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Mercado e Vendas | CLIENTE
Serviço de penteado no salão agrada e fideliza a clientela

Ao dominar técnicas e ferramentas do salão de beleza, o cabeleireiro experiente faz sucesso com penteados únicos, conquistando cada vez mais clientes.

· Atualizado em 17/11/2022
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Se você quer ter seu próprio salão de beleza, saiba que é fundamental conhecer não só os últimos tipos de tratamentos para o cabelo e os cortes da moda, mas também as tendências em penteados. Dominando as técnicas e as ferramentas do salão, o cabeleireiro experiente pode fazer muito sucesso e conquistar espaço no mercado. 

Uma dica vital para cortar e montar penteados com precisão é conhecer o cliente e observar seu estilo para, assim, tomar decisões que garantirão sua satisfação. Dentro da análise de estilo do cliente, deve estar incluso o estudo do tipo de rosto da pessoa, fator determinante para garantir um um bom caimento do penteado. Redondos, quadrados, ovais, triangulares, compridos ou em formatos de coração ou diamante são os formatos que o profissional deve conhecer.

Partindo dos penteados básicos, que são os coques e as tranças, o cabeleireiro pode abusar da criatividade e conferir estilos variados às clientes. É recomendado atentar para o tipo de cabelo para encaixar o penteado perfeito seguindo cada estilo. O diagnóstico dos fios - se são danificados, quimicamente tratados, secos ou oleosos - ajuda a decidir o melhor penteado.

Não se esqueça da produção final, que deve contar com produtos capazes de sustentar o penteado e impedir que ele se desfaça - a durabilidade é essencial para garantir a satisfação do cliente. Em um artigo publicado no portal, o Sebrae traz dez fatores-chave para o sucesso de um salão de beleza. Clique aqui para acessar o conteúdo.

A seguir, elencamos algumas dicas para você se manter antenado com as tendências dos penteados para garantir o sucesso do seu salão:

  1. Para manter o visual bonito pelo máximo de tempo, em diferentes locais, todo cabeleireiro deve se acostumar a preparar, modelar, estilizar e finalizar os fios da melhor forma possível.
  2. Lembre-se de que o penteado depende não só do horário do evento, mas também do vestido e do espaço do evento. 
  3. Use sempre o produto ideal para cada tipo de penteado. Se o cliente gostar do resultado, você ainda pode vender o que foi utilizado e ensiná-lo a recriar o styling em casa.
  4. Não esqueça que o cabeleireiro é o profissional que irá ajudar o cliente a encontrar o look ideal, adaptado ao seu tipo de cabelo e estilo pessoal. Um coque escultural, uma trança mais caprichada ou ondas com efeito glamuroso têm mais chance de sucesso nas mãos de um expert.
  5. Pense em todos os detalhes do penteado enquanto prepara um visual adaptado para um evento específico.

Penteados refletem os costumes de uma época

Conforme a disposição dos fios, é possível descobrir costumes de uma época, de classes sociais ou de grupos definidos, como os hippies, os yuppies ou os punks, por exemplo, que têm estilos próprios, reconhecidos a distância pelo seu jeito de vestir e pentear os cabelos.

Cabelos longos presos em coques, tranças caindo pelos ombros e uso de pó de ouro ou farinha de trigo para criar mechas coloridas nos cabelos também contam histórias.

Vivemos ainda a década dos topetes, rabos-de-cavalo, franjas, tranças e dos cabelos soltos com um pouco de volume ou em coques com muito laquê. 

Nos anos 80, os cabelos ganharam bastante volume entre as mulheres, enquanto os homens andavam despenteados ou com o cabelo “molhado” de gel. Nos anos 90, a moda girava em torno dos cabelos lisos e sem volume, com mechas marcadas em três ou mais cores.

Hoje não há modismos, mas tendências. Um cabelo saudável, longo e com um bom corte mostra força, posição social e poder. Os penteados, peças-chave na produção de uma mulher, quando bem-feitos, valorizam os traços e, com certeza, elevam a autoestima da cliente.

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