this is an h1

this is an h2

Fri Nov 04 18:05:49 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Série: Fuja dos riscos financeiros em sua empresa - Episódio 3

Neste terceiro episódio, iremos conversar sobre as novas tecnologias de pagamento. Acompanhe com a gente!

· Atualizado em 04/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Está no ar o terceiro episódio da nossa série “fuja dos riscos financeiros em sua empresa”. Neste episódio, iremos conversar sobre as novas tecnologias de pagamento e os controles bancários.  Sem esquecer de falar um pouco sobre segurança.

Tecnologias de pagamentos e controles bancários

Estarmos juntos novamente para este terceiro episódio de nossa série “Fuja dos riscos financeiros em sua empresa”.

Tecnologias de pagamentos e controles bancários
FAVORITAR
Botão favoritar

 Os tempos mudaram, e a cada dia a tecnologia está mais presente no dia-a-dia do empresário.

Você já reparou que os pagamentos de dinheiro em espécie é algo cada vez mais raro?

Com essa mudança de comportamento do consumidor, também é preciso estar atento ao nosso controle financeiro, bem como as formas de pagamento oferecidas.

As tecnologias de pagamento não podem ser ignoradas em sua empresa, pelo contrário, utilize as ferramentas a seu favor para aumentar as vendas e melhorar os seus resultados.

Você tem dúvidas sobre as tecnologias de pagamento?  Aqui vai a minha primeira dica para você: acesse o portal do sebrae e procure entre os artigos algum com o tema “tecnologia de pagamentos” com certeza você irá se surpreender com o conteúdo, dinâmico e informativo.

Agora vamos abordar sobre algumas das tecnologias mais utilizadas para pagamentos.

Em primeiro lugar, a forma de pagamento em alta durante a pandemia da covid-19: o pagamento por aproximação.

O pagamento por aproximação substitui a opção de inserir o cartão de crédito em uma máquina, por meio da tecnologia chamada de nfc - near field communication, que em português significa comunicação por campo de proximidade.

Nessa modalidade, além do cartão, o celular também pode servir como um conectivo.

O principal cuidado com este tipo de pagamento é conferir os valores apresentados pela sua máquininha.

Uma sugestão prática para facilitar o seu trabalho, é sempre mostrar o valor ao seu cliente, antes de finalizar a transação.

A próxima tecnologia de pagamento é conhecida como “intermediadores de pagamento”.

Essa modalidade é indicada para pequenos e médios empreendedores que utilizam o e-commerce. E é feita em plataformas que oferecem esse intermédio entre cliente e loja.

E atenção!  geralmente essas plataformas costumam ter um sistema de segurança que protege os dados do consumidor na realização do pedido, inclusive fornecem códigos. Antes de escolher uma plataforma se atente aos serviços de segurança.

Afinal, essa é uma opção que evita burocracias no recebimento dos pagamentos. Alguns exemplos de plataformas mais conhecidas e seguras são o paypal e o picpay. Eles facilitam a realização de transações monetárias.

Ao optar por esta tecnologia conheça bem as taxas e tarifas cobradas pela plataforma escolhida. A conferência dos créditos é feita na própria plataforma e em seu banco. Porém faça isso diariamente, para em casos de divergência, informar a plataforma imediatamente. Outra tecnologia de pagamento recente e muito utilizada usada é o famoso (pix).

Pix ou pagamento instantâneo trata-se de uma transferência bancária imediata. Com ele, é possível realizar a transferência qualquer dia da semana, e em qualquer horário.

Basta ter acesso a uma conta bancária e cadastro no serviço com uma chave de segurança. Com esses passos simples, o seu cliente estará pronto para transferir o valor da compra, que cai na conta de forma instantânea.

Para o controle do pix é fundamental ter o controle dos comprovantes de transferência concluídos. A checagem instantânea no seu saldo bancário também é bem importante.

Não se esqueça que o pix é uma forma de transferência instantânea ou seja, se não cair imediatamente em sua conta é possível que alguma coisa esteja errada!

Uma das grandes vantagens das tecnologias de pagamento é a redução de custos para o pequeno negócio, mas é preciso estar sempre atento a segurança e aos golpes.

Sempre solicite os comprovantes de transferência e confira os créditos ou débitos em sua conta. Com estes cuidados, você conseguirá oferecer variadas opções modernas de pagamento ao seu cliente, além controlar o fluxo do dinheiro.

Estes novos formatos de pagamentos, facilitam a vida do empreendedor e do cliente, mas é fundamental controlar diariamente todas as entradas e saídas de dinheiro.

O método de controle financeiro pode ser feito de forma bem prática e simples

Basta emitir ou armazenar os comprovantes, e várias por dia, fazer a conferência com o extrato bancário. Em casos de divergência de valores ou mesmo a ocorrência da falta de crédito, é importante entrar em contato com a operadora de cartão ou plataforma, e apresentar seu comprovante.

Chegamos ao final do terceiro episódio da série “fuja dos riscos financeiros em sua empresa”.  Nos próximos episódios, continuaremos esse bate papo.

Por hoje, a orientação é: invista nas tecnologias de pagamento e ofereça as melhores opções aos seus clientes.

Lembre-se de operar os controles bancários e fuja dos riscos financeiros. 

Para te ajudar nesta jornada sugerimos conhecer os meios de pagamento digital indicados pelo Sebrae e como esta tecnologia pode aumentar suas vendas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?