this is an h1

this is an h2

Wed Mar 22 20:01:10 BRT 2023
Organização | SUSTENTABILIDADE
Globalização e meio ambiente: uma reconciliação necessária

O meio ambiente vem sofrendo com a globalização e a industrialização, e é preciso que o progresso mundial ocorra sem ferir a natureza.

· Atualizado em 22/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Estamos vivendo uma situação em que medidas urgentes se fazem necessárias quando pensamos nas questões ambientais. A evolução econômica e industrial, gera o desequilíbrio ecológico com efeitos bastante drásticos, como a poluição dos oceanos, as alterações climáticas em todo o planeta, a diminuição das florestas tropicais, a extinção de várias espécies e a diminuição da biodiversidade. Mas, há caminhos possíveis se desenvolvimento e sustentabilidade andarem juntos.

O tempo e o espaço adquirem, também, significados próprios de uma articulação nova e específica entre produção, capital e proteção ambiental, dentro desse contexto de mudança acelerada.

A crise ecológica colocou novos problemas no que diz respeito à territorialidade, pois vazamentos radioativos e de óleo no mar, emissão de poluentes pelas indústrias ou a derrubada de grandes extensões de matas e florestas provocam consequências em áreas que não as diretamente afetadas e geram, portanto, questões internacionais.

O que vemos é que o crescimento da economia, impulsionado pela globalização, exige o fortalecimento de políticas públicas a fim de garantir o desenvolvimento sustentável - atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras.

As relações internacionais relativas ao meio ambiente e as dificuldades em encontrar soluções em conjunto, indicam que o enfrentamento da questão ambiental, por ser de escala mundial, deve se dar por meio da formação de uma rede internacional de apoio mútuo, capaz de promover regras que inibam a exaustão de recursos naturais. E também, com o desenvolvimento de atitudes e de valores voltados a um modo de produção responsável, com a proteção dos recursos naturais e a construção de fontes sustentáveis e de longo prazo.

Podemos dizer que tanto o mercado nacional quanto o mercado internacional reconhecem e valorizam as organizações ecologicamente corretas. Até porque existe um movimento crescente de consumidores interessados em marcas responsáveis ambientalmente e, quem não olhar para isso, terá grandes dificuldades de se manter no mercado.

 Neste sentido, empresas de todos os segmentos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho socioambiental correto, controlando os impactos de suas atividades, de seus produtos e serviços. E esta não deve ser uma preocupação somente das grandes corporações. Pequenas empresas também devem buscar caminhos que contribuam para a sustentabilidade. É uma atitude responsável e necessária para quem deseja permanecer e crescer.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?