Melhore a qualidade do seu atendimento, otimize espaço e conheça as reais necessidades da sua empresa com o estoque de segurança
O sucesso está diretamente associado à forma como você gerencia o seu negócio. Entre as muitas etapas da gestão, o cuidado com o estoque está entre as mais importantes. Neste artigo, o Sebrae em parceria com o Mercado Livre, apresenta o conceito de estoque de segurança. Afinal de contas, um empreendedor tem que estar preparado para situações não previstas. Descubra o que é e como aplicar isso em sua empresa.
O que é o estoque de segurança?
Estoque de segurança é ter uma quantidade maior de produtos em comparação ao total de vendas já consolidadas. Vamos a um exemplo prático: suponha que a sua empresa vende materiais de construção, e, entre eles, o que mais tem saída são os sacos de cimento. Faz sentido você ficar uma semana sem cimento sendo que eles são o produto de maior saída? Acredito que a sua resposta seja não! Dessa forma , o estoque de segurança não precisa ser uma sobra exorbitante, mas sim uma espécie de reserva emergencial para não ficar totalmente sem estoque.
Função do estoque de segurança
A principal função do estoque de segurança é evitar que a sua empresa fique sem os recursos essenciais para o exercício da sua atividade. Situações atípicas podem favorecer o aumento de vendas para o seu empreendimento, e as datas comemorativas são um exemplo claro disso.
Se você vende uma quantidade X de determinado produto por mês, você não pode possuir apenas aquela quantidade contada constantemente, porque, quando houver um pico de vendas, você poderá ficar sem estoque.
Os termos de marketing para vendas, como “é para acabar o estoque”, “vamos zerar tudo”, não se referem ao sentido literal de acabar com o estoque, mas sim com uma remessa específica. Você, empreendedor ou autônomo, não cometa o equívoco de se permitir zerar o estoque, a não ser que seja de forma intencional, com um objetivo específico.
Benefícios do estoque de segurança
Um dos principais benefícios do estoque de segurança é que ele proporciona ao empresário um olhar mais detalhado sobre as reais necessidades de reposição dos produtos. Muitas vezes, movido pelo desejo de aumentar as vendas, o empreendedor adquire mais itens do que deveria e, como consequência, acaba com produtos sem saída.
Além disso, ao saber quais são as necessidades de aquisição, o gestor poderá definir o prazo de rotatividade do estoque e ter redução de custos significativos em longo prazo.
Diversos setores são impactados com esses benefícios, a começar pelo atendimento, que fornecerá informações atualizadas aos clientes sobre a quantidade de produtos disponíveis. O espaço físico também tende a ficar mais organizado quando você sabe quantos e quais produtos tem para venda.
Como calcular o estoque de segurança?
Para calcular o estoque de segurança, você deve levar em consideração algumas variáveis, como:
- Prazo máximo de entrega (PME) – Período que o fornecedor tem para entregar as mercadorias em situações de possível atraso.
- Prazo de entrega normal (PE) – Período que o fornecedor tem para entregar as mercadorias em situações dentro da normalidade.
- Demanda média (DM) – Demanda comum de um produto específico.
Para calcular o estoque de segurança, siga a fórmula abaixo:
Estoque de segurança = Prazo máximo normal (PME) - Prazo de entrega normal (PE) X Demanda média (DM)
Você irá multiplicar o Prazo de entrega normal (PE) pela sua Demanda média (DM) e depois diminuir pelo Prazo máximo de entrega e assim você terá o resultado do seu estoque de segurança.
