this is an h1

this is an h2

Mon Aug 07 15:26:54 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Vale a pena abrir um negócio nas cidades pequenas?

Está pensando em empreender em cidade pequena, mas ainda não sabe se é uma boa ideia?

· 08/12/2022 · Atualizado em 07/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Apesar de boa parte dos empreendedores preferirem iniciar seu próprio negócio em grandes centros, acreditando que somente lá estão as oportunidades, ainda há um espaço gigantesco e pouco explorado para empresas lucrativas em regiões menores.

Mas, antes de tomar a decisão de empreender em uma cidade pequena, é fundamental fazer um estudo de mercado para identificar se aquela região está preparada para receber aquele negócio e se há uma parcela da população com necessidades que ainda ninguém conseguiu preencher.

Além disso, é preciso saber que tipo de negócios já deram certo naquela região e também aqueles que falharam e porque não deram certo.

Algumas perguntas que podem ajudar a mapear o cenário:

  • Quais produtos ou serviços levam as pessoas a se deslocar para a cidade mais próxima?
  • Qual serviço ou produto as pessoas reclamam não ter na cidade?
  • Quais as novidades dos grandes centros que ainda não chegaram nesta região?

Apesar de muito se falar das desvantagens de se abrir um negócio em cidades pequenas, há pelo menos 3 vantagens que devem ser consideradas:

  • Menor investimento inicial, quando comparado com as cidades grandes;
  • Menor competição, o que facilita na conquista e fidelização de clientes;
  • Setores ainda por serem explorados.

Existem diversos fatores que podem ser importantes na construção de um ótimo negócio em cidades pequenas, tais como:

Identificação de necessidades

As necessidades geram oportunidades, e não é diferente quando falamos de cidades pequenas. Muitas demandas podem ser percebidas no dia a dia e gerar oportunidades que, quando aproveitadas, podem se tornar um negócio de sucesso.

Formas de pagamento

A facilidade dos meios de pagamentos é essencial para quem quer começar algo no interior. Muitas vezes, o consumidor se vê sem muitas escolhas quando o assunto é pagamento em cidades pequenas e isso pode levar a dificuldade na hora de adquirir produtos/serviços.

Por isso, é importante diversificar as formas de pagamento, como PIX e cartões de crédito e débito. 

Acessibilidade e praticidade

Acessibilidade e praticidade são fundamentais, pois o consumidor sempre vai optar por serviços e produtos que estejam mais próximos. Por isso, faça o seu negócio seja a melhor opção para os clientes, que não precisarão mais se deslocar para cidades vizinhas, por exemplo.

Negócios que podem ser desenvolvidos em cidades pequenas

Existe uma infinidade de opções para quem quer ter um negócio numa cidade menor, mas tudo vai depender das oportunidades e necessidades que o empreendedor conseguir mapear quando estiver a planejar o negócio.

Mas, algumas opções podem ser:

Franquias

Existem diversas franquias que podem ser ótimas opções de investimento em cidades pequenas, afinal, muitas já possuem marcas reconhecidas nacionalmente, o que poderia gerar menos custo com comunicação e marketing.

O setor de franquias hoje também possui muitas possibilidades, com opções de restaurantes, lojas de roupas, perfumaria, postos de combustíveis etc. Alguns exemplos de franquias conhecidas que ainda não foram implantadas em muitas cidades pequenas são: McDonald’s, Subway, Outback, Casa do Construtor, O Boticário, Natura, Localiza, Habib’s, Cacau Show e etc.

Beleza e cuidados

O ramo de cuidados é, sem dúvidas, um negócio que sempre terá demanda, independente da sua localização. Aqui, falamos de salões de beleza que fornecem serviços de cortes de cabelo etc.

Artesanatos

Produtos artesanais também estão na lista de bons negócios para se investir no interior, principalmente se a cidade pequena for uma estância turística, que recebe turistas interessados em levar uma lembrancinha do lugar. 

Alimentação

Alimentação é algo que não podia ficar de fora. Afinal, todos precisamos comer, independente se estamos numa megalópole ou numa cidade pequena.

Aqui, é importante entender os moradores da cidade e a forma como consomem alimentos. Se o investimento for em restaurantes, entender se buscam um por quilo, um buffet ou pizzarias. No caso de bares e lanchonetes, entender qual o tipo de petisco e/ou bebida mais consumida.

Serviços técnicos de manutenção

Com o avanço da transformação digital e utilização em massa de smartphones, sem dúvidas, a demanda por assistência técnica existe em qualquer lugar e para os mais diversos tipos de equipamentos industriais.

Por isso, essa pode ser uma boa ideia de negócio numa cidade pequena. Os serviços são muitos, tais como: consertos mecânicos, ajustes, limpeza de computadores e celulares, formatação de sistemas etc.

Saiba mais com os cursos do Sebrae:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CejUjA1rNIe/?utm_source=ig_web_copy_link

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora