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Fri Feb 03 19:24:49 BRT 2023
Inovação | REDE SOCIAL
Evite erros comuns na gestão das suas redes sociais

Compreenda a importância do planejamento e do relacionamento nas redes sociais para ter ótimos resultados.

· Atualizado em 03/02/2023
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Quando falamos em gestão das redes sociais, muitos empreendedores acreditam que basta fazer stories ou colocar as fotos dos produtos e serviços em uma plataforma. Mas, não é tão simples quanto parece. É preciso estratégia, planejamento e monitoramento das suas ações e resultados. 

Um planejamento de marketing digital específico para suas redes sociais faz toda a diferença. Isso porque, com o planejamento, você consegue definir e visualizar os objetivos, público-alvo, personas, linguagem e temática do conteúdo. 

Para se posicionar e fortalecer sua presença on-line nas redes sociais, é preciso ter organização. Começando pelo seu perfil, todas as informações sobre o seu negócio devem estar claras e visíveis. Localização, telefones, site, produtos ou serviços oferecidos, enfim, o que o seu potencial cliente deve ver assim que entrar no seu perfil para iniciar um relacionamento. 

Foco no relacionamento

Isso mesmo, estamos falando de conexão. Não veja suas redes sociais, apenas, como vitrines ou catálogos. Trata-se de um ambiente de interação e relacionamento. Responda a todos os comentários, mensagens e estimule a participação dos usuários, com recursos como as caixinhas de perguntas ou enquetes. 

As pessoas estão nas redes sociais para terem entretenimento, diversão, conversa e informação. Por isso, sua estratégia deve ter como foco o conteúdo das suas publicações. Ele deve ser relevante e de qualidade. 

Poste conteúdos diferenciados e interativos, como dicas e temáticas que agregam valor ao seu produto e para a vida dos seus potenciais clientes. Pense na humanização da sua marca. Isso é possível por meio da proximidade. Ou seja, faça vídeos mostrando os bastidores e o trabalho realizado na sua empresa. Essa é uma forma de mostrar que existem pessoas por trás dos perfis comerciais. 

Crie incentivos

Pequenas ações, como sorteios e materiais grátis, devem ser incluídas no seu planejamento de marketing digital. Outras alternativas são as promoções e os descontos. São meios de conquistar e fidelizar o seu público. 

Pense na comunicação nas redes sociais como um investimento e não como um gasto a mais. Muitas vezes, os próprios empreendedores cuidam das redes sociais, pensando que é algo simples e que irão economizar recursos. Mas, nem sempre isso ocorre. 

Estar nas redes sociais exige dedicação, planejamento e estratégia. É preciso publicar com frequência. E, para isso, é necessário produzir conteúdo de qualidade. 

Se você, empreendedor, já tem que lidar com tantas tarefas como funcionários, contas, estoque, atendimento, como vai ter tempo de gerir as redes sociais de forma eficiente? Uma opção é indicar um colaborador específico para a função ou contratar profissionais de marketing digital nas redes sociais. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: A gestão de redes sociais e a importância de um bom posicionamento!

Para saber mais, veja os cursos a seguir:

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