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Wed May 17 22:50:14 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Cliente oculto pode turbinar seu atendimento

Recurso tradicional, principalmente no varejo, o cliente oculto auxilia a identificar problemas no atendimento cotidiano.

· 15/05/2023 · Atualizado em 17/05/2023
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Você, empreendedor, sabe qual é a importância de um atendimento de excelência no cotidiano. Um atendente mal-humorado, um banheiro sujo, um prato que chega frio à mesa ou a demora em entregar o produto adquirido podem ser decisivos para fazer com que o cliente nunca mais volte ao seu estabelecimento, mesmo os de longa data. E, pior ainda, passe a trabalhar como um detrator, narrando a experiência negativa que teve aos amigos e colegas. Muitos negócios já tiveram que fechar as portas por conta dessa propaganda negativa boca a boca. 

A experiência positiva de atendimento deve ter início logo na chegada do cliente, com um estacionamento prático e rápido. E deve abranger cada momento em que ele (a) está no estabelecimento. O ponto central é a empatia: a capacidade de se colocar no lugar do cliente, entender seus desejos e oferecer experiências relevantes. Desde um sorriso simpático (e não forçado) do (a) atendente até a facilidade de pagamento, cada aspecto deve ser pensado como um elemento de fidelização do cliente.  

Nesse sentido, o Sebrae pode ajudar você bastante. Dê uma olhada nesses materiais sobre o tema, que estão à sua disposição: 

Como deve ser o atendimento ao cliente? e Fala Sebrae - Dicas de Atendimento ao Cliente. 

Cliente oculto ou fantasma  

Mesmo com todos os cuidados, porém, podem ocorrer problemas sérios no atendimento. Algum colaborador em um dia difícil, um processo mal planejado, um fluxo de serviço mais lento, o funcionário de um setor importante que falta sem aviso. Tudo isso pode ser suficiente para pôr a perder anos e anos de esforço para o bom atendimento. Além disso, existem muitas coisas que podem estar acontecendo de forma não acidental bem debaixo do nariz do empreendedor que ele não esteja vendo, mas que seu cliente vem sentindo na pele.   

Hoje, o empreendedor tem à disposição todo tipo de softwares e cursos presenciais e on-line para evitar ou minimizar problemas de atendimento. E ainda com tantos recursos do mundo digital, existe uma ferramenta bem antiga e que continua funcionando muito bem, principalmente quando se trata de estabelecimentos de varejo. É o cliente oculto, também conhecido em algumas regiões do país como cliente fantasma. 

Trata-se de uma ferramenta muito simples: um ou mais profissionais que vão em segredo ao negócio se fazendo de clientes e testam vários pontos e diferentes etapas do atendimento. Depois, apresentam ao proprietário um relatório com sugestões de melhorias. O recurso é usado há décadas no setor de franquias. 

O cliente oculto observa o trabalho dos colaboradores, os tempos de atendimento do pedido e de pagamento, dá um jeito de ir à cozinha, fiscaliza os banheiros e, então, tira suas conclusões. Muitas vezes, cria situações de tensão para avaliar a reação do estabelecimento. Alguns clássicos são irritar propositalmente o atendente com questões menores ou derrubar o sorvete no chão da loja. E tudo isso sem que os colaboradores (e às vezes, o próprio dono) desconfiem.    

Com frequência, o cliente oculto é utilizado pelas empresas também para avaliar o atendimento da concorrência; identificar seus pontos fortes e fracos e gerar diferenciais para superá-la. 

O segredo do sucesso 

Como é um personagem alheio ao cotidiano do negócio, o cliente oculto consegue enxergar problemas que, frequentemente, escapam ao olhar dos gestores.  

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para extrair o máximo desse tipo de serviço. Para começar, você deve optar por profissionais ou empresas especializadas, apresentando a eles um briefing detalhado do negócio e dos processos de gestão ligados ao atendimento ao cliente. A conversa, se possível, deve acontecer fora da empresa, para que nenhum colaborador desconfie.  

O cliente oculto deve, claro, ser uma pessoa estranha ao dia a dia do empreendimento. Se possível, nem o dono deve conhecê-lo ou saber quando virá. É aconselhável, também, que o profissional não conheça a loja a ser visitada, de maneira a evitar ideias pré-concebidas.  

Por fim, com o relatório em mãos, é fundamental que você não busque “culpados”, mas enxergue o trabalho do cliente oculto como mais um passo no processo de melhoria contínua (e coletiva) do atendimento em seu negócio. Pense como uma prova. Dependendo da nota, você precisará estudar mais, ou seja, melhorar e repensar algumas etapas ou pessoas dentro do negócio, ou simplesmente comemorar e continuar com as ações de qualidade no seu estabelecimento. Ele pode, inclusive, ser usado como um roteiro de treinamentos posteriores. 

Gostou? Então, saiba mais sobre o cliente oculto com este material do Sebrae:  

Conte com o cliente oculto para avaliar seu negócio - Sebrae. 

O curso a distância do Sebrae, Atendimento ao cliente - Sebrae, por sua vez, coloca à sua disposição um roteiro completo de aperfeiçoamento do atendimento, visando à melhoria da experiência do cliente em seu negócio. E no espaço Experiência do Cliente, o Sebrae concentra uma série de conteúdos, cursos e oficinas para oferecer a melhor experiência ao seu cliente. 

Aproveite! 

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