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Mercado e Vendas | MARKETING
Como fazer uma campanha de moda

Saiba quais são os profissionais envolvidos e confira dicas de como fazer uma campanha e um catálogo de moda.

· 21/12/2022 · Atualizado em 28/12/2022
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A campanha de moda tem como objetivo vender um produto, lançar uma coleção ou até mesmo comunicar o conceito da empresa por meio de uma narrativa visual. Para isso, muitos são os profissionais envolvidos, incluindo o fotógrafo, modelos, o stylist ou produtor de moda, o responsável pela beauty (maquiagem e cabelo), entre outros.

No mundo da moda, como em muitos outros, o sucesso de uma campanha é determinado pelo desejo que ela consegue provocar no consumidor - isso porque, já que o mercado é ditado pelas tendências, a concorrência é muito grande. Daí a importância da imagem de uma campanha bem-feita.

Para criar uma boa campanha de moda, é preciso, antes de tudo, analisar a história da marca e saber se a campanha seguirá o mesmo caminho ou se pretende evoluir para outros rumos. É evidente que deve haver uma conexão com o que a marca pretende. 

Além disso, outro aspecto fundamental é definir o público-alvo da campanha, ou seja, quem vai usar aquela coleção que será lançada. Tendo esses dois aspectos em mente, é possível pensar em uma campanha de moda seguindo algumas dicas:

  • Enredo: “conte uma história” com a campanha, definindo personagens e criando um roteiro que comunique algo para o seu público-alvo.
  • Modelo: pense em modelos que tenham identificação com o público-alvo que você pretende alcançar e com a história que você quer contar.
  • Acting (poses): esse aspecto deve refletir o roteiro que você criou, ou seja, as poses devem estar em conformidade com a história que você está contando para o consumidor.
  • Cenografia: escolha o ambiente adequado ao roteiro e que tenha harmonia com a coleção (tema).
  • Styling: calçados e acessórios, assim como o look criado, devem estar de acordo com o público-alvo que pretende ser alcançado. Tome cuidado para que os acessórios não se sobressaiam nas fotos.
  • Enquadramento: é necessário pensar na finalidade das fotos para decidir qual é o melhor enquadramento, isto é, se no formato horizontal ou se no vertical. Isso porque as fotos podem ser usadas em outdoors, banners para websites, material para merchandising, anúncios, redes sociais, entre outras possibilidades.

É essencial que o fotógrafo saiba desses detalhes para pensar em iluminação, melhores ângulos, entre outros detalhes. 

Não se esqueça de que uma campanha de moda sempre vai promover a interação com o cliente, contribuindo para que ocorra o engajamento e o posicionamento da marca. Criar o desejo de consumir a sua marca é o diferencial necessário para que você se destaque no concorrido mundo fashion e, claro, aumente suas vendas.

No outro artigo desta série, veja o que é uma campanha de moda e os tipos de fotografia. Inscreva-se também nos cursos Criatividade e Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor. Se precisar de mais informações, ligue para o 0800 570 0800.


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