atividade turística em períodos de baixa ocupação e reduzir os efeitos da sazonalidade no setor. 

Os maiores de 60 anos têm o hábito de fechar as compras com antecedência e realizar viagens pelo menos uma vez por ano. Além do fato de serem excelentes multiplicadores, já que a maioria gosta de viajar em companhia de amigos, grupos e excursões. É exatamente por isso que você deve cativá-los.


 

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