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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
O que é paid media

Aprenda boas-práticas de paid media para a sua estratégia de marketing digital.

· 15/12/2022 · Atualizado em 23/12/2022
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Paid media ou mídia paga diz respeito às campanhas promocionais e de divulgação realizadas por meio de pagamento. No ambiente off-line, os outdoors são exemplos de paid media. Já no on-line, os links patrocinados, banners e anúncios nas redes sociais também são formas de mídia paga. 

Paid media é diferente de owned media (mídia própria) e de earned media (mídia ganha). Owned media são os canais próprios, como site e blog. Earned media são os canais que geram tráfego orgânico para sua loja on-line ou site, quando um influenciador ou consumidores indicam a sua marca nas redes sociais ou outras plataformas, por exemplo.

A paid media pode ser utilizada de acordo com o seu objetivo. Suas vantagens são: 

Gera tráfego: com paid media você amplia o seu alcance e tem resultados mais rápidos. Se o seu objetivo é gerar visitantes para o seu site, que você acabou de lançar, por exemplo, o paid media é uma excelente estratégia. 

Reforço no branding: a mídia paga serve como uma plataforma de posicionamento no mercado e é uma forma de reforçar o branding. Isso porque ela aumenta a visibilidade e o alcance da marca. 

Investimento é flexível: você define o valor do seu orçamento na mídia paga. Pequenas empresas, com poucos recursos, conseguem investir em paid media on-line sem dificuldades. Ao contrário da mídia tradicional, que exigiria valores altos para as empresas anunciarem na televisão, por exemplo. 

Possibilita a segmentação de público: você consegue segmentar suas campanhas em mídia paga. Se você deseja anunciar para mulheres em determinada faixa etária ou de uma localidade específica, as plataformas possibilitam essa segmentação. O que torna o anúncio mais assertivo. 

No marketing digital, a paid media pode ser realizada de diferentes formas, como:

  •  Social ads 

É o formato de mídia paga para redes sociais. Com ele, você pode optar por pagar sua campanha de acordo com os cliques, duração ou a quantidade de pessoas impactadas. O Facebook Ads é um exemplo de plataforma de mídia paga para redes sociais. 

  • Search ads 

Os anúncios, nesse caso, são apresentados ao internauta de acordo com a busca feita no Google. As palavras-chave são fundamentais nesse tipo de campanha. Além da página de busca, o Google Ads mostra os anúncios na sua rede display. 

  •  Remarketing 

Quando você apresenta anúncios para pessoas que tiveram contato com sua loja on-line, mas não efetivaram a compra, por exemplo, você faz remarketing. O objetivo é dialogar com o cliente, continuar a relação para que ele retome a compra ou volte ao seu site. As plataformas de anúncios possuem ferramentas próprias para definir campanhas no formato de remarketing.

O Pixel do Facebook é um exemplo de remarketing. Ele registra quando uma pessoa acessa o seu site ou loja virtual, ou seja, quando é impactada de alguma forma pela mídia paga. 

É possível utilizar a paid media junto com owned media ou earned media. Uma estratégia não exclui a outra. O importante é a definição do seu objetivo. Cada uma poderá ser utilizada no momento apropriado para que você alcance resultados mais eficientes. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Tráfego patrocinado pode turbinar suas vendas

Trafego pago: guia de marketing digital


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