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Fri Apr 21 13:49:07 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Como criar o seu podcast em três passos

Os podcasts criam proximidade e conexão com o cliente, fortalecem a presença da marca e abrem possibilidades de divulgação e negócios.

· Atualizado em 21/04/2023
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Se você ainda não ouviu um podcast, provavelmente, deve ter ouvido falar sobre esse tipo de conteúdo. Estima-se que 40% da população brasileira ouviu um podcast, pelo menos, uma vez nos últimos 12 meses. 

O podcast é um programa de áudio, disponibilizado na internet, tanto para download quanto para acesso em plataformas de streamings. Ele pode ser ouvido a qualquer hora, seja on-line ou off-line. 

No Brasil, esse formato de conteúdo já é bem popular. Somos o terceiro país que mais consome podcasts no mundo e o quinto maior produtor no ranking mundial. No contexto das empresas, um podcast tem várias vantagens para o marketing: 

Construção de uma relação com o cliente: ao distribuir conteúdos em formato de áudio, uma marca consegue fazer parte do cotidiano de seus clientes e estreitar laços de confiança. 

Criar e consolidar a personalidade da marca: o formato de podcast também permite humanizar uma marca por meio da fala, além de consolidar sua personalidade.

Diversas possibilidades para tratar de um produto ou serviço: com os diferentes tipos e formatos de podcasts, fica bem mais fácil criar conteúdos adequados ao seu público. 

Mas, você sabe quando produzir um podcast para sua empresa? Além dos benefícios para o marketing, o podcast também pode ajudar uma empresa a alcançar certos objetivos:

  • O podcast pode ser utilizado tanto para treinamento, quanto para gerar engajamento entre os colaboradores.
  • As empresas que divulgam conteúdos de maneira séria e comprometida conseguem reforçar seu reconhecimento com o público.
  • O podcast também é uma poderosa ferramenta para alcançar outros públicos.
  • Ao se aproximar de clientes de forma acessível e aberta ao diálogo, é possível conquistar embaixadores da marca.

Agora que você já sabe como um podcast pode beneficiar uma empresa, se liga no passo a passo para criar o seu:

  1. Faça um planejamento do podcast que se pretende produzir. Este é o momento de definir objetivos, construir personas, além de definir o tipo e formato do podcast;
  2. Produza seu podcast. É o momento de criar roteiros, realizar entrevistas, se for o caso, e editar o podcast. Lembre-se de utilizar um bom captador de áudio para as gravações;
  3. Podcast pronto, é hora de colocar no ar! Para isso, busque um lugar para hospedar o seu conteúdo, que pode ser uma plataforma de streaming ou seu site. Também será preciso um Feed RSS, que vai atualizar os inscritos do seu programa sobre novos episódios.

Além de produzir e publicar, é importante divulgar o seu podcast. Aproveite as parcerias com podcasts do mesmo ramo e as redes sociais para encontrar novos ouvintes. 

Não deixe de acompanhar os resultados. As plataformas de hospedagem costumam oferecer detalhes sobre o alcance e o modo como as pessoas têm recebido seu podcast. 

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae-RS: Como fazer um podcast.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como o podcast pode ser um canal estratégico para o seu negócio

Podcasts são oportunidades de negócios para as pequenas empresas

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