Conheça algumas aplicações da realidade aumentada nas Indústrias de Base Tecnológica.
A transformação digital traz inúmeros benefícios aos processos e à gestão das empresas. A realidade aumentada (RA) é um recurso que pode apoiar as estratégias de negócios em diferentes segmentos, como indústrias, construção civil e marketing.
A RA proporciona experiências cada vez mais reais na realização de diferentes projetos. Trata-se do conceito de Humanidade Aumentada, definido por um estudo da empresa Isobar, que defende que as tecnologias podem expandir os horizontes humanos. Nessa pesquisa, foi identificado o uso da realidade aumentada em storytelling e interação, principalmente com o uso de smart speakers, além da conexão por gestos e imersão.
Aplicações da RA nas IBTs
Inicialmente, a realidade aumentada ficou muito associada ao mercado de entretenimento, porém ela já está sendo utilizada em processos de transformação digital nas Indústrias de Base Tecnológica (IBTs).
É possível conduzir treinamentos e simulações dentro das fábricas, realizar manutenção de equipamentos e fazer controle remoto da produção. Os treinamentos que utilizam a realidade aumentada amplificam a eficácia e a produtividade da fábrica, além de promover a segurança dos colaboradores e dos processos. Com a RA, o gestor consegue simular diferentes situações e preparar melhor sua equipe para cenários variados.
No caso da manutenção, por ser realizada a distância, o técnico não precisa tocar a máquina. Assim, ele pode utilizar um aplicativo para ter acesso às informações e visualizá-las sobrepostas ao ambiente. Todos os procedimentos operacionais são mostrados passo a passo em tempo real para que o conserto seja realizado de maneira segura. Isso reduz o erro humano e orienta de maneira específica quem está realizando a manutenção.
No caso da construção civil, é possível citar o suporte remoto, a assistência virtual, a coleta e o processamento de dados. No planejamento e na execução de obras e projetos, a realidade aumentada pode auxiliar na comunicação da equipe, fornecendo informações sobre o andamento da obra em tempo real, por exemplo.
Essa tecnologia também tem sido utilizada na reforma e na venda de imóveis. Os clientes conseguem ver, caminhar e interagir com o ambiente sem que ele esteja totalmente pronto, gerando desejo e expectativa. Além disso, esse recurso transmite confiança, pois o cliente percebe como ficará o imóvel pronto.
Como criar campanhas com realidade virtual e aumentada
A realidade aumentada pode ser utilizada como estratégia de marketing para demonstração de produtos em eventos e lojas. Outra possibilidade é a criação de um aplicativo que permita aos usuários visualizarem produtos e serviços em ambientes físicos. Algumas lojas de roupas já utilizam esse recurso e o cliente consegue experimentar a roupa por meio dessa tecnologia.
Para implementar a RA no seu negócio, existem softwares, como o Augment, que possibilita a criação de projetos para e-commerce e vendas externas. O Amazon Sumerian é indicado também para escolas, pois disponibiliza tutoriais de projetos 3D e tours virtuais. O aplicativo do MojoApps permite que você construa projetos para serem visualizados em dispositivos móveis ou óculos inteligentes.
As possibilidades são variadas, e a plataforma ideal é a que tem relação com o seu negócio e com o nível de entendimento de quem vai utilizá-la. Uma alternativa para quem está iniciando é começar com soluções mais intuitivas.
Tanto para criar campanhas de marketing quanto para utilizar a RA na sua empresa, é preciso conhecimento e planejamento. Pesquise as opções que o mercado oferece e faça a sua escolha de acordo com os seus objetivos de negócio.
Conheça o aplicativo do Sebrae de realidade aumentada: Sebrae Living Lab MS AR – Aplicaciones en Google Play.
Saiba mais
Entenda o metaverso e como ele pode ser uma oportunidade de negócio
Aplicativo conecta consumidoras, consultoras e a indústria de cosméticos usando realidade aumentada
Foi um prazer te ajudar :)