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Thu Oct 17 16:29:56 BRT 2024
Confira as características do bom vendedor e saiba como vender melhor
O processo de venda exige paciência, dinamismo e uma série de habilidades importantes que podem ser aprimoradas com o tempo quando são desenvolvidas as qualidades certas. Vendedores não nascem prontos, então precisam de treinamento, orientação e apoio para se desenvolverem e produzirem os resultados desejados. O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e ter suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. Para tanto, a empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as suas necessidades e como superar as suas expectativas. Orientar a equipe para ser rápida e prestativa com o cliente é uma forma de cativar o consumidor para vendas futuras. Ademais, o vendedor deve ser treinado para atender qualquer pessoa como um cliente em potencial, dando-lhe toda a atenção necessária. Deve-se também conhecer profundamente todos os detalhes do produto ou serviço oferecido. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informações detalhadas aos vendedores sobre toda a linha de produtos da loja. As principais características de um bom vendedor Ter entusiasmo em vender; Cultivar o bom humor e a positividade; Manter a apresentação pessoal impecável; Ser persistente sem ser inconveniente; Ser atento aos detalhes; Ter comunicação clara e fluente; Ter ambição e desejo de evoluir e crescer; Ter sensibilidade e gostar de gente; Demonstrar interesse pelo cliente; Empenhar-se na solução do problema do consumidor; Entender a visão e os propósitos da empresa; Manter o autocontrole diante de conflitos; Ser transparente e trabalhar pela missão da empresa. Os sete passos fundamentais da boa venda Conhecer a mercadoria; Criar uma abordagem inicial positiva; Descobrir a real necessidade do cliente; Apresentar os benefícios do produto vendido e, somente depois, apresentar as características dele; Superar as objeções apresentadas pelo consumidor, demonstrando os benefícios principais do produto e os acessórios que o acompanham; Fechar a venda quando perceber que o produto atende à necessidade e aos desejos do cliente; Realizar vendas adicionais, estimulando o consumidor a adquirir produtos complementares ou acessórios. Recomendações O empresário deve desenvolver estratégias e motivar os profissionais de vendas nos seguintes aspectos: Criar uma política de qualidade voltada ao atendimento ao cliente e fazer com que segui-la seja uma questão básica para integrar a equipe de vendas; Desenvolver ações voltadas para a satisfação dos clientes, como melhorias no ambiente e adaptação às características e aos gostos pessoais deles; Treinar constantemente os vendedores, visando ao desenvolvimento profissional; Observar se o sistema de recrutamento e a seleção dos profissionais de vendas são adequados ao produto. Se necessário, é possível buscar o auxílio de empresas especializadas; Criar uma equipe duradoura, evitando trocas constantes de vendedores; Verificar continuamente o grau de satisfação e motivação dos profissionais de vendas, buscando a causa e as soluções possíveis para melhorar as condições de trabalho; Evitar vendedores despreparados e desqualificados profissionalmente. Se não houver condições de desenvolvê-los, o melhor é buscar outros mais adequados; Estabelecer níveis de autonomia para que os vendedores tenham poder de decisão, evitando que solicitem apoio da gerência ou do proprietário do negócio constantemente para fechar a venda; Oferecer condições adequadas de trabalho, tanto em vendas internas, na loja, quanto externas, por meio de deslocamentos e apresentações para o cliente; Envolver os vendedores nas estratégias e condições de venda. Se as decisões forem tomadas apenas pelo empresário ou pelo gerente, o resultado nunca será tão bom quanto o que pode ser obtido se toda a equipe estiver envolvida. As capacidades de convencimento e de persuasão desenvolvem uma nova forma de se comunicar com clientes, fornecedores e o mercado em geral, exigindo perfis de vendas muito mais engajados e comprometidos. Um bom profissional de vendas sabe impressionar, persuadir e satisfazer um cliente, pois usa de sua inteligência emocional para destacar as qualidades de ser um bom vendedor, como organização, criatividade e adaptabilidade na execução de seu trabalho. O bom vendedor, que é criativo e possui visão para enxergar oportunidades, não subestima seus clientes, mas estabelece conexões para fidelizar futuras negociações. Além disso, ele cria e oferece soluções de maneira inovadora, otimizando tempo para alcançar suas metas e agregar valor ao negócio.
Thu Oct 17 16:25:23 BRT 2024
Fundamentos da gestão da qualidade
De acordo com a NBR ISO 9000, o Sistema de Gestão da Qualidade objetiva a direção e o controle numa empresa no que diz respeito à qualidade. Para compreensão do sistema, é necessário o esclarecimento das palavras-chave mais utilizadas: Princípios de Gestão da Qualidade. Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem do sistema para gestão, melhora contínua, abordagem dos fatos e benefícios mútuos com fornecedores. Fundamentos de Sistemas de Gestão da Qualidade. Satisfação de clientes, requisitos, abordagem do sistema, abordagem de processo, política da qualidade, objetivos da qualidade, alta direção, documentação, avaliação, auditoria, análise crítica, autoavaliação, melhora contínua, técnicas estatísticas, integração com outros enfoques e relação com modelos de excelência. Termos e definições relacionados com a qualidade. Gestão, organização, processo, produto, características, conformidade, documentação, exame, auditoria e garantia da qualidade de processos de medição.
