this is an h1

this is an h2

Mon May 08 19:53:45 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Veja como utilizar os recursos do Canva no seu negócio

Confira dicas de como usar o Canva para criar publicações profissionais e criativas.

· Atualizado em 08/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Produzir publicações de qualidade, que transmitam profissionalismo, nunca foi tão necessário para se conquistar a confiança do público no ambiente on-line. Até pouco tempo, era necessário um grande investimento em equipe ou terceirização para obter o resultado ideal.

Porém, isso vem mudando com a criação de ferramentas que auxiliam pessoas sem grande conhecimento de design a criarem artes de alto nível. 

O Canva é uma dessas ferramentas on-line de design e publicação, que permite editar fotos e vídeos, mesmo com pouca experiência nessa área. O site possui uma interface amigável, de fácil uso e gratuita.

Isso possibilita que os usuários criem designs com base em modelos, sem pagar por softwares caros ou ter qualquer conhecimento prévio de edição de fotos. 

Uma das principais vantagens do Canva são seus templates. O site pode ser usado para criar pôsteres, logotipos, apresentações, vídeos, flyers, cartões, infográficos, posts e stories do Instagram. Também é possível criar currículos, folhetos, convites, papéis de parede, capas de livros, certificados e menus.

Há também uma variedade de recursos de edição, incluindo aprimoramentos básicos de imagem, filtros, recorte, espelho e colagens para fotos. Ainda é possível adicionar áudio, texto e criar GIFs de vídeo.

Existem três versões do Canva para você escolher, dependendo de quanto deseja gastar e quais recursos você precisa. O primeiro é o Canva Free, que não custa nada e permite criar designs com a colaboração de outras pessoas.

No entanto, você fica limitado quando se trata de fotos, ferramentas de marca, armazenamento e certos recursos de edição.

Como criar artes no Canva

Veja um passo a passo para que você consiga criar sua primeira arte!

1. Escolha as dimensões certas para o seu projeto

Para começar, escolha seu tipo de design na página inicial do Canva. Eles são definidos com as dimensões ideais para cada gráfico, seja um post de mídia social ou folheto. Você também pode usar dimensões personalizadas pesquisando por "Tamanho personalizado".

2. Escolha um plano de fundo

O plano de fundo do seu design pode ser uma cor ou uma imagem. A dica é pensar que cores variadas contam histórias diferentes. O roxo está associado à individualidade, o laranja está relacionado à atividade e o verde evoca imagens da natureza, por exemplo. 

Para escolher uma cor, você pode usar a ferramenta Color Picker na barra de ferramentas na parte superior do editor. E para usar uma foto como plano de fundo, primeiro adicione uma grade.

Uma vez colocadas em uma grade, as fotos podem ser redimensionadas, cortadas, viradas e colocadas em camadas para criar uma variedade de efeitos visuais. Pesquise imagens ou faça o upload das suas próprias. Em seguida, arraste e solte sua imagem na grade: ela se ajustará.

Você ainda pode adicionar filtros para alterar o brilho, a saturação e a clareza da foto. Isso pode ajudar na sobreposição de texto e elementos. Lembre-se que uma imagem de fundo serve de suporte para a mensagem do conteúdo.

Se houver muita coisa acontecendo em segundo plano, é difícil sobrepor coisas como texto ou ilustrações. Seu design pode incluir texto, ícones, fotos ou ilustrações. Mas, eles precisam ser combinados de uma forma que seja visualmente atraente.

3. Escolha as fontes certas

As suas fontes podem ter um enorme impacto no seu design. Um formato de letra divertido pode ser perfeito para uma marca de beleza, por exemplo, mas não é ideal para um escritório de advocacia.

Escolher uma fonte é bastante difícil e seu design pode precisar de mais de um tipo de letra. Você pode escolher fontes complementares, que adicionam interesse visual enquanto trabalham bem juntas. 

Lembre-se que quanto mais simples, melhor. Se você estiver escolhendo uma fonte elaborada, certifique-se de combinar com uma fonte mais simples para que seu design seja equilibrado. E não se esqueça da legibilidade. Se suas fontes forem muito complicadas, elas podem prejudicar sua mensagem.

Com a prática, suas artes vão ficando melhor. Por isso, não desanime se o seu primeiro design não ficar perfeito. Continue estudando, praticando e criando. Essa ferramenta pode fazer diferença no modo como o cliente enxerga o seu negócio. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: Como criar artes no Canva.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Dicas de ferramentas para as redes sociais da sua empresa

10 aplicativos para destacar as suas publicações nas redes sociais

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?