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Wed Apr 05 02:23:54 BRT 2023
Planejamento | FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO
Os 5 passos para realizar uma pesquisa de mercado no varejo

A cada produto que o empresário pensa em lançar no varejo, é necessário realizar uma pesquisa de mercado. Assim, pode-se verificar prós e contras da mercadoria.

· Atualizado em 05/04/2023
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Para te ajudar a realizar uma pesquisa de mercado no varejo, selecionamos a visão do especialista Daniel Niggli, do canal Luz, Câmera, Empreenda! 

A princípio, é importante saber que o resultado da pesquisa de mercado no varejo não é uma verdade absoluta. Aliás, também não serve para validar o seu produto ou serviço. Contudo, ela te fornecerá informações importantes sobre o seu nicho. Assim, será possível definir os próximos passos da sua empresa com mais assertividade. 

Agora, mostraremos quais são os cinco passos que qualquer pesquisa de mercado precisa seguir. O primeiro passo é definir o objetivo da sua pesquisa. Para isso, é fundamental responder tais perguntas: Qual é a motivação da pesquisa? É uma pesquisa mais exploratória em que você tenta entender o comportamento do consumidor, ou alguma oportunidade de negócio, ou é uma pesquisa mais direta sobre, por exemplo, a intenção de voto? Você quer saber quem será o próximo vereador? Ou quer saber como os consumidores de uma determinada região se comportam? Ter o objetivo muito claro antes de iniciar uma pesquisa de mercado no varejo é fundamental, caso contrário, você tirará muitas conclusões erradas ou concluirá muitas coisas que não funcionarão para nada. 

Agora, o segundo passo: com quem você aplicará a pesquisa de mercado no varejo? No caso de um restaurante, obviamente, se for uma pesquisa de satisfação, aplicará com quem esteve no local. Mas, e se você quiser aplicar uma pesquisa para entender se o seu produto, o seu possível produto, que você ainda vai lançar, será bem aceito pelo mercado? Obviamente, você aplicará essa pesquisa com o público-alvo, com a sua persona. Aliás, a pesquisa não será aplicada aos seus familiares, pois o fator emocional poderá fragilizar a acuracidade dos resultados. Você deve aplicar a pesquisa com seu potencial consumidor, pessoas reais, com quem você não tem vínculo emocional. 

E agora que o objetivo da pesquisa de mercado no varejo foi definido, assim como o público-alvo, chegou a hora de definir qual é o método, e este é o passo número três. Há alguns caminhos possíveis, você pode fazer uma entrevista, enviar um formulário para as pessoas responderem, pesquisar no Google alguns artigos, algumas revistas, e até usar o Google Trends. Na verdade, esta é uma ferramenta muito legal e super simples de usar, basta digitar no campo de busca do Google: "Trends.Google.com.br". 

Nele, você pode pesquisar quanto um determinado termo está sendo procurado no Google. Por exemplo, se você quiser colocar no seu cardápio o bolo de micro-ondas, basta digitar "bolo de micro-ondas", e o Google mostrará qual é a tendência de pesquisa, quantas pessoas estão procurando sobre esse termo. Mas, há um detalhe importante: você precisa imaginar exatamente como as pessoas estão escrevendo, então, no exemplo, ela escreveu micro-ondas com hífen, mas e se as pessoas estiverem escrevendo microondas sem hífen? Você precisa pesquisar, isso dará outro resultado. Mas calma, não vamos te ensinar português, mas não olhe apenas para o primeiro termo, você pode tirar conclusões erradas, pode até pensar que não há pessoas querendo saber sobre seu bolo de micro-ondas, que não é um fator consumido na internet, quando, na verdade, é. É apenas a forma como ela procura. 

Portanto, escolha cuidadosamente um método para aplicar a pesquisa de mercado no varejo, se quiser aplicá-la por formulário, há algumas ferramentas, como o Google Forms, o Survey Monkey etc. Elas são fáceis de usar, e as próprias empresas disponibilizam o passo a passo. 

Agora, vamos supor que você escolheu o modelo de pesquisa de mercado no varejo, o método de questionário e resposta e vai aplicar um formulário. Assim, o próximo passo, o quarto, é definir quais são as perguntas, e é muito importante, pois vão ajudá-lo a alcançar o seu objetivo. Neste ponto, a objetividade é fundamental porque quanto mais sucinto você for, melhor. Imagine que o entrevistado responde muitas perguntas, ele pode ficar irritado, e, assim, prejudicar o seu trabalho. 

Aliás, não pergunte quanto o entrevistado está disposto a pagar pelo seu produto, principalmente se ela não tiver uma referência, pois, provavelmente, ele responderá um valor menor do que pagaria de fato. Esse tipo de pergunta não ajuda em nada em uma pesquisa de mercado no varejo.

Por fim, a quinta etapa do processo: chegou a hora de aplicar a pesquisa e analisar os resultados. É a grande hora, de saber se a empreitada valeu a pena. Aqui, agrupe as respostas, coloque todas numa planilha para entender se os entrevistados têm algum comportamento em comum com essas respostas. Aliás, você pode ter feito vários métodos de pesquisa diferentes, tente relacionar a pesquisa de pergunta e resposta com pesquisas de tendências do Google, com análise de artigos e faça essa correlação entre eles. 

Use o que as pessoas responderam na pesquisa, pessoalmente ou via formulário do Google, do Survey Monkey e etc., para tentar validar ou refutar uma hipótese que já estava na sua cabeça. Afinal, a pesquisa de mercado no varejo revela uma situação que, na maioria das vezes, não estava no radar de conhecimento do empreendedor. 

Além disso, a pesquisa pode ajustar alguns pontos, mostrar um detalhe despercebido para ser redefinido e, assim, melhorar o lançamento do produto. De qualquer forma, o ponto de fazer uma pesquisa de mercado no varejo, se for feita corretamente, seguindo esses cinco passos, ajudará você a ter mais informações de mercado para ter mais confiança. 

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Esses são os cinco passos para realizar uma pesquisa de mercado no varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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