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Wed Apr 12 12:26:42 BRT 2023
Organização | ESTOQUE
Sinal de alerta: atenção máxima ao estoque

O cuidado com o estoque é fundamental para empreendedores de todos os tipos de negócios, incluindo os que atuam com e-commerce.

· Atualizado em 07/03/2023
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Para gerir com sucesso um negócio, o empreendedor precisa ter atenção máxima a várias etapas e setores que o envolvem. Alguns são de extrema importância e podem causar grandes prejuízos caso não recebam a devida atenção.

É o caso do estoque. Imagina como é ruim ter cliente interessado em seu produto, estar pronto para adquiri-lo, mas não conseguir fazê-lo por estar em falta justamente no momento da compra?

Pois bem, esse problema acontece em vários tipos de negócio, inclusive no e-commerce, o que pode causar frustrações, perda de clientes e, naturalmente, menos lucro para o empreendedor.

A partir de agora, vamos detalhar um pouco mais porque muitos negócios sofrem com a escassez na reserva e também formas de evitar esse que representa um importante obstáculo na jornada do empreendedor.

Erros mais comuns no estoque

A falta de produtos na provisão pode acontecer por diversos motivos. Os mais comuns envolvem a ineficiência da gestão, a falha na comunicação interna, a ausência de estratégia de venda e problemas com fornecedores.

Ineficiência na gestão

Ela acontece principalmente pela falta de atenção do empreendedor, seja pelo fato de não registrar devidamente tudo o que entra e tudo o que sai da reserva, seja pela desatenção em informações como prazo de validade, de modo que ele perca ou seja obrigado a descartar um produto que tenha vencido.

No primeiro caso, o possível prejuízo vem da ausência que sentirá do produto justamente quando surgir a oportunidade de venda. Já no segundo caso, o prejuízo acontece pelo desperdício, uma vez que o produto até está na reserva, mas não poderá mais ser comercializado.

Problemas na comunicação interna

A comunicação deficiente entre as equipes que integram o negócio representa um grande risco para a falta de provisão. Muitos negócios possuem setor ou pessoas específicas para compras. Elas precisam ter diálogo permanente com o setor de vendas, para que todos saibam o que tem sobrando e, principalmente, o que tem faltando na reserva.

Nesse quesito, vale destacar que, no e-commerce, colocar à venda algo que não existe na reserva causa uma frustração ainda maior no cliente, certamente prejudicando o negócio. 

Ausência de estratégia de venda 

A estratégia de venda é outro item essencial para a garantia de um bom estoque. A falta de previsibilidade é altamente prejudicial, já que as demandas podem oscilar e, sem prever, é certo que o empreendedor sofra com a escassez na reserva no momento de maior demanda e crescimento de oportunidade de vendas. 

Falha no planejamento com fornecedores

Os fornecedores são os responsáveis pela composição de seu estoque. A falta de um bom planejamento com eles, assim, representa um grande problema para o negócio.

A falta de uma programação organizada de compras com eles pode dificultar o reforço de algum produto no estoque, comprometendo sua entrega, o que atrapalhará o resultado. 

Nesse quesito, também é válido lembrar que compras emergenciais normalmente custam mais caro para o empreendedor, uma vez que o pagamento junto ao fornecedor fica menos flexível às negociações.

Prejuízos com a perda de estoque 

Agora que já citamos os erros mais comuns relacionados ao estoque, vamos destacar um pouco mais sobre quais são os prejuízos que esses erros causam. As consequências podem prejudicar bastante o sucesso do empreendimento. 

Uma dessas consequências é a perda de oportunidades. Para ilustrar esse prejuízo, basta se colocar no lugar do consumidor e, ao chegar em um estabelecimento, não encontrar aquilo que procura.

O que faria? Muito provavelmente, tentaria buscar o mesmo produto em outro estabelecimento, não é mesmo? Isso, ainda mais quando é no e-commerce e os concorrentes estão a um clique, apenas. 

Essa frustração talvez faça com que o cliente não retorne para seu comércio, provocando reduções de lucro e do fluxo de caixa. O desinteresse do consumidor, assim, representa mais uma consequência com a falta de provisão. 

Neste efeito “bola de neve”, também entra mais uma consequência da falta de provisão a perda de competitividade. A redução nas vendas ocasionada pela ausência de itens na reserva causa a diminuição da competitividade.

A empresa sofre com essa ausência para suprir a demanda, de modo que o preço dos produtos também fica mais alto e menos atrativo do que o preço praticado pelos concorrentes. 

Como se percebe, há uma série de consequências. Contudo, todas elas podem ser evitadas ou revertidas, desde que alguns importantes cuidados e algumas valiosas dicas sejam observadas. Abaixo, listamos as principais. 

Como preservar o estoque? 

O caminho para evitar ou solucionar problemas envolvendo estoques passa por uma gestão mais profissional e com boas práticas nessa área, que envolvem conhecer melhor seu cliente a sua reserva, manter uma comunicação constante entre equipes internas e com os fornecedores, pensar em médio prazo e em sazonalidades de demandas, além de fazer uso das ferramentas disponibilizadas no mercado.

Entenda cada um desses pontos: 

- Conheça sua provisão – entenda os itens que compõem sua reserva, sabendo qual é a sua provisão mínimo que precisa ter, de modo a não precisar esperar ele chegar ao fim para somente então realizar novas compras; designar pessoas que cuidem especialmente do estoque ajuda neste controle. 

- Conheça seus clientes – ao conhecer bem o gosto de seus clientes, você consegue dar maior previsibilidade na reserva que garante um planejamento mais assertivo e tranquilo. Esse cuidado protege a provisão tanto contra a escassez como também contra uma compra exagerada. 

- Comunique-se melhor – os setores precisam ter canais de comunicação que sejam integrados, práticos e eficientes. Estoque e vendas precisam ficar permanentemente em contato.

A comunicação também deve ser sempre constante com os fornecedores, já que um eventual atraso nas negociações pode causar problemas de provisão. Eles são parceiros essenciais para que o negócio seja bem-sucedido. 

- Utilize ferramentas adequadas na gestão de provisões – atualmente, o mercado oferece diversas soluções tecnológicas que não apenas ajudam a contabilizar a provisão, fornecendo base de informações seguras sobre a movimentação de produtos, como auxiliam no monitoramento de rotinas como prazos de entrega, além de permitirem outras análises de grande apoio ao empreendedor em seu planejamento. 

Outras dicas importantes: 

- Invista em logística para evitar desperdício de produtos, organizando a reserva, por exemplo, de acordo com datas de vencimento do produto; 

- Faça o inventário da provisão com certa frequência, já que a contagem e a comparação da quantidade controlada financeiramente com a provisão física de itens auxiliam na identificação de eventuais erros; 

- Planeje bem as compras, antecipando demandas. Esse cuidado não só garante que nada falte na reserva como também torna o empreendimento mais competitivo, uma vez que com mais tempo o empreendedor consegue negociar melhor com seus fornecedores. 

O sucesso do empreendimento, mesmo que no segmento do e-commerce, passa pela provisão. Por isso, não deixe de investir atenção nele.

Com planejamento, organização e boas ferramentas, somados ao conhecimento dos clientes e uma comunicação eficiente, terá uma boa gestão de estoque, eliminando um problema que pode frear o sucesso de sua empresa.

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