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Tue Aug 08 18:18:04 BRT 2023
Pessoas | LIDERANÇA
Características de uma boa liderança nos salões de beleza

O sucesso de uma empresa depende da sua liderança. O líder passa o propósito, a visão, a missão e os valores da empresa, inspirando os colaboradores.

· Atualizado em 08/08/2023
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Toda empresa deve ter um líder ou desenvolver líderes que possam guiar a empresa rumo ao sucesso. O líder é o responsável por manter a equipe motivada, engajada e fidelizada e isto é um ponto crucial para o sucesso dos salões de beleza.

Nos estabelecimentos de beleza, principalmente no salão de beleza, os profissionais da beleza, como cabeleireiros e manicures, não possuem vínculo de emprego com o salão de beleza, portanto não existe a subordinação e sim a parceria profissional. O modelo de empreendedorismo dos salões de beleza é caracterizado pela autonomia dos profissionais. A liderança é um dos principais desafios para os donos de estabelecimentos de beleza como salão de beleza, esmalterias, barbearia, clínicas estéticas e outros. Estes estabelecimentos necessitam de líderes qualificados e preparados para conduzir os negócios e sua equipe de funcionários e parceiros profissionais para atender às exigências de organização, qualidade, produtividade e competitividade do mercado de beleza.

Apresentamos abaixo alguns fatores para uma boa liderança no salão de beleza:

Comunicação

Todos nós sabemos do poder de uma boa comunicação, as pessoas que conseguem se comunicar, passar suas ideias e convencer as pessoas a vencer. A base da boa comunicação é o diálogo, ele é a chave para o sucesso de qualquer relacionamento humano. Para um bom diálogo o líder deve saber ouvir e compartilhar. O diálogo motiva e traz confiança. A forma como a comunicação é feita é muito importante, uma conversa olho no olho, com respeito, acolhimento, gentileza e receptividade abre portas e constrói relacionamentos duradouros.

Para melhorar e tornar a comunicação, mais eficaz recomendamos:

  • Empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender as suas necessidades e emoções
  • Transparência que é a capacidade de ser sincero, não esconder nada, abrir o jogo e ser coerente. A clareza também é importante, o compreender e se fazer compreender.
  • Bom humor, que é a alegria, o otimismo, alto astral, o foco na solução e não no problema.
  • Inteligência emocional:  a capacidade de reconhecer e avaliar seus próprios sentimentos e os sentimentos dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles aliada a sensibilidade e compreensão das forças e fraquezas das pessoas agindo com sabedoria e humildade sem deixar que as emoções atrapalhem o seu julgamento e posicionamento.

É pela comunicação que o líder: 

  • Comunica o propósito, visão e valores dos estabelecimentos de beleza
  • Orienta a sua equipe nas diversas situações
  • Compartilha objetivos e metas a serem alcançados.
  • Mostra os benefícios e vantagens e apresenta os desafios a serem superados
  • Estimula um bom ambiente de trabalho, produtivo e participativo, dando espaço e oportunidade para toda a equipe
  • Apresenta sugestões de melhorias 
  • Dá um retorno e uma avaliação para as pessoas ajudando elas melhorarem e superarem suas dificuldades. 

Engajamento

Engajamento é a capacidade de um líder de conectar a equipe com os propósitos e objetivos do negócio. O engajamento faz com que as pessoas se identifiquem e se integrem àquele time. Quando os profissionais de beleza se sentem parte integrante daquele negócio, as coisas fluem melhor e há aumento significativo da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. O engajamento traz comprometimento e faz com que os colaboradores vistam a camisa do estabelecimento de beleza.

O que traz engajamento:

  • Pertencimento: Fazer o colaborador se sentir incluído. O senso de pertencimento engloba faz com que o colaborador se sinta valorizado, útil, acolhido e aceito. 
  • Oportunidades de aprendizados e crescimento: O profissional da beleza que está continuamente aprendendo e sente que tem reais oportunidades de crescimento e evolução se sente mais estimulado. O aprendizado deve incluir novas técnicas profissionais, atualizações, como se promover nas mídias sociais e de habilidades como comunicação, técnicas de venda, bom atendimento etc. 
  • Propósito no Trabalho:  profissionais da beleza engajados sentem que o trabalho que desenvolvem é importante, eles se sentem valorizados e sabem que estão contribuindo para algo significativo e se orgulham de fazer parte daquela empresa e estão dispostos a se dedicar e se esforçar pelo negócio. 

É importante, nos salões de beleza, promover a real autonomia dos profissionais parceiros e envolver eles nas decisões importantes para que se sintam significativos para o negócio.

Administração de conflitos

Saber administrar e fazer uma boa gestão de conflitos é uma característica de um bom líder. Em um estabelecimento de beleza, problemas surgem.  O líder enfrenta conflitos diários, como a pressão de clientes, as reclamações tanto de clientes como da equipe de colaboradores, as metas, os atrasos, as mudanças e transformações constantes. Lidar com pessoas é desafiante e a habilidade de conviver com os conflitos com sabedoria é muito importante para um bom líder.  É papel do líder administrar os conflitos com sensibilidade para conciliar as divergências e, com isso, criar um ambiente de trabalho em que todos se sintam bem. Saber gerenciar conflitos faz parte das habilidades da liderança!

Quando bem administrados, os conflitos agregam experiências e renovam o relacionamento entre as pessoas e a empresa porque ajudam a revelar os prós e os contras das decisões relacionadas aos problemas discutidos

O Sebrae tem uma série de materiais onde você pode aprender mais sobre Liderança:

Conheça o Portal do Sebrae Beleza no e saiba  mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem sucedido no seu  negócio. 

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