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Wed Aug 02 13:20:47 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
O que o varejista precisa saber sobre Inteligência Artificial

Entenda quais são as vantagens da Inteligência Artificial no e-commerce para o varejo em 2023

· Atualizado em 02/08/2023
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Uma das grandes tendências tecnológicas para o e-commerce em 2023 é o uso da Inteligência Artificial (IA), um recurso que ganhou ainda mais força durante a pandemia e que continua em evidência nas lojas virtuais. Uma das grandes vantagens (veja outras no infográfico) é que, com a IA, é possível, por exemplo, personalizar o direcionamento de anúncios publicitários e marketing, graças aos dados que são coletados, melhorando o retorno do investimento que a empresa faz em suas campanhas.

A inteligência artificial simula a inteligência humana em máquinas, capacitando-as a aprender, raciocinar, reconhecer padrões, analisar possibilidades e apresentar soluções. O recurso funciona a partir de algoritmos criados para seguir regras, realizar tarefas e resolver problemas sozinhos. Resumindo: a IA lê dados, compreende e repassa para o consumidor final e para o lojista.

É possível implantar a IA no seu e-commerce com diferentes recursos, entre os principais estão:

  • atendimento por robôs (chatbots): ferramenta utilizada para atendimento ao cliente, agilizando os serviços;
  • automação de armazéns: com o uso de algoritmos que automatizam processos, permite rapidez e eficiência nos prazos de entrega, além de um custo menor com transporte;
  • busca inteligente: precisa ser simples, dinâmica e intuitiva, apresentando os resultados mais relevantes no campo de busca;
  • sistemas de recomendação: com base na análise de comportamento do consumidor e de dados cadastrados, o sistema ajuda o consumidor a encontrar o produto que está buscando;
  • mecanismo antiabandono de carrinho: analisando os dados do cliente, a IA envia e-mails automáticos que lembram o cliente de finalizar a compra;
  • precificação dinâmica: pode ajudar nas vendas em datas especiais, como Natal, Black Friday, pois esse recurso consegue compreender uma grande quantidade de dados e definir o preço ideal de cada mercadoria, determinando a melhor faixa de valores.

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