this is an h1

this is an h2

Fri Feb 03 19:21:23 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Veja qual a relação do UX Design com seu negócio

Elementos do UX Design favorecem uma experiência positiva do cliente e devem ser pontos de atenção dos negócios digitais.

· Atualizado em 03/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O podcast do Sebrae-PR, PodCrer, conversou com Vivi Tavares, formada em Comunicação Social e pós-graduada em Design Estratégico e Inovação, sobre UX Design e a importância das interfaces que estão por trás dos aplicativos e sites na satisfação dos usuários. 

Mas, você sabe o que é UX Design? UX (user experience) significa experiência do usuário. E, nesse caso, design é o projeto, é pensar toda estrutura de como fazer. Assim, quando falamos de UX Design, estamos falando de toda interação que um usuário tem com um aplicativo ou produto digital. Significa tornar a navegação e a experiência do usuário mais acessível e simples. 

Lembrando que a experiência é algo individual e particular. É o que a pessoa vai sentir e vivenciar ao utilizar um recurso digital. O que o UX Design faz é projetar elementos para que essa interação ou experiência aconteça da melhor forma possível.  

Se pensarmos em um iceberg, temos uma parte pequena e visível fora da água. E dentro, toda uma estrutura de gelo que não é possível ver. Comparando com o UX Design, essa pequena parte é o que o usuário vê no aplicativo ou site. Internamente, existe uma arquitetura planejada de acordo com o perfil do usuário que sustenta todo o sistema e promove uma experiência positiva do cliente.

Significa que o UX Design é um processo de desenho de um serviço ou produto digital, de maneira que ele conquiste clientes e seja rentável. Pensar estrategicamente o design é saber:

  • Para quem estamos fazendo esse produto digital?
  • Quais são os objetivos da empresa? 
  • De que forma vamos resolver o problema do usuário?

Assim como no Design Thinking, o UX Design trabalha com os pilares da colaboração e da experimentação para trazer uma experiência natural e fácil do seu produto ou serviço. Por exemplo, se seu público é formado por idosos, talvez seja interessante você formatar seu produto com letras maiores e mais visíveis. A ideia é entender o seu cliente e propor soluções que facilitem a jornada dele. 

Mas, como melhorar a experiência do seu usuário? O primeiro passo é conversar com o seu cliente, tanto para saber quais são os seus interesses e dores quanto para validar suas soluções. 

Escute a íntegra do Podcast PodCrer: Design para não-designers (Startou!)

E aproveite os cursos do Sebrae:
Conhecendo e valorizando seu cliente

Crescimento planejado e orientado para resultados

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?