Saiba como aproveitar a onda de transmissões ao vivo a favor do seu negócio.

Fortalecer a presença digital de sua empresa é imprescindível para reduzir os efeitos da crise provocada pela Covid-19. As lives invadiram a internet, por isso é preciso saber usá-las a favor do seu negócio, aumentando suas vendas e aproximando seus produtos e serviços do público.
Mas qual é a melhor forma de realizar essas transmissões ao vivo nas redes sociais para beneficiar a sua empresa? Veja algumas dicas para fazer uma boa live no Instagram, aproveitando todo o potencial desse tipo de comunicação para os seus negócios.
Por que fazer uma live no Instagram?
Porque a plataforma possui mais de 99 milhões de usuários brasileiros, o que significa um espaço estratégico para os negócios. De acordo com dados do Instagram, 86% dos usuários seguem pelo menos um perfil de empresa; um terço dos Stories mais assistidos são de perfis empresariais; e 60% dos usuários responderam que descobrem novos produtos por meio da rede social.
O que é preciso para fazer uma live no Instagram?
Para fazer uma transmissão ao vivo no Instagram, são necessários apenas um celular e conexão estável de internet. Para iniciá-la, entre na tela de gravação de histórias e, na barra inferior, escolha a opção "Ao vivo". Em seguida, é só clicar em "Iniciar vídeo ao vivo".
Faça um roteiro do conteúdo da live
Planeje o que você pretende falar na transmissão ao vivo, dando preferência aos assuntos mais importantes que sua empresa precisa abordar. Faça um roteiro de cada tema, seguindo a ordem de importância, e pratique um pouco antes para se sentir mais seguro.
Interaja com o público
A transmissão ao vivo no Instagram permite a interação com os usuários, então aproveite para se aproximar do seu público, responder às perguntas e tirar as dúvidas dos participantes.
Divulgue a live antes
Mesmo que o Instagram envie notificação para os seguidores avisando que sua empresa está ao vivo, é importante divulgar previamente a live, para que as pessoas possam se programar para assistir. Publique conteúdos na linha do tempo e nos Stories avisando o dia e o horário da transmissão.
Fique atento à qualidade técnica
Garantir a qualidade da transmissão é fundamental para o sucesso da sua live. Cuide da imagem do que será transmitido, escolhendo um bom cenário, com iluminação adequada, e procure um lugar silencioso, principalmente se você for usar apenas o microfone do celular. Além disso, fale com clareza para que todos possam entender bem e não se esqueça do mais importante: tenha uma boa conexão com a internet.
Como encerrar a live?
Atualmente, o Instagram permite que as transmissões ao vivo durem até quatro horas, então planeje com antecedência para conseguir abordar todos os pontos importantes. Para encerrar, despeça-se com naturalidade e clique em "Encerrar transmissão". Antes de sair do quadro ou falar outras coisas, veja se a transmissão foi realmente encerrada. Ao final, você pode optar por deixar o vídeo disponível ou não na plataforma.
Saiba mais
Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo da live "Impactos do coronavírus: marketing digital como ferramenta de venda'', com Thaís Félix, especialista em Facebook e Instagram.
Leia também os textos a seguir:
Marketing digital impulsiona as vendas de pequenas e médias empresas
Marketing digital: ferramentas que você precisa conhecer
E aproveite os cursos do SEBRAE:
Foi um prazer te ajudar :)