Kit de publicações ensina passos para crescimento, atração de clientes, planejamento para a sazonalidade e gestão por resultados.
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Empreender, além de ser uma exploração por territórios desconhecidos para muitos, geralmente é um caminho cheio de informações, por vezes vagas ou desencontradas. Manter-se atualizado é um dos desafios de qualquer empreendedor. Escolher as melhores fontes para estar em dia com as tendências e novidades em termos de gestão, pode ser algo trabalhoso.
Por isso, o Sebrae reuniu aqui os melhores e-books para os empreendedores levarem para onde quiserem (e inclusive deixarem nos tablets ou celulares na cabeceira da cama). Eles servem de referência para diversos momentos do negócio.
São publicações feitas pelo Sebrae em parceria com a Endeavor e que tratam de crescimento, atração de clientes, planejamento para a sazonalidade e gestão por resultados. Ainda tem um documento que reúne histórias inspiradoras. Baixe os e-books e bons estudos!
Expansão: o modelo certo para a sua empresa crescer
"Expansão de mercado" são três palavras que jamais saem ou deveriam sair da mente de um empreendedor. Quem ainda não está expandindo certamente perde horas pensando em como fazê-lo. Mas quando expandir? Quais são os modelos de expansão disponíveis e qual é o melhor para a sua empresa?
Este e-book foi criado para ajudar o empresário a encontrar respostas, com informações e orientações que podem dar mais segurança às decisões. Além disso, a publicação traz diversos cases para inspiração.
Se seu negócio está consolidado, sua equipe está afinada, as finanças estão em ordem e a empresa ainda está recusando clientes, talvez seja o momento certo para expandir. O passo seguinte é saber se a expansão é viável. Saiba como no e-book.
Veja ainda os diferentes modelos de expansão: seja abrir uma nova filial, montar um sistema de franquia ou realizar uma fusão ou aquisição. Mas a expansão não precisa ser necessariamente física. Os seus esforços podem também estar na ampliação da presença na internet.
Guia SaaS: uma nuvem de oportunidades para empreendedores
As empresas estão cada vez mais escolhendo pagar pelo serviço feito por um software, em vez de comprar uma licença. Esta é a tendência do Software as a Sevice (SaaS) e pode ser uma boa oportunidade de negócio para os empreendimentos digitais que atendem outras empresas (B2B).
Com este e-book, você terá uma noção de quão SaaS sua empresa é ou se é preciso repensar o negócio e focar no desenvolvimento do seu produto. Além disso, você poderá ver os "dez mandamentos" para este segmento. Entre eles: a parte mais importante de software como serviço é o "serviço", e não o "software".
Saiba ainda o que são o churn, o Customer Lifetime Value (CLV), a Taxa de Renovação do Cliente e o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e como calcular cada um destes indicadores. Descubra as fases de maturidade e os principais desafios de cada uma. Uma das estratégias para crescer, por exemplo, é entregar mais valor ao consumidor, e cobrar por isso.
CRM: atraia, fidelize e satisfaça mais clientes
O objetivo deste e-book é apontar quais são os pontos de atenção para implantar um sistema de CRM (Customer Relationship Management), qual é o momento ideal para fazê-lo e, também, como gerenciá-lo de forma mais eficiente, gerando valor para a empresa.
Mas como saber se você precisa de um CRM?
As informações sobre os clientes estão dispersas.
As informações começam a se perder em meio à burocracia.
Clientes sentem falta do "tratamento VIP" que possuíam no início da empresa.
Saber formular uma estratégia para implantar o CRM na empresa vai muito além de escolher um fornecedor ou uma tecnologia, é preciso também alinhar as decisões com as lideranças do processo, identificar métricas e caminhos para atingi-las.
O documento traz ainda ações para otimização do retorno sobre investimento (ROI) com ações como: integração com softwares de automação de marketing e alinhamento entre equipe de marketing e vendas.
Planejamento de vendas inteligente: um guia para vender mais na hora certa
O principal tema do e-book é a sazonalidade, ou seja, os produtos ou serviços sujeitos às flutuações de demanda do consumidor, geralmente ao longo de um ano. As flutuações de vendas podem vir das diferentes estações do ano, datas comemorativas e até mesmo por conta de crises.
A sazonalidade pode ter riscos atenuados se o empresário se planejar e pesquisar os produtos e serviços mais requisitados nos anos anteriores, na mesma época. Este e-book traz uma planilha de projeção de vendas para que os empresários possam analisar os números com mais objetividade. De posse dos dados, é hora de fazer o planejamento de marketing: em quais produtos ou serviços investir e quais comunicar.
A partir do planejamento, é possível pensar no estoque, no fluxo de caixa, considerar os concorrentes e desenvolver serviços complementares e maximizar a eficiência. O passo seguinte é preparar, motivar e unir a equipe e depois cuidar do pós-venda e da mensuração dos resultados.
Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões
Em tempos de impacto social e economia colaborativa, os resultados de uma empresa vão muito além do retorno financeiro. São os indícios de quanto uma empresa está próxima de realizar sua missão e visão. Para isso, é necessário entender metas e métricas.
Neste e-book, você vai aprender a transformar as estratégias em metas e a engajar sua equipe para alcançá-las. Vai ver também como e por que é preciso balancear as metas.
50 histórias para inspirar sua jornada empreendedora
Mais do que ter uma boa ideia, planejar os passos e fazer tudo como manda a cartilha, empreender se trata de paixão e de garra. É a busca pelo sonho enquanto se enfrentam obstáculos. Juntam-se a isso a perseverança e a resiliência.
Neste e-book estão 50 histórias de empreendedores. Nelas estão pessoas que trilharam longos caminhos antes de chegar ao sucesso, algumas largaram os empregos estáveis, outras apostaram alto as economias que tinham.
O livro é dividido em capítulos que tentam reunir experiências parecidas. No entanto, é possível ver logo nas primeiras páginas que cada jornada é única e igualmente enriquecedora. Leia cada história e escolha os melhores exemplos que você poderá usar no seu próprio caminho.
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Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Jun 29 00:03:34 BRT 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!