Thu Oct 17 16:25:23 BRT 2024
Confira dicas para receber melhor os seus hóspedes
Você provavelmente já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica. A realidade é que esse ditado pode ou não ser verdade para indivíduos, mas no caso de estabelecimentos comerciais, ele com certeza se aplica. No caso de hotéis ou pousadas, essa expressão é ainda mais verdadeira. Quando um hóspede chega ao hotel ou pousada, o primeiro atendimento que recebe, normalmente, é do mensageiro. O visitante precisa sentir-se acolhido e deve ser recebido com cordialidade logo no primeiro momento. Para atendê-los bem, algumas ações são fundamentais: para começar, os profissionais precisam adotar um padrão de saudação, além de perguntar ao hóspede de que maneira o empreendimento pode ajudá-lo. Falar olhando nos olhos e chamar o cliente pelo nome sempre que possível são ações ideais. Também é importante lembrar de conversar com simpatia e respeito à privacidade. Se algo der errado, a recepção precisa ter tranquilidade e buscar solucionar o problema. O protocolo é identificar o motivo da irritação, informar-se sobre os detalhes da questão, pedir desculpas e prestar atenção no que é dito - além de cuidar com a linguagem corporal. A seguir, você confere um procedimento padrão que funcionários da recepção podem utilizar para fazer o check in de novos hóspedes. Padronizar esse tipo de ação ajuda o gestor do hotel ou da pousada a ter certeza da qualidade do serviço e também orienta os profissionais sobre como proceder em caso de imprevistos. Veja nosso exemplo: Saiba mais Confira nosso artigo Mercado internacional para franquias em turismo Saiba como investir em roteiros alternativos para sua empresa de turismo
Thu Oct 17 16:25:23 BRT 2024
10 fatores-chave de sucesso para hospedagens (pousada, hotel e hostel)
Para ajudar os donos hostels a terem uma atuação bem-sucedida no seu negócio o Sebrae criou uma ferramenta que aponta os fatores-chave para o sucesso desse tipo de empreendimento. A partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com especialistas, empresários e consumidores, foram identificados os dez aspectos mais importantes para o desenvolvimento do negócio. Saiba abaixo quais são eles: A escolha de uma área bem localizada, segura, silenciosa, com fácil acesso ao transporte público e, de preferência, próxima a pontos turísticos, podem garantir vantagens para o sucesso do negócio. O sucesso do negócio depende de sua localização É importante fazer um planejamento contínuo de conservação do seu hostel e revitalização da estrutura oferecida aos hóspedes. Como aumentar a competitividade do seu hotel ou pousada Os preços devem ser condizentes com os praticados pela concorrência na região, acirrando a disputa pela preferência dos clientes mesmo quando há promoções. Como estabelecer uma política de preços Deve-se priorizar a qualidade do serviço, utilizando produtos específicos para cada tipo de área do hostel, garantindo a completa higienização do espaço. D-Olho na Qualidade: 5S para os pequenos negócios Um bom termômetro para saber qual a colocação do seu hostel no mercado é observar as avaliações de sites especializados e dos hóspedes. Avalie sua empresa utilizando o cliente oculto Um bom hostel oferece um serviço de qualidade e cria uma atmosfera agradável e acolhedora, respeitando as diversas culturas, perfis e gostos dos clientes. Dicas de procedimentos para receber o hóspede Uma das práticas que podem ajudar neste ponto é a adoção de políticas de segurança preventiva com a instalação de equipamentos, a fim de garantir a integridade física dos hóspedes, visitantes, colaboradores e prestadores de serviços que se encontrem nas dependências do seu hostel. Programa Bem Receber: certificação para o setor hoteleiro Aprimorar os procedimentos e processos é essencial para manter o hostel em um nível competitivo no mercado, buscando um padrão de excelência. Fundamentos da gestão da qualidade Uma equipe de trabalho composta por profissionais que se qualificaram para as atividades é essencial para a obtenção de sucesso. Por que profissionalizar os funcionários? Pensar em um design que facilite a interação entre os hóspedes ou até mesmo com o público externo é um diferencial que vai ser levado em conta na hora de escolha. Avalie agora como sua empresa utiliza o design
Thu Oct 17 16:25:23 BRT 2024
10 fatores-chave de sucesso para minimercados que você precisa saber
