this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 20:08:31 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Os sensores nos processos industriais

Aliados aos processos industriais, os sensores são ferramentas avançadas para a Indústria de base tecnológica.

· 01/03/2023 · Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os sensores são essenciais em todos os setores da sociedade, principalmente nos processos industriais. O sensoriamento é imprescindível para a automação industrial.

Apesar disso, muitos gestores ainda postergam a utilização de tecnologia de sensoriamento nas empresas. Mas, como o uso dos sensores pode revolucionar a sua indústria e ajudar a alavancar a sua empresa?

Os sensores são dispositivos capazes de transformar o valor físico de uma variável (temperatura, umidade, velocidade, aceleração) em um sinal que seja entendível pelo olhar humano.

Dependendo do tipo de sensor, é possível detectar e transformar essa informação em dados que podem ser lidos por um processador e transmitidos eletronicamente por uma rede.

Tipos de sensores e aplicações

Os sensores têm se tornado peças fundamentais à automação industrial. Estes dispositivos são responsáveis pela detecção de quaisquer movimentações no ambiente fabril, seja para contagem de material, controle de direção, nível de fluidos e verificação de material dentro dos recipientes.

Tem sensores utilizados para a segurança dos profissionais que operam o maquinário. Quando o usuário tenta infringir uma norma de segurança e posiciona alguma parte do corpo ou até mesmo um equipamento em local não permitido, a máquina pára, impedindo que o trabalhador sofra danos físicos.

Existe uma grande variedade de sensores oferecendo soluções para várias demandas. Entre os mais usados estão os sensores indutivos, ou de proximidade, que ajudam na detecção de partes e de peças metálicas de ferro, aço, alumínio, latão e aço inox. 

Exemplos:

Os Sensores de pressão: são usados em quaisquer sistemas que necessitam da medição de pressão de forma rápida e confiável. Muitos desses equipamentos podem realizar a medição da pressão até mesmo em meios viscosos, pastosos, cristalizados ou que contenham partículas sólidas. 

Os sensores capacitivos são usados para detecção inteligente de propriedades de líquidos, para a detecção de objetos através de campo magnético e até mesmo para a detecção de objetos sem contato mecânico, permitindo a seleção de materiais, a medição de espessuras de camada, a medição de alturas, a determinação de diâmetro, entre outros. 

Como os sensores podem melhorar a IBT?

Os sensores podem ser usados em qualquer tipo de processo, tanto para as aplicações diárias da indústria, como para sua aplicação em ambientes críticos.

Eles possuem uma função vital nesse processo, ajudando a detectar presença, posição, aproximação e a distâncias de peças e equipamentos, entre várias outras informações que oferecem sobre os itens que estão sendo produzidos. 

O uso dos sensores na indústria de base tecnológica traz muitas vantagens, como a precisão dos processos, maior segurança em ambientes perigosos, agilidade nos processos, redução de gastos, cumprimento de normas de higiene no setor de alimentação, por exemplo.

Também contribuem com o cuidado do meio ambiente. Todos esses aspectos permitem um aumento da produtividade e da lucratividade dos negócios.

Quer saber mais sobre os sensores industriais? Pode conseguir maiores informações em: Tudo sobre sensores: tipos e aplicações na indústria (engerey.com.br) e 16159_40946.pdf (sebrae.com.br)

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?