this is an h1

this is an h2

Sat Feb 18 00:17:48 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPRESAS AVANÇADAS
Conheça seis ferramentas para reuniões on-line com soluções gratuitas

Reuniões on-line tornaram-se indispensáveis para as empresas pela eficiência e pelo baixo custo. Conheça seis ferramentas gratuitas que facilitam essa dinâmica.

· 20/01/2023 · Atualizado em 18/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A pandemia de covid-19 popularizou ainda mais o uso de ferramentas para reuniões on-line, ao fazer com que as pessoas em isolamento social as usassem até mesmo para conversar com familiares. Seis desses aplicativos estão entre os mais comuns e simples de usar também entre empresas, por permitirem encontros profissionais com múltiplos usuários pela internet e sem custos além de um plano de internet e de um computador ou aparelho celular. São eles Zoom, Skype, Google Meet, Teams, Zoho Meetings e WhatsApp.

Mesmo para profissionais que costumavam viajar para visitar clientes, as reuniões on-line passaram a ser uma opção que poupa recursos gastos em deslocamentos e por oferecerem a chance de compartilhar documentos e de ter um contato mais pessoal do que no caso de uma simples ligação por voz. 

No entanto, é preciso conhecer as ferramentas mais comuns para os profissionais em geral, que normalmente são as de uso simplificado. Conheça as principais opções com versões gratuitas ou por assinatura, com mais funções: 

Zoom

O Zoom é uma das soluções mais populares para videoconferências e ganhou mercado rapidamente com a popularização de reuniões on-line, batendo até mesmo os aplicativos mais tradicionais no mercado. A ferramenta gratuita permite sessões para até 40 pessoas simultaneamente, durante 40 minutos, sem custos. Caso o prazo não seja o bastante, basta iniciar uma nova reunião. 

Nos planos pagos, o Zoom oferece tempo ilimitado, armazenamento de dados e gravações em nuvem, gerenciamento de permissões para os convidados, geração de relatórios, criação de URL personalizadas, dentre outras facilidades.

Também é permitida a gravação e o agendamento no calendário on-line, que é feita no computador do organizador da reunião na versão gratuita ou na nuvem, no plano pago. A função ainda oferece um recurso de transcrição das falas.

Skype

Lançado no início dos anos 2000, o Skype foi por anos a ferramenta de reuniões on-line mais famosa, praticamente sinônimo de videoconferências. Por isso, é também uma das mais tradicionais e de fácil uso, com versões para desktop, notebooks e mobile que permitem o acesso de até 50 pessoas simultaneamente e sem custo.

No plano Skype for Business, a capacidade da sala aumenta para até 250 pessoas, com  compartilhamento de arquivos, chats e integração com o pacote Office 365.

Google Meet

O Google Meet foi desenvolvido para o ambiente corporativo, e é bastante popular, por toda a integração com outras ferramentas da gigante que começou como site de buscas. A versão gratuita é limitada a 25 usuários e gravações de até 60 minutos. 

Nos planos pagos, é possível reunir 250 convidados, fazer transmissões ao vivo para até 100 mil espectadores e estender os encontros para além de uma hora, sem limite de tempo para gravação. 

Microsoft Teams

Outra ferramenta ligada a uma gigante de tecnologia, o Microsoft Teams permite videoconferências para até 250 pessoas já na versão gratuita, atendendo à necessidade da maioria das empresas. No plano pago, é possível reunir até 10 mil pessoas e compartilhar até 10 GB de arquivos, com limite individual de 2 GB.

Outra vantagem do Teams é a integração às ferramentas da Microsoft e a outros apps de gestão de tarefas, como o Trello. Para empresas com infraestrutura da Microsoft ou assinatura do Office 365, o Teams é a opção mais lógica e econômica. 

Zoho Meetings

O Zoho Meetings é uma das ferramentas mais usadas em treinamentos e reuniões on-line, por oferecer a possibilidade de gerenciamento de papéis, para designar co-organizadores das videoconferências e geração de relatórios. Assim, permite acesso a dados como número de inscrições, participantes, envolvimento, pesquisas e também a perguntas e respostas.

WhatsApp

O aplicativo mais popular de troca de mensagens também oferece a opção de reuniões on-line mais rápidas e informais. Presente na maioria dos celulares no Brasil, o WhatsApp traz menos funções do que as demais, como a inclusão de até quatro contatos diferentes na conversa e uso de câmera frontal ou traseira do celular. 

Não é possível compartilhar tela ou arquivos, e os participantes devem estar registrados nos contatos de quem fará a ligação.

Cuidados com os recursos e com a segurança

A maioria das ferramentas de reuniões on-line exige um computador desktop, notebook, tablet ou telefone celular, com acesso a câmera e a microfone. Para manter o profissionalismo, porém, é aconselhável ter um ambiente fechado e silencioso, para evitar distrações. 

O ideal é que se crie redes virtuais privadas, ou VPN, para acesso de colaboradores e segurança dos dados da empresa durante acessos remotos, com comunicação criptografada.

Infográfico

Saiba mais

Ferramentas para reuniões online: descubra qual a melhor para seu perfil de uso

Conheça o curso do Sebrae Domínio de plataformas para aulas remotas: Zoom, Meet, Teams

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?