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Fri Oct 07 22:37:15 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
O que é inbound marketing

Veja como o inbound marketing pode trazer estratégias assertivas e mais baratas para o marketing digital do seu negócio.

· Atualizado em 07/10/2022
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O inbound marketing ou marketing de atração é um conjunto de estratégias focado em atrair, converter e encantar clientes. Ele utiliza ferramentas de marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais para atrair clientes por meio de canais on-line. 

Ao contrário do marketing tradicional, também chamado de outbound marketing, o inbound marketing é uma estratégia na qual os clientes vêm até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem. Ou seja, não é a empresa que vai atrás do cliente. Outras diferenças são: os custos mais altos do outbound marketing, a comunicação de via única e passiva, não há relacionamento com o cliente nem engajamento, entre outras. 

O inbound marketing é direcionado porque segmenta o público e faz mensuração das ações. Além disso, é uma comunicação de mão dupla, com engajamento e relacionamento com o cliente. Os resultados são de longo prazo, mas os custos são menores que o marketing tradicional. 

O inbound marketing surgiu nos Estados Unidos, em 2006, com Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da HubSpot, empresa de automação de marketing e vendas. Em 2009, o termo se popularizou com o livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs.

Benefícios do inbound marketing

Além de possibilitar um alcance e uma visibilidade maior, o inbound marketing permite: 

Encontrar o público certo

Uma das técnicas do inbound marketing é definir a persona para produzir conteúdo de qualidade e direcionado. Assim, a estratégia é mais assertiva e chega ao potencial cliente na fase em que ele está no funil de compras. Lembre-se de que a qualidade na produção de conteúdo é mais importante que a quantidade. Conhecendo a persona é possível produzir um conteúdo relevante e personalizado. 

Aproximação com os clientes

Cada publicação é uma oportunidade de conquistar e aproximar-se do seu cliente. Assim, as pessoas chegam até o seu negócio por meio de conteúdo relevante sobre o seu produto ou serviço. Isso sem falar que conhecendo o perfil do seu potencial cliente e a etapa da jornada em que ele está, você consegue falar diretamente com ele, construindo um relacionamento.

Maior poder de persuasão

O inbound marketing está baseado em informações relevantes e com credibilidade. Como é um processo de longo prazo, você vai construindo a relação com o seu cliente, tendo um maior poder de persuasão. O consumidor recebe exatamente o conteúdo que precisa em cada momento, o que faz com que ele vá se convencendo e continue pesquisando até a tomada de decisão.

Ciclo de vendas mais curto

O ciclo de vendas começa no contato inicial do cliente até o fechamento da venda. O inbound marketing trabalha na diminuição do tempo deste ciclo porque ele direciona o potencial cliente para a próxima fase do funil de vendas rapidamente.

Diminuição de custos

Essa aceleração do potencial cliente pelo funil de vendas faz com que os custos também sejam menores. Com menos tempo, também se gasta menos. E como você conhece o seu cliente, suas ações são mais assertivas e não se perdem pelo caminho.

Mensuração de resultados em tempo real

A mensuração frequente faz parte do inbound marketing. Com ferramentas on-line, é possível verificar métricas, relatórios e redirecionar estratégias ao longo do processo. 

Ticket médio maior

Como o inbound marketing qualifica os leads qualificados, eles passam por um processo de educação e sentem-se confiantes para fechar a compra. Isso significa um ticket médio maior com relação aos leads que não passam por esse processo de educação. 

O inbound marketing pode ser uma boa estratégia para o seu negócio. Com essas informações, é possível verificar se ele se encaixa nos seus objetivos. Se sim, não perca tempo, estude e coloque em prática essas técnicas, que podem fazer a diferença nos seus resultados.

Para saber mais, veja o conteúdo a seguir:

E-book Inboud Marketing

Introdução ao Inbound Marketing para empreendedores


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