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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Qual é a importância do omnichannel para os pequenos negócios

Omnichannel é uma estratégia multicanal para proporcionar uma melhor experiência do consumidor.

· 19/07/2022 · Atualizado em 20/08/2022
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A pandemia de covid-19 acelerou a tendência omnichannel. Os pequenos negócios tiveram que migrar para o ambiente on-line ou integrar seus sistemas para se adaptarem a uma nova realidade e para promoverem uma experiência positiva para os seus clientes. 

Omnichannel é o uso simultâneo de canais de comunicação e venda. O conceito está relacionado com a integração de todos os canais da empresa para que o atendimento ao cliente seja ágil e simples. Por exemplo, uma pessoa deseja comprar uma camiseta e faz uma pesquisa pela internet. Compara valores e entra em contato com uma loja específica pelo WhatsApp. O vendedor envia fotos, modelos, especificações, e o cliente deseja fechar a compra. Ele pode ir na loja física para comprar ou para retirar seu produto. Ou ainda tem a opção de fechar o negócio pelo aplicativo e receber em casa. 

De acordo com o Relatório do Varejo 2022, 85% dos consumidores entrevistados buscam empresas que ofereçam uma jornada de compras multicanal. E 66% disseram que o varejo deveria oferecer a possibilidade de comprar on-line e retirar na loja. Para essa pesquisa, a abertura dos brasileiros para novos canais de venda foi determinante para os varejistas na época da pandemia, porque 80% dos negócios brasileiros conseguiram minimizar suas quedas de vendas com o comércio on-line.

A ideia do omnichannel é permitir que o cliente tenha uma experiência de compra adequada aos seus interesses. O consumidor decide se ele quer visitar a loja física ou on-line. O varejista garante essa integração e possibilidade. Outros exemplos são os casos dos catálogos virtuais, entregas delivery ou drive thru para retirada de produtos, além de pagamentos automáticos ou atendimento por meio de aplicativos. 

Mas, é importante lembrar que não se trata de disponibilizar diferentes canais. O mais importante no omnichannel é a integração. Além de melhorar a experiência do cliente, a aplicação das estratégias de omnichannel otimizam os processos internos das organizações. Isso porque elas conectam informações e organizam os processos, permitindo que a análise de dados e a tomada de decisões sejam mais assertivas.

Para as pequenas empresas, as estratégias omnichannel se tornaram um diferencial competitivo. No entanto, antes de implementar o conceito, além de conhecer o seu público-alvo, é preciso verificar a maturidade do negócio e seu momento atual.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

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