this is an h1

this is an h2

Tue Feb 07 20:16:19 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
O Capital de giro é uma reserva valiosa para o MEI

O capital de giro pode assegurar o fundo de caixa, o estoque da sua loja, e a compra de estoque

· Atualizado em 07/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para quem está começando, o capital de giro é fundamental, afinal, é ele que vai poder dar para dar fôlego para a empresa funcionar por um tempo até que ela possa chegar ao seu ponto de equilíbrio, ou seja, até equilibrar gastos e vendas. O capital de giro é tão importante para uma empresa quanto o combustível é para um veículo. Porém, se você perguntar para um empreendedor se ele tem capital de giro, geralmente a resposta será negativa, mas esse recurso é mais presente no cotidiano da empresa do que ele imagina.

Para a máquina não parar de engrenar

A finalidade do capital de giro é manter o negócio funcionando. Ele é importante para assegurar o fundo de caixa, o estoque da sua loja, a possível compra de estoque para uma data especial, segurar as pontas do dinheiro que vem das vendas a prazo dos clientes (quando vende a prazo, na verdade, você está "emprestando" dinheiro para o seu cliente), pagamento de custos fixos, como impostos e despesas operacionais. Se não tem estoque, não tem produto, não tem venda, tudo para e o negócio morre.

Linha de crédito para capital de giro

Você que é microempreendedor individual (MEI) e tem uma conta corrente empresarial na Caixa Econômica Federal, já pode solicitar o Pronampe - linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte para auxiliar no desenvolvimento e fortalecimento do seu negócio. Com condições especiais de prazo, taxas de juros supercompetitiva e limite de contratação com base no faturamento da empresa, é ideal para quem deseja usar bem esse recurso e fortalecer o capital de giro do seu negócio.

Existem outras linhas de crédito para capital de giro que também merecem destaque (clique nos links para conferir):

Gerenciando as finanças e o crédito

Quando se trata de gerenciar uma empresa e, principalmente, quando se contrata um financiamento, organização e planejamento são fundamentais para manter tudo em ordem. Por isso, o Sebrae preparou para você dois importantes cursos que vão ajudar você nessa jornada. Para se inscrever, basta clicar nos links a seguir.

  • Microcrédito consciente: feito especialmente para você entender a importância do planejamento e da gestão antes de solicitar crédito para sua pequena empresa. Saiba quais são os critérios das instituições financeiras e os requisitos para ter acesso ao microcrédito, compare taxas de juros, aprenda a calcular o capital de giro e entenda mais sobre custos e fluxo de caixa. Conheça também as causas da inadimplência e muitas dicas para usar o crédito de forma consciente.
  • Como gerenciar as finanças da sua empresa: o curso oferece capacitação para você aprender a importância de gerenciar as finanças da sua empresa para alcançar melhores resultados.

Acompanhe os outros artigos da série MEI Finanças que o Sebrae preparou para você. Se precisar da nossa ajuda, contate-nos pelo 0800 570 0800.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?