this is an h1

this is an h2

Mon May 15 20:42:50 BRT 2023
Empreendedorismo | DESAFIO
Quais são os principais desafios do jovem empreendedor?

Saiba como o jovem empreendedor pode vencer os obstáculos no universo do empreendedorismo.

· 11/04/2023 · Atualizado em 15/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Começar cedo no mercado é uma grande oportunidade de sucesso, mas, ao mesmo tempo, é bastante desafiador! Movido por características como ousadia, ambição e vontade de inovar, o jovem empreendedor tem pela frente um cenário novo no varejo, como mudanças nos modelos de produção e consumo, novas formas de gestão e equipe, além de buscar a diferenciação no setor em que está inserido.

O perfil do empreendedor, conforme uma pesquisa do DataSebrae divulgada em 2022, está mais jovem. Hoje, 14% dos MEIs, por exemplo, têm até 29 anos de idade e 30% entre 30 e 39 anos. Um estudo realizado pela Globo, divulgado em 2021, mostrou que 24% dos jovens das classes A, B e C já têm negócio próprio e que a população mais jovem busca independência financeira e autonomia no trabalho.

Entre os muitos desafios que tem pela frente, o jovem empreendedor precisa aprender a lidar com a burocracia do mundo corporativo, como questões contábeis, jurídicas e administrativas. A saída está na capacitação e, se você pensa que é necessário investir muito dinheiro para isso, saiba que o Sebrae disponibiliza vários cursos EaD totalmente gratuitos. Tudo o que o empreendedor precisa fazer é inscrever-se. Acesse: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline. Além disso, o Sebrae oferece o Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.

Além da burocracia, a concorrência é outro grande desafio, mas, ao contrário do que alguns pensam, ficar de olho na concorrência é saudável, já que é possível aprender com os erros e acertos de outros empreendedores, buscar inovação, além de ter um melhor posicionamento no mercado. Não tenha medo de críticas! Saiba lidar com a pressão da concorrência e dos consumidores. Mantenha o foco e crie canais de feedback com o seu cliente para melhorar ainda mais a sua comunicação, o seu produto e a gestão do negócio.

Mais uma vez, é importante capacitar-se, mas, além disso, ficar de olho nas tendências e fazer pesquisas de mercado (ou ter acesso a pesquisas de mercado), participar de comunidades de empreendedores e de mentorias, bem como buscar parcerias.

Outro desafio importante para o jovem empreendedor é o acesso ao crédito, mas não se desespere, pois já existem linhas de crédito exclusivas para jovens empreendedores de 18 a 29 anos, como a do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Acompanhe a série Desafios (Quais são os principais desafios do jovem empreendedor?; Conheça os principais desafios do e-commerce; Desafios recorrentes no varejo físico) e fique por dentro de dicas importantes para vencer as dificuldades do varejo.

Enfrente os desafios do empreendedorismo jovem, inscrevendo-se nos cursos Planejamento estratégico para empreendedores e Comunicação e relacionamento com seus clientes.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?