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Wed Jan 11 15:11:26 BRT 2023
Finanças | FINANCIAMENTO
Preciso de patrocínio em um projeto cultural. E agora?

O que é preciso fazer para ter sucesso na hora de conseguir patrocínio para um projeto cultural criativo?

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
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Todo mundo adora um show incrível, com artistas famosos, que ainda não são famosos, mas serão… ou uma exposição diferente. Ou uma peça de teatro com um texto e atores geniais, que fez muito sucesso em outras cidades. Quem assiste não tem ideia das inúmeras providências que precisam ser tomadas para que um projeto cultural criativo aconteça, sem falar no desejado e necessário patrocínio.

Resumindo: há um enorme conjunto de criações culturais que merece ser visto e mostrado. A chamada economia criativa é um dos setores mais importantes das economias modernas. E você, estamos certos disso, tem um super projeto na cabeça já faz um tempo, não é?

Só tem um problema: precisa pôr sua ideia de pé, e isso exige trabalho e capacidade, que você tem de sobra, mas exige também recursos, dinheiro, apoio. E para que isso tudo aconteça, é preciso ter um projeto bem elaborado, que destaque os pontos relevantes da ideia, e que faça você ter sucesso na hora de obter o sonhado patrocínio. Um bom projeto é meio caminho andado para pôr uma bela ideia de pé (aliás, é até mais do que meio caminho… é o primeiro passo, sem o qual nada vai pra frente.).

Vamos lá: quais são os pontos que um produtor cultural precisa explorar para chegar ao seu objetivo? E como abordar esses pontos? Conseguir um bom patrocínio requer preparo e conhecimento de alguns conceitos-chave que podem iluminar o caminho do projeto e fazer com que ele dê certo.

No mercado, há um conjunto de empresas que têm recursos para investir no chamado marketing cultural, ou seja, empresas dispostas a usar a cultura como base para uma estratégia de divulgação de sua marca, de seu produto ou serviço. O ponto inicial de todo o processo está em buscar sempre um alinhamento total entre aquilo que o projeto quer fazer e aquilo que a empresa pretende, sua missão. Como chegar nisso?

Comece preparando uma lista de empresas que patrocinam projetos como aquele no qual você está envolvido/a, e depois pesquise em redes sociais, em sites, na imprensa, para se certificar de que sua ideia tem tudo a ver com o objetivo das empresas selecionadas. Só depois de ter certeza de que projeto e missão estão alinhados é que você deve procurar um contato.

O segundo ponto de seu plano consiste em ler com bastante atenção o edital para que a proposta atenda a todos os requisitos da melhor forma possível. Nunca entre em um edital se não tiver analisado com muita atenção tudo o que se pede.

Nesse momento, chegamos à fase de redação da proposta, que deve ser sempre muito clara e transparente, sem erros de português, direta, objetiva e atraente, muito atraente. Apresentações amadoras, que não mostram profissionalismo e coerência, acabam queimando qualquer projeto, por mais interessante que ele seja, ainda mais para quem atua em setores criativos. A apresentação será avaliada de forma super criteriosa. Atenção com tudo que diz respeito ao uso de recursos audiovisuais. Quem trabalha com criatividade, em qualquer área, está sempre muito atento a isso. E o projeto precisa mostrar que quem está por trás da ideia domina esse universo.

Ok, você sabe com quem vai conversar, e sabe o que vai dizer. Agora, e antes de mais nada, você precisa focar no modelo de cotas de patrocínio. Assim, diferentes empresas podem adquirir diferentes cotas, que sejam compatíveis com os recursos que elas dispõem para serem investidos em marketing cultural.

Por último, mas não menos importante, é preciso ter em mãos um modelo de contrato de patrocínio bem elaborado, no qual fiquem claras as contrapartidas e benefícios fiscais, no caso em que o projeto tenha sido aprovado previamente no cenário das leis de incentivo existentes.

Resumindo:

  • Pesquise o mercado e encontre as empresas que têm a ver com seu projeto;
  • Leia os editais disponíveis com (muita) atenção e cuidado;
  • Monte um projeto criativo, sem erros, redigido de forma clara e objetiva;
  • Defina seu modelo de cotas de patrocínio;
  • Tenha um modelo de contrato.

Todo mundo gosta de arte, cultura, entretenimento, certo? Você tem uma ideia incrível na cabeça, certo? Então, prepare-se bem, aproveite e clique aqui para acessar o material que o Sebrae preparou para te ajudar.

Neste vídeo, a especialista, Nayara Bernardes, mostra cinco dicas para apresentar seu projeto aos patrocinadores e melhorar o seu processo de captação de recursos.

E bora montar um bom projeto!


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