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Tue Nov 08 21:50:48 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Veja como seus clientes podem encontrar seu blog na internet

Estratégias de SEO são essenciais para colocar seu blog nas primeiras colocações das páginas de pesquisa.

· Atualizado em 08/11/2022
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De nada adianta criar um blog com conteúdo de qualidade, se os seus potenciais clientes não o encontram nos buscadores. Para o consumidor descobrir a sua página, é preciso realizar a otimização do mecanismo de busca, ou seja, aplicar técnicas de Search Engine Optimization (SEO) no seu blog. 

Lembre-se que o seu conteúdo disputa espaço na internet com milhares de concorrentes. Neste artigo, você irá aprender o que é SEO e como aplicar as técnicas de encontrabilidade nos seus textos. 

Primeiro, para que criar um blog? Os blogs surgiram como diários on-line, mas, com o tempo, foram ganhando visibilidade, e os negócios começaram a utilizá-lo para interagir, criar relacionamento com o cliente, ter presença on-line e gerar autoridade. 

Os blogs servem para tirar dúvidas dos consumidores a respeito de produtos ou serviços, para trazer conteúdo relevante e do interesse dos potenciais clientes. Esses pontos são importantes para facilitar o processo de venda. Muitas vezes, o consumidor ainda não está decidido a fechar a compra e precisa de mais informações sobre a empresa e o produto. 

Publicar conteúdo com constância é um dos critérios que leva o seu blog para as primeiras páginas do Google, onde a maioria dos consumidores pesquisam produtos e serviços. Ou seja, sua empresa acaba ganhando autoridade no seu segmento e aumenta a possibilidade de outros sites colocarem links para o seu blog.

Um fator leva ao outro: ganhando autoridade e fortalecendo sua presença on-line também é possível gerar mais tráfego orgânico, quando as pessoas realizam visitas espontâneas à sua página. Por exemplo, um internauta pesquisa em um buscador um tema específico, e o endereço do seu blog aparece nas primeiras colocações. Ao entrar por esse link, o usuário gera tráfego orgânico. 

Mas, qual a relação do tráfego orgânico com o Search Engine Optimization (SEO)? Como essas técnicas podem ajudar o seu blog a ser encontrado? Se a otimização do conteúdo da sua página estiver correta, chegarão ao seu blog os usuários com interesse no seu conteúdo, produto ou serviço.

Separamos as principais técnicas de SEO para você começar a ser encontrado pelos seus potenciais clientes nos buscadores. Vamos lá?

Defina as palavras-chave

As palavras-chave são os termos que as pessoas utilizam na hora de fazer uma busca na internet. As palavras-chave genéricas ou mais abrangentes possuem um alto volume de pesquisa, sendo muito competitivas. Assim, fica mais difícil alcançar um bom posicionamento nos resultados da pesquisa. 

Uma dica é utilizar palavras-chave longas ou frases. Por exemplo, em vez de colocar “bolo", pense em como uma pessoa pode pesquisar “como fazer bolo de chocolate”. 

As palavras-chave precisam ser incluídas no título, cabeçalho, corpo do texto, cabeçalho, URL e na descrição que vai aparecer no buscador (metadescrição). Para ajudar na definição das palavras-chave do seu blog, existem ferramentas, como RD Station, SEMrush e Ubersuggest.

Use elementos visuais

Para explicar melhor e complementar seu conteúdo, aproveite as fotos, tabelas, ilustrações e gráficos. Os elementos visuais enriquecem o conteúdo, mas não são localizados diretamente pelos mecanismos de busca. 

Por isso, coloque texto alternativo e nomeie a sua imagem com palavras-chave. O texto alternativo (alt tags ou descrições alt) é o que aparece no lugar da imagem quando ela não consegue ser carregada em uma página. 

Adicione links internos

Se possível, coloque links para outras páginas do seu site ao longo do texto, mas sempre com moderação. Os links internos demonstram relevância do seu conteúdo para os buscadores e ajudam a manter os visitantes em seu site.

Deixe suas URLs mais amigáveis

Os mecanismos de busca privilegiam as URLs que facilitam o acesso do usuário. Seus visitantes precisam entender de forma clara qual é o conteúdo do seu blog. Por isso, não construa links grandes, com letras desconexas, números e códigos. 

Se você não pode contar com uma equipe de criação de conteúdo, comece a escrever os seus próprios textos. Se você tem um restaurante, que tal postar algumas receitas no seu blog? Se você tem uma loja de roupas, as tendências da próxima estação podem ser pautas. Se você tem uma oficina de carros, quais são e como evitar os principais problemas no motor pode ser um assunto de interesse do seu potencial cliente.

Lembre-se que o importante é criar conteúdo de valor para o seu cliente! Descubra os assuntos de interesse da sua persona com ferramentas como Google Trends e Answer The Public. Faça o seu planejamento e cronograma de publicações e mãos à obra!

Para saber mais, leia os textos a seguir:

8 blogs brasileiros que todo empreendedor deveria ler

Seu site precisa ser visto na internet


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