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Sat Aug 20 02:42:17 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Testes grátis x freemium: escolha o melhor para seu negócio

Negócios digitais optam pelo modelo freemium para agregar valor à sua marca e fidelizar seus clientes.

· Atualizado em 20/08/2022
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O plano freemium é um modelo de negócio que, a princípio, disponibiliza um produto ou serviço gratuito, mas com limitações. Para ter funcionalidades extras, é cobrado um valor.  

O Spotify é um exemplo de freemium. Ele oferece o mesmo serviço para todos os clientes. Mas, na versão gratuita aparece anúncios, já na paga, o cliente pode baixar suas músicas para ouvir off-line e não escuta propagandas. Outros exemplos são: Canva, Deezer e Mailchimp.

O freemium é indicado para negócios que querem fortalecer sua presença e criar um relacionamento próximo com o cliente. É uma forma de conquistar o consumidor e fidelizá-lo, de maneira que ele passe para outra etapa da sua jornada. 

É diferente de um plano free trial ou teste Ggátis. Este tem um tempo determinado e serve para atrair leads. O modelo freemium não tem limitação de tempo, pelo contrário, a pessoa pode optar por continuar na versão gratuita. Muitos streamings oferecem o free trial, como o Netflix e Disney Plus.

Confira as vantagens de cada modelo:

Uma pesquisa feita com mil negócios de modelos SaaS mostrou que a escolha pelo freemium depende do se o foco está em B2C ou B2B. 73% dos negócios B2C preferem o freemium, enquanto que 86% dos B2B optam pelo free trial. Geralmente, os negócios B2C têm tickets mais baixos e estão em busca de quantidade de usuários. Isso faz com que o freemium seja mais vantajoso para eles. Já os negócios B2B fazem vendas mais custosas e consultivas. Eles preferem leads qualificados para terem um retorno mais assertivo. Nesse caso, o free trial é mais indicado porque existe a determinação do tempo de uso e da decisão. 

Pontos de atenção

Para saber qual é o melhor modelo para o seu negócio digital, é preciso conhecer alguns pontos de atenção. 

Free trial

  • É preciso ter uma barreira de entrada para que os usuários não criem contas fakes para usufruir do produto ou serviço indeterminadamente. 
  • É um modelo difícil de aplicar, porque precisa passar por muitas modificações de fluxos e permissões. 
  • Se o produto ou serviço for complexo, o usuário pode ter dificuldades em ver o valor dele no período determinado. 

Freemium

  • É um modelo de difícil aplicação e, muitas vezes, é preciso passar por alterações nas permissões e fluxos. 
  • Existe o risco de migração para o plano gratuito.
  • Dificuldade de testar. 
  • As taxas de conversão podem cair no início da aplicação do freemium, porque muitos clientes podem optar pela versão gratuita. 

É importante ressaltar que o seu modelo de negócios precisa ser planejado antes de qualquer ação. Tudo deve ser pesquisado e analisado. Os preços devem ser definidos previamente, assim como o seu modelo. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Vale a pena adotar o modelo freemium nos pequenos negócios? 

Guia prático sobre gestão de preço para produtos digitais


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