Elementos do UX Design favorecem uma experiência positiva do cliente e devem ser pontos de atenção dos negócios digitais.

O podcast do Sebrae-PR, PodCrer, conversou com Vivi Tavares, formada em Comunicação Social e pós-graduada em Design Estratégico e Inovação, sobre UX Design e a importância das interfaces que estão por trás dos aplicativos e sites na satisfação dos usuários.
Mas, você sabe o que é UX Design? UX (user experience) significa experiência do usuário. E, nesse caso, design é o projeto, é pensar toda estrutura de como fazer. Assim, quando falamos de UX Design, estamos falando de toda interação que um usuário tem com um aplicativo ou produto digital. Significa tornar a navegação e a experiência do usuário mais acessível e simples.
Lembrando que a experiência é algo individual e particular. É o que a pessoa vai sentir e vivenciar ao utilizar um recurso digital. O que o UX Design faz é projetar elementos para que essa interação ou experiência aconteça da melhor forma possível.
Se pensarmos em um iceberg, temos uma parte pequena e visível fora da água. E dentro, toda uma estrutura de gelo que não é possível ver. Comparando com o UX Design, essa pequena parte é o que o usuário vê no aplicativo ou site. Internamente, existe uma arquitetura planejada de acordo com o perfil do usuário que sustenta todo o sistema e promove uma experiência positiva do cliente.
Significa que o UX Design é um processo de desenho de um serviço ou produto digital, de maneira que ele conquiste clientes e seja rentável. Pensar estrategicamente o design é saber:
- Para quem estamos fazendo esse produto digital?
- Quais são os objetivos da empresa?
- De que forma vamos resolver o problema do usuário?
Assim como no Design Thinking, o UX Design trabalha com os pilares da colaboração e da experimentação para trazer uma experiência natural e fácil do seu produto ou serviço. Por exemplo, se seu público é formado por idosos, talvez seja interessante você formatar seu produto com letras maiores e mais visíveis. A ideia é entender o seu cliente e propor soluções que facilitem a jornada dele.
Mas, como melhorar a experiência do seu usuário? O primeiro passo é conversar com o seu cliente, tanto para saber quais são os seus interesses e dores quanto para validar suas soluções.
Escute a íntegra do Podcast PodCrer: Design para não-designers (Startou!)
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Conhecendo e valorizando seu cliente
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