this is an h1

this is an h2

Sat Mar 04 01:38:28 BRT 2023
Pessoas | COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Saiba como aumentar o lucro sem comprometer a produtividade

É preciso estar pronto para aplicar soluções que tragam mais produtividade, que possam ajudar a reduzir custos e aumentar o lucro do seu negócio.

· 16/02/2023 · Atualizado em 04/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em um mercado tão competitivo, os empreendedores precisam entender que a produtividade é a expressão de eficiência de qualquer negócio. Ainda mais quando falamos de Brasil, onde os empreendedores ainda têm que enfrentar altos impostos, infraestrutura precária, falta de investimentos públicos e privados e pouco incentivo a iniciativas relacionadas à pesquisa e desenvolvimento.

É preciso aprender que produtividade vai além de simplesmente “produzir mais”. É necessário executar tarefas com eficiência, agilidade e qualidade para garantir o sucesso do seu negócio e aumentar seus resultados.

Alguns outros vilões da produtividade são apontados com frequência para discutir o tema: celular, internet, redes sociais, excesso de reuniões e hábitos como pausas para o cigarro e o café, além das conversas excessivas com os colegas.

Ao destacar todas essas práticas como as causas mais comuns para a improdutividade, corremos o risco de não enxergar outras armadilhas que são tão ou mais prejudiciais à produtividade.

Além disso, não basta apenas identificar as armadilhas da produtividade, é preciso saber como contorná-las. 

Veja abaixo algumas dicas:

Planeje sempre! - O planejamento geral (e não apenas financeiro) é fundamental na rotina de qualquer empresa. O melhor método para planejar é criar uma lista das tarefas. 

Um bom planejamento pode ser realizado com a ferramenta “plano de negócios”, documento capaz de demonstrar a viabilidade de um empreendimento a partir da estratégia, do mercado, das operações e da gestão financeira. A partir das informações disponibilizadas, ele ajuda a definir o que é ou o que pretende ser a empresa.

Estabeleça metas atingíveis e mensuráveis, além de prazos para execução - Isso vai ajudar você a estipular o tempo certo para a realização de determinadas tarefas.

Veja um exemploaumentar o lucro da empresa em 18% nos próximos seis meses. Para isso, é necessário apurar os indicadores de vendas como ticket médio.

Defina um cronograma com as atividades prioritárias – Isso evita atropelos e esquecimentos. Essa pode ser uma etapa considerada óbvia, mas muitos acabam colocando seus esforços em ações que não são prioritárias justamente por não terem uma visão mais macro sobre suas tarefas.

Exemplo: diariamente, de preferência pela manhã, faça conciliações bancárias, baixe no contas a receber e contas a pagar, as movimentações do dia anterior e atualize o fluxo de caixa.

Adote ferramentas de gestão - Hoje em dia, existem várias ferramentas de gestão disponíveis no mercado, e a maioria pode ser personalizada às necessidades de cada negócio. Sistemas, plataformas e softwares capazes de integrar informações de toda a empresa, de forma a mostrar um cenário completo, são bastante úteis para auxiliar no processo de identificação de fragilidades e, também, na tomada de decisões estratégicas. 

Exemplo: Um software de gestão, por exemplo, ajuda você a organizar sua equipe e seus recursos, considerando as tarefas, prazos e entregas específicas.

Delegue funções e atividades.  - Aprender a delegar significa permitir que sua equipe resolva as demandas da melhor forma possível, dando a ela a oportunidade de decisão, desenvolvimento e crescimento no ambiente empresarial. Desta forma, todos ganham: a empresa e os profissionais.

Exemplo: negociar com um cliente o percentual de desconto a ser aplicado nas vendas acima de R$ 1.000,00 até R$ 5.000,00, podendo variar de 5% a 8%, dependendo do prazo concedido, e não ultrapassando 45 dias.

Mantenha sua equipe motivada -produtividade depende muito do clima organizacional e, por isso, manter condições que promovam a motivação, o entusiasmo e o engajamento dos colaboradores é vital.

Exemplo: Faça reuniões que vão além do trabalho. Ao reunir os colaboradores em eventos mensais ou mesmos festas comemorativas, você reforça os elos de confiança entre os indivíduos. Isso auxilia na melhora do ambiente organizacional e cria uma percepção positiva da empresa, o que ajuda nos resultados da produção.

Você já viu que gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso lidar com clientes, processos, colaboradores, finanças e várias outras demandas. Uma boa gestão de produtividade elimina e corrige comportamentos, gera impactos positivos e competitividade ao seu negócio.

Se precisar de mais informações sobre esse assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou de entrar em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?