Pensando em ajudar os empresários de minimercados a conduzir seus empreendimentos, o Sebrae criou uma ferramenta com o objetivo de apontar os fatores-chave específicos para o sucesso de pequenos negócios nesse segmento, além de mostrar aos empresários os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida. Entenda abaixo quais são eles. Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça outros conteúdos de minimercados e mercearias. 1. Localização A escolha do ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas. Umas das grandes vantagens dos minimercados é a relação de proximidade com os clientes e vizinhança. 2. Atendimento Para realizar um bom atendimento, conheça seus clientes, pois eles não são iguais e possuem necessidades diferentes. 3. Relacionamento Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e fazer com que eles façam recomendações positivas sobre o seu minimercado. 4. Comunicação visual Um estabelecimento mal iluminado e sem uma comunicação visual adequada não oferece prazer durante as compras e faz com que o cliente tenha mais dificuldade em encontrar o que necessita. 5. Limpeza Clientes valorizam ambientes limpos e com a adequada manutenção. Além disso, o minimercado deve estar atento às exigências da vigilância sanitária do seu estado e município para não implicar em multas e autuações. 6. Treinamento Investir no treinamento de seus funcionários pode fazer aumentar suas vendas. Uma boa dica é fazer parcerias com fornecedores. Alguns deles oferecem treinamentos sobre produtos e, consequentemente, sobre atendimento. 7. Layout Facilitar o fluxo de clientes, explorar a melhor disposição dos produtos e proporcionar uma experiência positiva de compra são ações que tendem a fazer com que seus clientes voltem a comprar em seu minimercado. 8. Variedade de produtos Deve-se investir em uma variedade de produtos que atenda aos desejos dos clientes que frequentam o estabelecimento, ampliando o atendimento e satisfazendo as necessidades dos consumidores. 9. Prazo de validade dos produtos O empreendedor deve estar permanentemente atento para descartar produtos fora do prazo de validade, evitando assim multas pelos órgãos competentes, bem como má reputação do seu negócio. O empresário também pode optar por separar os produtos perto do vencimento e, informando aos clientes, oferecê-los com desconto. 10. Serviços de comodidade Oferecer serviços de conveniência que melhorem a experiência de compra dos clientes pode ser uma boa alternativa para tornar o negócio mais próspero.
Thu Oct 17 16:11:27 BRT 2024
Dez fatores-chave para o sucesso de um salão de beleza
Para ser bem-sucedido no segmento de salões de beleza, existem alguns fatores essenciais que envolvem o conhecimento do mercado e a operação no dia a dia do negócio. Além disto, é fundamental planejamento e gestão eficientes. Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes, os salões devem ter uma boa equipe de profissionais capacitados, que atenda e ofereça uma experiência de excelência ao cliente. Existem alguns fatores que ajudam os donos dos salões e os profissionais de beleza a melhorar o desempenho do negócio, cativar os clientes e oferecer sempre serviços de alta qualidade, garantindo, desta forma, a competitividade e sobrevivência do espaço de beleza. Os fatores de sucesso de um espaço de beleza Atendimento Investir na melhor experiência possível para o cliente no salão de beleza aumenta a fidelização. O atendimento faz toda a diferença e é um dos principais pontos que levam um cliente a voltar ou a trocar de salão de beleza. O bom atendimento proporciona uma boa experiência ao cliente. Toda a equipe do salão deve saber atender bem, todas as pessoas devem ser atenciosas e cordiais. Este deve ser um dos focos principais de um espaço de beleza, o cliente bem atendido retorna e fala bem do salão. O bom atendimento envolve a personalização, para oferecer uma experiência inesquecível, sempre respeitando o cliente e as suas preferências pessoais. 