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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Como trabalhar as cores na venda

O que você precisa saber sobre usar as cores no seu processo de vendas para agregar valor para o seu cliente.

· 19/07/2022 · Atualizado em 02/08/2022
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Desenvolver conhecimentos sobre combinação e uso das cores como diferenciais no processo de venda de produtos de moda pode agregar valor à venda e melhorar o relacionamento com o cliente por meio de experiências de qualidade. Além disso, é uma forma de multiplicar o uso dos produtos e reduzir a compra de estampas que acabam encalhando no ponto de venda, sem falar que pode ser uma ferramenta poderosa para compor com as estampas no uso do dia a dia e na exposição do ponto de venda. Mas você sabe como fazer isso?

Não há como pensar em compor um look sem falar em escolha de cores, porque elas desempenham papel fundamental, negativo ou positivo, na imagem pessoal e/ou profissional que se quer passar. Essa tarefa pode ser feita com a ajuda do círculo cromático, recurso que deve ser dominado por quem é do segmento da moda. Como as cores possuem simbologia e a elas são atribuídos diferentes significados, pode-se passar diferentes imagens dependendo das combinações.

Criado pelo genial Isaac Newton, o círculo cromático tem forma de pizza e é dividido em 12 partes: cada espaço apresenta uma cor, sendo três primárias (azul, vermelho e amarelo), três secundárias (criadas pela mistura das primárias) e seis terciárias (obtidas a partir da mistura das primárias com as secundárias). Bastante utilizado por artistas plásticos, designers, estilistas e consultores de estilo, o círculo cromático tem por objetivo tornar visual o esquema de cores e as relações que elas estabelecem entre si, expandindo as possibilidades de combinações.

Combinando as cores

A combinação de cores do círculo cromático entre si (primárias, secundárias, terciárias, por exemplo) é diferente da combinação entre as cores do círculo, chamadas de harmonizações. Esses conceitos são a base para a elaboração das coleções de moda, então que tal aprender um pouco mais sobre essas harmonias?

  • Harmonia monocromática: ocorre quando se escolhe somente uma “fatia” do círculo para compor o look, criando o conhecido “tom sobre tom”, que costuma alongar e afinar a silhueta. Para quebrar a mesmice, a dica é usar tecidos diferentes ou com texturas diferentes. Esses looks são considerados simples e elegantes.
  • Harmonia análoga: são as cores vizinhas no círculo cromático, por isso são pouco contrastantes entre si. A dica é usar uma cor dominante e jogar com as outras cores em detalhes e acessórios. Essa combinação costuma criar looks com efeito mais natural.
  • Harmonia complementar: por apresentar cores contrastantes, ou seja, que estão de lados opostos no círculo, como azul e laranja, looks com essa composição costumam ser mais ousados. Aqui a dica é combinar cores quentes e cores frias. Pode-se optar por dividir o look ao meio no que se refere às cores ou escolher uma cor dominante e uma oposta para os detalhes ou acessórios.
  • Harmonia triádica: como o nome indica, consiste em combinar três cores, vivas ou claras, que tenham a mesma distância entre si no círculo cromático. O resultado é um look informal, vibrante, ousado, moderno e envolvente. Uma ideia aqui é escolher uma cor principal e deixar as outras duas para os detalhes.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o círculo cromático, fique de olho para criar composições agradáveis, afinal as cores transmitem sensações. Esteja atento às tendências e abuse da criatividade, entregando para o seu cliente o valor que ele procura na sua marca. Aproveite e faça o curso Criatividade e sucesso nos negócios, do Sebrae.

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