Antes de buscar financiamentos de crédito para o seu negócio, procure analisar a real necessidade da sua empresa e garantir meios para um futuro pagamento
O futuro da sua empresa depende de uma boa administração financeira. E é fato que, em certos momentos, o empreendedor pode precisar de crédito. Por isso, é importante saber quais procedimentos e cuidados tomar na hora de buscar um financiamento.
Entender quais são os principais fatores avaliados pelos agentes financeiros para analisar a capacidade de pagamento da empresa e os documentos exigidos para realização de uma operação financeira podem ser determinantes para conseguir um empréstimo.
Confira abaixo alguns conteúdos para entender melhor o assunto:
O empresário deve tentar casar o cronograma de pagamento com a disponibilidade de dinheiro em caixa com o objetivo de evitar empréstimos e déficits. Esse trabalho deve ser feito por meio do controle de fluxo de caixa, anotando registros diários sobre:
Medidas como o desenvolvimento de um plano de negócios podem ajudar na decisão de tomar ou não um empréstimo . Antes de correr para essa opção, é preciso fazer a si mesmo algumas perguntas para checar se há mesmo a necessidade ou não de financiamento para seu negócio:
- Por que existe a necessidade do financiamento?
- De quanto preciso?
- Como pagar o empréstimo?
- O autofinanciamento é possível?
A renegociação pode substituir o empréstimo anterior por outro com melhores condições de pagamento.
Nesse caso, a operação tem caráter negocial, visando mudar o perfil da dívida e ajustar o cronograma de prestações das dívidas de curto prazo, bem como de longo prazo, ao fluxo de caixa da empresa.
Um financiamento específico para pagar dívidas não existe. O que existe é a possibilidade de renegociação em caso de dificuldades no pagamento das parcelas.
Se você é empresário, independentemente do ramo em que atua, deve saber que existem à sua disposição inúmeras linhas de crédito. Porém, frente a tantas ofertas, podem surgir dúvidas como:
- Onde e quando buscar uma linha de crédito?
- Quais são os riscos? E as vantagens?
- Qual o tipo mais adequado para a minha necessidade?
Saiba quais linhas de crédito você pode solicitar às instituições financeiras.
Os bancos solicitam garantias em seus financiamentos para cumprir os normativos do Banco Central, e também como forma de reduzir o risco da operação. As instituições financeiras exigem dois tipos de garantias: reais e pessoais (fidejussórias).
Em média, as instituições financeiras solicitam algo em torno de 130% em garantias, sobre o valor do financiamento.
Em média, as instituições financeiras solicitam algo em torno de 130% em garantias, sobre o valor do financiamento.
Foi um prazer te ajudar :)