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Thu Feb 02 17:25:30 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Como se destacar no competitivo mercado de refeições coletivas

Veja as nossas dicas de como entrar e fazer a diferença no mercado de refeições coletivas.

· Atualizado em 02/02/2023
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Empresas de alimentação que servem refeições coletivas são aquelas que oferecem almoços, lanches, cafés da tarde e jantares, com todos os cuidados necessários e eficiência, em empresas e indústrias. O setor é bastante concorrido. Somente em 2019, conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC), foram mais de 14 milhões de refeições servidas, o que representou um valor superior a R$ 20 bilhões em faturamento.

Se você trabalha no setor de alimentação e quer oferecer refeições coletivas ou pensa em abrir um negócio nessa área, saiba que é necessário analisar alguns cenários:

1º) Grandes empresas, grandes indústrias, construtoras, marcas de peso e tradição no mercado: o mundo corporativo contrata empresas de refeições coletivas, com o objetivo de oferecer qualidade alimentar nos seus espaços, de maneira assertiva, prática, segura, eficiente, além de econômica.

2º) Empresas de menor porte: mesmo com um número menor de funcionários, contam com refeitórios estruturados que permitem oferecer refeições coletivas com a mesma praticidade, segurança e economia das grandes empresas.

Independentemente do tipo de negócio que a sua empresa vai atender, se de pequeno, médio ou grande porte, é importante observar os seguintes cuidados:

  • ter uma equipe altamente qualificada;
  • buscar especialistas em gestão;
  • identificar bons fornecedores;
  • investir em utensílios e equipamentos de cozinha profissional.

Cabe lembrar outros fatores que levam à contratação: a experiência e o conhecimento especializados; padronização; redução de custos; mão de obra especializada; agilidade; cuidados de higiene e limpeza; foco na gestão, daí a importância da capacitação e qualificação desde o começo do seu negócio.

Outro grande fator de peso é a segurança alimentar. Quanto mais selos de ISOs e especialização técnica a empresa apresentar, mais valor agregado na hora de buscar novos clientes.

Quando a empresa cumpre todos os quesitos exigidos, é importante implementar uma avaliação periódica junto aos funcionários. Essa validação oportuniza a melhoria constante e confirma se a empresa está no caminho certo. O canal de comunicação com o público consumidor é muito importante.

Finalmente, outro aspecto que precisa ser bem pensado para você que pretende atuar nessa área é ter um cuidado voltado à questão da alimentação saudável, por isso a contratação de nutricionistas para elaboração do cardápio é fundamental, tendo em vista que serão servidas refeições para trabalhadores, e funcionário saudável é um investimento para a empresa reduzir as faltas por problemas de saúde.

Agora que você já conhece o potencial desse mercado da alimentação corporativa, procure o Sebrae para:

  • elaborar um bom plano de negócios;
  • aderir ao programa agente local de inovação (ALI) para pensar em inovação no mercado;
  • pedir especialista para definir: público-alvo; volume de refeições diárias; variedade no cardápio; nutricionista para orientação de boas práticas.

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