O Mercado Livre é o principal marketplace da América Latina e pode ser alternativa para o empreendedor brasileiro que quer conquistar o mercado internacional.

Como todo bom empreendedor, você já deve ter ouvido falar das vantagens em anunciar seus produtos no Mercado Livre, inclusive para quem deseja conquistar o mercado internacional. Plataforma de vendas lançada na Argentina em 1999, o Mercado Livre permite ao internauta anunciar, vender, comprar e pagar produtos e serviços pela internet. Está instalada em toda a América Latina, com site em versões próprias em 18 países, entre eles, o Brasil.
O Mercado Livre é o principal marketplace da América Latina e apresenta mais de 60 milhões de ofertas em tempo real. Mas a possibilidade de vender produtos de lojas virtuais brasileiras em outros países pela plataforma requer uns truques.
Para aumentar as vendas por meio do Mercado Livre, é necessário que o lojista brasileiro tenha uma conta bancária ativa no país para o qual deseja vender, para poder efetuar o saque dos seus lucros.
Por isso, uma alternativa é criar uma loja on-line em sociedade com empreendedores de outros países onde o site atua. Desta forma, o pagamento das compras é efetuado na conta bancária do sócio internacional e, posteriormente, a quantia pode ser transferida para a conta do sócio brasileiro.
Nesse caso, é preciso sempre ficar atento às questões tributárias, que diferem de um país para o outro, e também ao preço do frete. É importante que a mercadoria esteja no país do comprador para não inviabilizar a venda por conta do custo de entrega ou dos custos inerentes às questões alfandegárias de uma exportação.
Como anunciar no Mercado Livre?
Com alcance gigante e facilidade de uso, o Mercado Livre serve como um acelerador para o e-commerce.
É muito simples anunciar na plataforma:
- Entre no site www.mercadolivre.com.br e crie uma conta;
- Preencha os campos (razão social, CNPJ, endereço eletrônico e senha) quando a conta é de empresa;
- Opte por uma categoria (imóveis, serviços, veículos, produtos, entre outros);
- Anexe imagens de qualidade para ilustrar o produto;
- Insira uma descrição e preencha a ficha técnica do produto;
- Informe se a mercadoria é nova ou não;
- Preencha as condições comerciais (preço fixo, valor de venda e estoque disponível);
- Adicione o endereço de postagem;
- Indique o nível de visibilidade dos anúncios. Os do tipo Premium têm maior exposição;
- Clique em “Cadastrar-me” e “Anunciar”.
Ao finalizar esses passos, você terá um anúncio no Mercado Livre.
É muito importante ler o sumário do contrato do Mercado Livre e as Políticas de Privacidade para evitar problemas na veiculação dos anúncios e obter os resultados esperados.
Apostar no Mercado Livre para vender seus produtos é um ótimo negócio, especialmente para quem está começando a empreender. Sem conhecimento de programação e design e sem custos iniciais, você tira sua ideia do papel e começa a vender. Além disso, a plataforma oferece uma série de benefícios, entre eles:
- Plataforma já pronta;
- Não é preciso perder tempo com códigos para criar uma loja virtual;
- Para ativar a loja virtual, é necessário apenas um clique na sua conta;
- Os anúncios aparecem de forma automática;
- Custo zero para a manutenção e ativação: o usuário paga só a comissão por venda, que varia de acordo com a publicação;
- Personalização: o usuário pode inserir logo, cores e até URL, o que proporciona autonomia para adotar estratégias únicas de vendas;
- Sistema de pagamentos: o Mercado Livre conta com as principais formas de pagamento e envio adotadas pelos lojistas tradicionais.
Contar com o apoio de uma plataforma com grande destaque na internet é uma vantagem considerável para quem deseja iniciar um negócio. A credibilidade do Mercado Livre proporciona tranquilidade para todas as partes envolvidas na negociação. Que tal abrir sua loja virtual pelo site agora?
Foi um prazer te ajudar :)