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Wed May 31 22:34:18 BRT 2023
Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
Conheça as três capacidades pessoais que alavancam resultados

O desenvolvimento das capacidades pessoais proporciona avanço significativo no crescimento profissional do empreendedor.

· Atualizado em 31/05/2023
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Já faz muito tempo que a famosa frase de Sócrates entrou para a história: Conhece-te a ti mesmo! No entanto, ela continua sendo o ponto de partida para muitos processos de desenvolvimento pessoal. Quem não possui a capacidade de conhecer a si mesmo dificilmente consegue bons resultados no mundo do empreendedorismo.

Todo empreendedor precisa de todos os meios possíveis para conseguir resultados, seja através de treinamentos, mentorias ou coaching. Todavia as habilidades e forças pessoais são fundamentais para alcançar resultados diferenciados e elas passam pelo autoconhecimento, a percepção da realidade e pela capacidade de comunicação, essencialmente. Vamos conhecer cada uma dessas capacidades:

  1. Autoconhecimento: trata-se da percepção de quem você é atualmente, quais os gaps que identifica e os que devem ser desenvolvidos. Para essa análise, deve-se levar em consideração o conhecimento das suas competências, habilidades pessoais ou talentos, bem como identificar suas forças e fraquezas para vencer na área em que escolheu para atuar. Existem no mercado algumas ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas na análise do perfil comportamental, como, por exemplo, o DISC (traduzindo da sigla em inglês: Dominante, Influente, Estável, Cauteloso), que mede capacidades para obter resultados efetivos em negócios e/ou projetos. Após a identificação dos pontos a serem desenvolvidos, o empreendedor deve elaborar um plano de ação para buscar os aprendizados necessários, relacionados a comportamentos, emoções, crenças, impulsos, saberes, habilidades e atitudes. Lembre-se: o autoconhecimento é essencial para a evolução pessoal e para o crescimento profissional.
  2. Percepção do ambiente/cenário: a visão de mundo, a interpretação do ambiente à sua volta, o conhecimento local e regional sobre mercado, saber quem são os clientes potenciais, os concorrentes (fazer análise de mercado), conhecer os aspectos legais sobre empresas e negócios, fornecedores, preços médios praticados, expectativas, interesses e desejos dos potenciais clientes, infraestrutura da região sobre todos os recursos necessários para instalações ou crescimento de negócios, tudo isso interfere no modo de gerir uma atividade empresarial. Capacitar-se para entender o cenário à sua volta, e ter em mãos elementos que podem ser analisados, exige preparo e qualificação e são considerados comportamentos empreendedores essenciais, já que são usados para planejar, definir estratégias e ações. Por isso, é importante entender tudo o que envolve a organização, interna e externamente, as oportunidades e as potencialidades, os desafios e os sinais de ameaças, bem como conhecer novas práticas no mundo corporativo.
  3. Capacidade de comunicação: no mundo dos negócios, tudo depende de comunicação, ou seja, comunicação no marketing, comunicação interna entre os colaboradores e entre as equipes, comunicação com fornecedores, comunicação com os clientes na pré-venda, na venda e no pós-venda, em pesquisa de satisfação de clientes, em negociações diversas, comunicação entre os canais de distribuição, com parceiros de negócio, com governos e por aí vai. Se não houver comunicação ou se houver comunicação com deficiência, o negócio tende a se perder pelo caminho e, em algum momento, vai ter problema. Pode ocorrer, por exemplo, de haver dificuldade com clientes no processo principal do negócio, causado por pessoas internas mal preparadas, que não sabem tratar as pessoas; pode ser por deficiência no marketing, que não consegue angariar clientes novos; pode ser no pós-venda, por não se comunicar com as pessoas que não conseguem usar bem os produtos ou precisam de assistência técnica, e tantos outros casos que podem aparecer.

O desenvolvimento dessas três capacidades empreendedoras certamente proporcionará um avanço significativo no desempenho dos profissionais. Saiba mais sobre características empreendedoras clicando no link a seguir.

Procure o Sebrae e encontre apoio, orientação e encaminhamento para o seu crescimento pessoal e profissional. 

Características que um empreendedor deve ter


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