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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Comparadores de preço e Black Friday: dupla de sucesso nas vendas

Entenda os conceitos de sensibilidade ao preço e como os comparadores podem te ajudar a destacar-se na Black Friday.

· Atualizado em 25/10/2024
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A última sexta-feira de novembro é marcada por um show de ofertas e promoções das lojas. A famosa Black Friday, neste ano, promete levar muitos consumidores às compras. Apesar da expectativa de compra ser alta, os consumidores estão cada vez mais conscientes antes de finalizar sua aquisição. 

Dados como preço, marca e informações dos produtos são os mais procurados por quem deseja fazer uma “comprinha”. E sabe qual é o grande aliado do consumidor no período de Black Friday? Os comparadores de preço

Já ouviu falar sobre esse termo? Não? Então, acompanhe o nosso artigo que nós, do Sebrae, vamos te explicar tudo que você precisa saber para potencializar as suas vendas.

Sensibilidade ao preço

Antes de conhecer as ferramentas de comparação de preço, você, empreendedor, precisa entender um conceito fundamental para o sucesso de vendas: a sensibilidade ao preço. Ela é um indicador que mostra até quanto o seu cliente está disposto a pagar por um produto.

É claro que a maior parte dos consumidores busca por produtos de qualidade e menor custo. Mas, você sabia que a sensibilidade ao preço não pode estar relacionada apenas com o valor financeiro?

Fatores que influenciam a sensibilidade ao preço

Sim, é preciso avaliar outros fatores econômicos como a demanda, a procura e os índices inflacionários. Além disso, há uma metodologia criada pelo economista holandês, Van Westendorp, que pode ajudar a definir os preços de forma coerente e atrativa. Basicamente o empreendedor deve se fazer quatro perguntas, são elas:

  1. “A que preço o seu produto começa a parecer MUITO BARATO, a ponto de se questionar a sua qualidade?”
  2. “A que preço o seu produto começa a parecer BARATO, no sentido de ser uma pechincha’’? 
  3. “A que preço o seu produto começa a ser classificado como CARO?”
  4. “A partir de que preço o seu produto começa a ser considerado MUITO CARO a ponto de se descartar a compra?”

A metodologia chamada de Price Sensitivity Model – PSM (em português, “Modelo de sensibilidade de preço”) foi desenvolvida na década de 1970. Ela explica que o consumidor possui um preço mínimo e um preço máximo a pagar.

Comparadores de preços

E nada melhor para ajudar a comparar os preços do que uma plataforma própria para isso. Com os comparadores de preço, o cliente pode procurar por um produto e ver a quais preços ele está sendo oferecido por diferentes lojas para, então, formar a sua decisão de compra.

Algumas das plataformas mais populares como o Google Shopping, Buscapé e Bondfaro permitem ainda que o consumidor selecione a categoria do produto, por preço, marca e loja. As plataformas costumam ser bem intuitivas, com uma barra de pesquisas e filtros que agilizam a busca.

Vantagens dos comparadores de preços

Para o consumidor, a vantagem é meio óbvia: ele terá um leque de alternativas para escolher em qual loja sua compra será mais viável. Mas, existem também ótimas vantagens para os lojistas, principalmente, em véspera de Black Friday.

Como a plataforma reúne um compilado de lojas que fornecem o produto buscado, é uma grande oportunidade de divulgação gratuita da sua empresa. Para que os empreendedores possam destacar-se, confira algumas dicas de ouro do Sebrae:

  1. Use palavras-chave no título dos seus produtos;
  2. Opte por fretes que possuam um bom custo-benefício, caso haja a possibilidade de frete grátis para algumas localidades, também será um grande atrativo;
  3. Ofereça múltiplas formas de pagamento.

Preparado para lucrar muito na Black Friday? Boas vendas!


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