this is an h1

this is an h2

Tue May 10 10:47:27 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Turismo Religioso: um roteiro pelas estátuas de Cristo no Brasil

Trajeto pode incluir imagens em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e, claro, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro

· 10/05/2022 · Atualizado em 10/05/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O turismo religioso está voltando com força total, após a redução das restrições associadas à pandemia do coronavírus. Então, se você quer encantar seus clientes desse segmento ou mesmo entrar no nicho do turismo religioso, uma ótima ideia é oferecer um roteiro pelas principais estátuas de Jesus Cristo espalhadas pelo Brasil.

Há mais de uma centena de estátuas de Cristo em todo o país, a grande maioria no Estado de São Paulo. Isso permite que você organize roteiros adaptados às características de cada cliente. Apresentamos a seguir uma sugestão de roteiro que combina a devoção e paisagens belíssimas em várias regiões brasileiras.

1) Cristo Redentor – Rio de Janeiro: “o” Cristo do Brasil

O ponto de partida dessa viagem pode ser a imagem de Cristo que identifica o Rio de Janeiro e o Brasil em todo o mundo. Construída no topo do Morro do Corcovado, em uma área de proteção ambiental denominada Parque Nacional da Floresta da Tijuca, a estátua de 30 metros de altura e mais oito metros no pedestal se destaca pelos braços abertos, abençoando a baía da Guanabara. É uma obra dos escultores franceses Paul Landowski e Gheorghe Leonida, em colaboração com o engenheiro civil brasileiro Heitor da Silva Costa. O monumento foi inaugurado em 1931 e, 76 anos depois, escolhido como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Aos pés do Cristo, a vista sobre o Rio de Janeiro é maravilhosa. Uma dica: oriente seus clientes a não irem de carro até a entrada do trenzinho que leva à estátua, uma vez que a região está sempre repleta de “flanelinhas”, bastante insistentes. A melhor alternativa é ir de ônibus, taxi ou veículo de aplicativo até a estação inicial do trem funicular.

2) O Cristo de Sobral – Ceará

A estátua de Jesus Cristo em Sobral (CE) foi inaugurada em 1938, por iniciativa da diocese local. Tem 28 metros de altura e oferece uma vista privilegiada para a Serra da Meruoca. Ela está dentro de um complexo que inclui anfiteatro, playground e academia ao ar livre. Uma grande escadaria liga a estátua ao centro de Sobral.

3) Poços de Caldas (MG): Cristo sobre um antigo vulcão

A terceira parada do roteiro pode ser em Poços de Caldas (MG), cidade construída na cratera de um vulcão extinto. A estátua de Cristo é maior que a do Corcovado: tem 30 metros de altura mais 14 metros de pedestal e oferece uma bela vista para a região. O visitante também pode aproveitar as águas termais e a gastronomia de Poços de Caldas, com destaque para os doces.

4) Corumbá (MS): Cristo na fronteira

A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, situa-se na tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai, diante do Rio Paraguai. A estátua de Jesus Cristo erguida na cidade é de autoria da arista Izulina Xavier e tem 12 metros de altura. O destaque é a vista a partir do pé da estátua, que contempla uma ampla faixa da região do Pantanal.

5) Barra Velha (SC): mais alta que a imagem do Corcovado

Com 40 metros de altura, dois metros a mais do que a imagem de Jesus Cristo no Corcovado, a estátua de Barra Velha, em Santa Catarina, se destaca pela variedade de paisagens que apresenta ao visitante. Do pé da estátua, o turista pode apreciar a praia, Barra Velha e outros municípios, e também uma bela lagoa vizinha. 

6) O Cristo Luz de Camboriú (SC)

Também em Santa Catarina, mas em um dos mais tradicionais destinos turísticos do estado, Camboriú, encontra-se a estátua do Cristo Luz, com 33 metros de altura e que foi inaugurada em 1997. Seu nome se deve ao disco que Jesus traz na mão. À noite, ele projeta um facho de luz que ilumina boa parte da cidade.

7) O Cristo de Encantado (RS): o mais novo e mais alto

A estátua mais alta de Cristo Redentor no Brasil foi finalizada em 22 de abril deste ano na cidade de Encantado, no Vale do Taquari, a 144 km de Porto Alegre (RS). Com 43,5 metros de altura, o Cristo Protetor de Encantado atraiu cerca de dez mil visitantes à cidade apenas na Semana Santa e já está se transformando em um novo destino turístico no Rio Grande do Sul. 

8) Jesus Cristo moderno em Caxias do Sul (RS)

Também em terras gaúchas, mas em Caxias do Sul, encontra-se uma das imagens mais originais de Cristo em todo o Brasil. O Monumento Jesus Terceiro Milênio, construído pelo artista local Bruno Segalla em estilo contemporâneo, tem 21 metros de altura e foi inaugurado em 2004. O complexo inclui o Museu de Artes Sacras e um mirante, que compõem a área de visitação do Parque da Festa da Uva.

9) Águas de Lindóia (SP): Cristo e as águas termais

O município paulista de Águas de Lindoia é conhecido em todo o país pelas águas termais, a estrutura hoteleira e a gastronomia. Mas a estátua de Cristo, localizada a apenas dois quilômetros do centro, oferece uma linda vista para toda a região. O turista pode chegar à estátua de carro ou tomando um trenzinho, outra atração interessante.

10) Cristo no Vale da Fé: Taubaté (SP)

A região do Vale do Rio Paraíba, entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, vem se destacando como o mais importante centro do turismo religioso no país. Principalmente por conta do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no município paulista de Aparecida do Norte. Mas há outras atrações religiosas no Vale do Paraíba, como o complexo construído pela comunidade católica Canção Nova, em Cachoeira Paulista e a casa de Frei Galvão, em Guaratinguetá. Frei Galvão (1739-1822), a quem são atribuídos poderes de cura, é o primeiro santo brasileiro e a região é pródiga na venda de lembranças que fazem referência a ele. Também no Vale do Paraíba, em Taubaté, se encontra outra grande estátua de Cristo. A imagem, com 33 metros de altura, uma referência à idade de Jesus, é uma réplica perfeita do Cristo Redentor do Corcovado e está no centro de Taubaté.

Quem visita o Cristo de Taubaté não pode deixar de esticar a viagem até Aparecida do Norte, onde está a maior catedral do mundo. Isso porque, embora a Basílica do Vaticano seja maior, ela não e uma catedral.

A origem da devoção a Nossa Senhora Aparecida, hoje padroeira do Brasil, remonta ao início do século XVIII, quando três pescadores encontraram a pequena imagem negra de Nossa Senhora, no leito do rio. A primeira capela em sua homenagem foi construída em 1745 e o atual Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida teve a construção iniciada em 1955, com projeto do arquiteto Benedito Calixto Neto. Em novembro de 2016, por decreto do papa Francisco, a basílica foi elevada à dignidade de Igreja-Catedral da Arquidiocese de Aparecida.

Leia mais em:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2017/09/07/interna_turismo,623967/do-corcovado-para-o-mundo-cristo-redentor-e-homenageado-em-cidades-br.shtml

https://blog.buson.com.br/turismo-religioso/

Saiba mais no SEBRAE:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=turismo%20religioso

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de turismo:
siga as comunidades Sebrae, no Telegram.


Sebrae Turismo

Aacesse: https://t.me/sebraeturismo



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?