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Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
Meios de comunicação adequados ao seu negócio

Se o assunto é divulgar os produtos e serviços do seu negócio, entender as diferentes características dos meios de comunicação é essencial.

· 14/02/2023 · Atualizado em 16/03/2023
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“Propaganda é a alma do negócio”! Com certeza, você já ouviu essa expressão! Certamente, a propaganda é uma forma de comunicação que divulga ideias e coloca em evidência a qualidade de um produto, serviço ou marca para um determinado público, buscando influenciar o comportamento e a decisão do potencial consumidor. Por isso, é muito importante analisar e selecionar os meios de comunicação adequados para atingir os seus consumidores.

Neste artigo, inspirado no post do Sebrae Santa Catarina, você conhecerá as principais características de alguns meios de comunicação para selecionar a melhor forma de divulgação de seu negócio.

Os meios de comunicação são instrumentos que possibilitam a transmissão e troca de informações entre as pessoas. O avanço da tecnologia provocou um aumento considerável nos meios de comunicação e, consequentemente, o público se espalhou entre eles. Cada meio de comunicação usa uma linguagem e faz contato com o consumidor de forma distinta. Por isso, cada negócio deve identificar onde seu público-alvo está mais concentrado.

Todo empreendedor que deseja vender um produto precisa adequá-lo ao mercado. Ou seja, precisa informar para o consumidor quais são as características do produto, onde encontrá-lo e convencer as pessoas a procurar por ele. É possível promover seu produto de muitas formas, e a escolha do meio de comunicação dependerá muito do público que você deseja atingir.

Acompanhe a seguir as principais características de alguns meios de comunicação: jornal, televisão, rádio, mala direta, revista, outdoor, serviço de som, panfletos ou folhetos e a internet.

Jornal:

O jornal é um meio de comunicação que permite ter uma boa cobertura em uma determinada região geográfica e apresenta um custo mediano. Esse meio de comunicação permite criar um anúncio mais detalhado e explora características do produto e informações precisas. Assim, o jornal informa o público, estabelecendo uma comunicação eficiente. Uma característica não tão vantajosa dessa mídia é que o jornal possui uma duração curta, em geral de um dia.

Televisão:

A televisão é reconhecidamente um dos meios mais procurados para divulgação. Ela desperta grande atenção do público e alcança um número de pessoas bastante abrangente. A TV une o som e a imagem e, assim, ganha grande vantagem sobre outros meios de comunicação. No entanto, além de possuir um custo extremamente alto, a divulgação por meio da televisão não permite selecionar um segmento muito específico de público.

Rádio:

O rádio é uma excelente forma de divulgação, pois quem ouve não precisa parar o que está fazendo para escutar o anúncio. Ele é indicado para a comunicação com um grande número de pessoas. Criatividade e um bom texto são essenciais para ter uma divulgação eficiente. Esse meio de comunicação possui um custo mais baixo que a TV. No entanto, tem a limitação de não apresentar imagens, apenas som - o que prende um pouco menos a atenção do público.

Mala direta:

A mala direta ou correspondência permite atingir um público específico e desejado, sem concorrência de outros anúncios. Hoje em dia, a correspondência ainda é muito utilizada, pois além de existir em locais onde os outros meios de comunicação não são tão acessíveis, ela dá uma maior personalidade à propaganda. As desvantagens desse meio de comunicação são seu custo relativamente alto em comparação com a durabilidade do material produzido e o descarte da imagem da marca após leitura.

Revista:

A revista, em relação ao jornal, tem melhor qualidade visual, com maior credibilidade e mais durabilidade dos anúncios, que é superior a um dia. Sua periodicidade pode ser semanal, quinzenal ou mensal, atingindo um público mais específico. A revista, porém, tem um custo alto se pensarmos que atinge um grupo restrito de leitores, apesar de ser segmentada.

Outdoor:

O outdoor é um dos mais impactantes entre os meios de comunicação assistentes. Ele é importante porque integra facilmente a mensagem com seu público-alvo. O anúncio em outdoor proporciona muitas vantagens no mercado, pois é bastante flexível, principalmente para as regiões urbanas com maior concentração de consumo de produtos de massa. Os outdoors possuem um custo razoável para as micro e pequenas empresas. Porém, um alcance limitado, ou seja, apenas aquelas pessoas que transitam próximas aos outdoors podem receber a mensagem.

Serviço de som:

O serviço de som é um meio de comunicação em massa certeiro para divulgação local, pois sempre haverá clientes prontos para ouvir a mensagem executada. Motos, carros e caminhões de som, apesar de estarem em desuso, proporcionam uma excelente divulgação da mensagem da empresa e possuem um custo reduzido.

Distribuição de panfletos ou folhetos:

A distribuição de panfletos ou folhetos também é muito importante. O custo para a sua comercialização é baixo em relação ao alcance de grande número de pessoas em pouco tempo. Também tem sido, há muito tempo, uma ferramenta importante de propaganda, e são utilizados como meio de comunicação de massa. Entre as desvantagens, os panfletos e folhetos têm os mesmos problemas da mala direta, ou seja, podem ser considerados como propaganda descartável.

Internet:

A internet, hoje, é um dos meios de comunicação mais utilizados e de grande alcance entre pessoas de várias faixas etárias. É de fácil acesso, gera resultados rápidos, praticamente instantâneos, e permite uma grande interação, tanto no relacionamento pessoal como no empresarial. Se bem utilizada, pode atingir diretamente o público desejado. Sem dúvida, é uma ferramenta estratégica de marketing e de custo acessível às micro e pequenas empresas.

Dica: Quer dar credibilidade para seu negócio virtual? A presença do seu empreendimento na internet demonstra, entre outras coisas, uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Não importa o tamanho do seu negócio, o essencial é utilizar a internet e todas as ferramentas que ela oferece de forma criativa e inovadora - dentro das suas possibilidades.

Estes são os principais meios de comunicação utilizados pela sociedade, suas vantagens e desvantagens. Analise as informações da melhor forma possível para divulgar seu negócio!

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