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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Por que mapear a jornada do colaborador?

Neste artigo da série "Por onde começa o relacionamento com o seu cliente", veja a importância de organizar a jornada do colaborador.

· 27/11/2022 · Atualizado em 29/11/2022
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Você sabia que tão importante quanto pensar e estruturar a jornada do consumidor também é preciso organizar a jornada do colaborador? Não há como pensar em um bom relacionamento com o cliente se tudo não estiver funcionando bem entre você e a sua equipe, não é mesmo? Afinal, os colaboradores são os clientes internos da empresa, que promovem a marca entre os clientes externos.

O que compõe a jornada do colaborador? Na verdade, ela diz respeito a todas as etapas pelas quais um profissional passa durante seu contato com uma empresa, ou seja, todas as experiências vivenciadas desde o primeiro contato até o desligamento.

Algumas empresas mapeiam a jornada do trabalhador, estabelecendo algumas etapas, entre elas:

  • atração de talentos;
  • contratação;
  • onboarding de colaboradores (processo de integração);
  • engajamento;
  • treinamento;
  • performance;
  • crescimento (promoções e avanços na carreira);
  • outplacement (processo de demissão e recolocação).

O mapeamento é importante para poder acompanhar - de forma visual - o percurso do colaborador durante todo o seu relacionamento com a empresa. Lembre-se que, durante toda essa jornada, o colaborador, no contato com a organização, terá  percepções a respeito dela, formulando impressões e opiniões que vão refletir-se junto ao seu cliente externo.  Daí a importância de definir estratégias e ações que transmitam corretamente a cultura da empresa, bem como valorizem o capital humano que compõe a equipe. Nesse sentido, coletar dados e fornecer feedbacks aos colaboradores são ações fundamentais para melhorar a experiência do colaborador durante a sua jornada na empresa.

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Recrutamento e seleção: como formar um time vencedor


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