11 dicas para atender bem Como tornar a experiência no salão mais agradável Relacionamento com clientes Investir em um bom relacionamento é muito importante, pois um bom relacionamento com o cliente implica em estar aberto nos diversos canais. Esse relacionamento deve ser promovido nos diversos canais: físicos e digitais, no espaço de beleza, nas mídias sociais. Para o atendimento personalizado, deve-se conhecer o perfil do cliente e ficar atento às suas preferências pessoais. O salão deve ter vários canais para contato, responder aos clientes rapidamente e priorizar a satisfação deles. Saiba a importância do networking para profissionais do ramo beleza Saiba como turbinar a venda de produtos e serviços no seu salão de beleza Atraia clientes e aumente o faturamento do seu espaço de beleza Qualidade e atualização Oferecer serviços com excelência e produtos de alta qualidade, além de seguir ou criar tendências de mercado, são ótimos diferenciais competitivos que agregam valor ao negócio. Os clientes querem qualidade. Esteja atento à qualidade dos serviços e à atualização dos produtos e das técnicas que utiliza no salão. O salão deve estar sempre atualizado quanto às novas técnicas e tendências, deve, portanto, promover e incentivar o treinamento de sua equipe. Inove sempre, esteja sempre informado sobre as tendências do mercado, participe de cursos, feiras e eventos. Só assim você vai estar sempre atualizado e trazer o que tem de novidade para seu estabelecimento de beleza e, assim, atender seu público. Adequação a normas Seguir as normas técnicas e sanitárias traz segurança tanto para os clientes quanto para os profissionais, além de evitar desperdícios e custos desnecessários. Inclua as informações relevantes das normas no Manual de rotinas e procedimentos de seu salões de beleza. A contratação de profissionais também deve se adequar às leis vigentes. Já ouviu falar da Lei do Salão-Parceiro? Conheça mais sobre ela, que busca regularizar a contratação de profissionais autônomos nos salões de beleza. Marca e reputação A marca de um negócio é a sua identidade. Investir em uma boa reputação, em uma boa imagem é essencial para criar uma percepção positiva de valor. Isso ajuda a cativar os clientes e a trazer novos clientes. Saiba como evitar 4 erros fatais para o seu negócio de beleza Espaço e conveniência O design dos espaços deve proporcionar conveniência e conforto aos clientes; tudo deve ser pensado para tornar a experiência do cliente no salão mais agradável. Um bom design deve ser pensado nos clientes e nos profissionais, isso aumenta a agilidade dos processos. Hoje em dia a acessibilidade é um fator importante para muitos clientes e deve ser observada. Montagem de equipe e fidelização A gestão de pessoas é um dos grandes desafios dos gestores de salão de beleza. Os melhores produtos e serviços só têm sua plena função quando trabalhados por profissionais especializados e competentes. Os funcionários e colaboradores são os maiores bens de uma empresa. Na montagem das equipes, o processo de contratação é muito importante, sendo necessário se conhecer as habilidades e competências de profissionais como manicures, cabelereiros, depiladoras e barbeiros. As competências necessárias para uma manicure Os conhecimentos e competências de um cabeleireiro Dez dicas para ser um cabeleireiro de sucesso As competências de um barbeiro Gestão de pessoas: o desafio da liderança nos salões de beleza Profissionais motivados são a chave para o sucesso de salões de beleza Controle financeiro e de estoque A saúde de um negócio depende de rigoroso controle financeiro e de estoque. As contas da empresa precisam estar em dia, tanto para investir, comprar insumos ou mesmo suprir emergências. Checklist para você aplicar o controle financeiro no seu negócio Diversificação Diversificar produtos e serviços – sem sair do foco do negócio – ajuda a cativar e fidelizar os clientes, aumentando a lucratividade e o faturamento mensal. Diversificar para crescer e ampliar os negócios de beleza Promoção e segmentação Planejar e executar estratégias de divulgação em nichos, além de direcionar o negócio para um setor específico do mercado, pode aumentar a competitividade e o valor dos serviços. Como aumentar o faturamento de salões de beleza com promoções Acesse a ferramenta A ferramenta consiste em um questionário com dez perguntas de múltipla escolha elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada tipo de resposta, a ferramenta estrutura sugestões e planos de ação Após responder ao questionário, você receberá, em até cinco dias, um relatório por e-mail com as seguintes informações: Nível de competitividade mercadológica. Análise sobre vantagens e desvantagens competitivas. Ferramentas para melhorar o desempenho e aumentar os resultados. Gráfico com a performance em cada fator e a comparação com os demais empresários que utilizam a ferramenta. Responda agora ao questionário e receba suas orientações personalizadas
Thu Oct 17 16:05:14 BRT 2024
10 fatores-chave de sucesso para melhorar o seu bar ou restaurante.
Pensando em ajudar empresários de bares e restaurantes a conduzirem melhor seus empreendimentos, o Sebrae criou uma ferramenta que aponta os fatores-chave característicos para o sucesso desse tipo de empreendimento. O objetivo é mostrar aos empresários, os pontos que devem ser aperfeiçoados para que se tenha êxito nesse segmento. Entenda abaixo quais são eles. Invista na capacitação dos seus colaboradores e aposte em profissionais que buscam atender às necessidades dos clientes. Entenda por que atendimento de qualidade é importante Evite perdas para fazer boas negociações com fornecedores. Parcerias entre fornecedores e empreendedores É importante para o sucesso do negócio, ter uma boa estrutura, um ambiente bem planejado para a circulação de funcionários e conforto para os clientes. Como abrir seu negócio: bares e restaurantes Os alimentos sem conservantes, ou nenhum tipo de substância química, são cada vez mais procurados na hora de escolher onde comer. Segmento de alimentação saudável apresenta oportunidades de negócio O uso de descontos especiais ou promoções são um grande atrativos para fidelizar clientes. Saiba como elaborar um plano de fidelização para sua empresa Saber calcular corretamente os preços é essencial para a saúde financeira dos negócios. Como estabelecer uma política de preços É importante trabalhar com o conceito de gourmetização e sensorialidade dos pratos, além de comunicar isso como um diferencial que justifica o preço cobrado. Cardápio pode funcionar como atrativo em bares e restaurantes Invista na boa reputação da marca e do restaurante, transmitindo os serviços de qualidade que são prestados no local. Design em bares e restaurantes: cative o seu cliente É importante cumprir as exigências de normas técnicas para segurança, e transmitir bem esse cuidado para os clientes. A redução de desperdícios de recursos e contaminações do meio ambiente deve ser preocupação do empreendedor.
Thu Oct 17 15:40:51 BRT 2024
Confira algumas dicas para aproveitar a Black Friday
A Black Friday é um dos principais eventos de vendas, sendo muito aguardado por consumidores e lojistas. É uma oportunidade de o empreendedor aumentar o seu alcance e vendas. Por isso, o Sebrae-RS elaborou a pesquisa Black Friday: oportunidades identificadas nas redes sociais. Confira os principais resultados! A Black Friday começou nos Estados Unidos com o objetivo de oferecer grandes descontos e atrair os consumidores para as lojas físicas e on-line. De acordo com a Black Friday Global, o crescimento médio global de vendas no período é 663% maior que a média dos outros dias do ano. No Brasil, essa média chega a 819%, com média de gastos de R$311. As lojas físicas acabam despertando menos interesse dos consumidores durante a Black Friday. Quase metade dos consumidores dizem buscar promoções exclusivamente on-line. E, para realizar compras, os dispositivos móveis são os mais utilizados. Também é por meio dos smartphones que os usuários acessam com mais frequência as redes sociais, principal forma de divulgação de muitas lojas. Quando falamos em publicações nas redes sociais, os posts mais comuns são sobre experiências de compras nos anos anteriores. Os usuários também fazem muitos comentários sobre desejos de compra e esperança de encontrar melhores preços na próxima edição. O comentário negativo mais recorrente, de acordo com a pesquisa do Sebrae-RS, é sobre os descontos enganosos. Muitas lojas aumentam os preços na véspera da Black Friday para diminuí-lo no dia do evento. Por esse motivo, o termo “Black Fraude” se tornou comum nesse período. Dicas para o seu negócio A pesquisa trouxe alguns insights que podem fazer diferença para o seu negócio. Confira! Faça ações promocionais com apelo à espera dos clientes pela data. Essa é uma maneira de agregar valor ao produto. Muitas pessoas esperam a chegada da Black Friday para comprar produtos cujo preço acompanharam ao longo do ano. Invista na transparência dos preços praticados ao longo do ano e no dia do evento. Demonstre que você está de fato fazendo promoções significativas e que o seu cliente fará um bom negócio. Cuide da segurança do seu site. Facilite o contato dos consumidores com seu negócio e mostre que sua loja está ativa na web. Fortaleça sua presença nas redes sociais, afinal é onde a maioria dos consumidores está presente. Utilize essas informações e dicas para fazer um bom planejamento das suas campanhas de marketing digital para a Black Friday. Esse é um evento que pode alavancar suas vendas, além de aumentar o seu alcance e engajamento nas redes sociais. Não perca tempo e aproveite a oportunidade! Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-RS: Black Friday: dicas e oportunidades Para saber mais, confira os conteúdos a seguir: Aproveite a Black Friday para vender mais o ano inteiro Como evitar fraudes na sua loja durante a Black Friday?
Tue Oct 15 13:45:47 BRT 2024
Hora de preparar combos especiais para a Black Friday 2024
Fique de olho nas datas especiais que vêm por aí e prepare-se, especialmente, para um dos eventos de maior movimento do varejo: a Black Friday de 2024, que este ano acontece no dia 29 de novembro. Essa grande oportunidade anual de alavancar as vendas também é um aquecimento para as comemorações de Natal, Ano Novo e com as tradicionais confraternizações corporativas de fim de ano. Sabe o que isso significa? Hora de muitos petiscos, comes e bebes, portanto, é o momento de preparar um cardápio especial para atender à demanda dos consumidores. E uma das grandes pedidas para essa época de Black Friday é a oferta de combos práticos e criativos. Os combos são combinações de produtos cuja venda é uma boa oportunidade tanto para o cliente (menor custo) como para o estabelecimento (mais vendas e mais lucro). Entre as vantagens de oferecer combos em datas especiais, podemos destacar: o aumento do valor do ticket médio, a captação de novos clientes, maior visibilidade do seu negócio, a satisfação dos clientes, associação de produtos que têm pouca saída e a fácil montagem dos produtos. É claro que o segredo para a venda dos combos está no marketing, pois o cliente precisa “comprar” a ideia de vantagem: em vez de um produto do cardápio, o combo oferta vários produtos com um preço atrativo, então, é essencial pensar em uma campanha promocional. Sugestão de combos É importante lembrar que os combos são um diferencial que têm como objetivo trazer uma vantagem para o cliente, então, eles precisam ser realmente atrativos, criativos e especiais, e qualquer empresa do setor de alimentos e bebidas pode montar um ou mais combos para oferecer aos seus clientes. Geralmente, os combos promovem uma economia final nos custos para o consumidor entre 7% e 15%. Veja a seguir algumas ideias para montar um combo no seu negócio. Clássico: lanche + bebida + acompanhamento (ex. batata frita/sobremesa); Comida + bebida + sobremesa; Combos de datas comemorativas (Black Friday); Combos temáticos criativos; Combos com edição limitada; Combos para a família (para atender a partir de três pessoas); Combos com combinações exclusivas do seu cardápio (que dependem do produto com o qual você trabalha); Combo da semana; Combo pague 1 leve 2. E muitos outros que a sua imaginação inventar… não há limite para a criatividade na hora de pensar o seu cardápio. Aproveite a Black Friday, começando com um esquenta, e crie combos para lucrar durante todo o mês de novembro. Aproveite para fazer pesquisas sobre os combos com os seus clientes, fique atento aos feedbacks e colha sugestões para criar outros ao gosto do seu público. Alguns cuidados Siga algumas dicas que preparamos para você arrasar nos pedidos e lucrar com os combos. Avalie os hábitos dos seus clientes; Pense em combos promocionais com produtos que não estejam em alta no mercado; Faça a ficha técnica para uma boa precificação; Combine produtos que têm boa procura com os que têm menos aceitação; Faça boas fotos dos combos para a divulgação; Crie um cardápio exclusivo; Prepare seu delivery; Mensure os mais pedidos para aproveitar na divulgação; Pense em algum brinde (já incluso no preço de venda) ou sorteio; Que tal pensar em um cardápio digital? Inovação é com o Sebrae. Solicite um agente local de inovação na sua empresa e fique por dentro das últimas novidades. Nosso número é o 0800 570 0800.
Tue Oct 15 13:35:29 BRT 2024
Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso
A Black Friday é um evento anual aguardado com ansiedade por consumidores e lojistas. É a maior temporada de vendas do ano. A data vai se aproximando e a expectativa de promoções imperdíveis aumenta, uma oportunidade de ouro para você, empreendedor e empreendedora, aumentar as suas vendas. Se você deseja aproveitar ao máximo essa data e descobrir como vender mais na Black Friday em 2024, leia esse artigo até o final e aprenda estratégias poderosas que irão ajudá-lo a se destacar e aumentar suas vendas.
Tue Oct 15 11:48:31 BRT 2024
Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.