this is an h1

this is an h2

Mon Nov 14 19:55:26 BRT 2022
Empreendedorismo | GESTÃO
Você faz o controle dos resultados na gestão da sua empresa?

Veja como fazer um bom controle de resultados na gestão da sua empresa e saiba por que ele é importante.

· 28/10/2022 · Atualizado em 14/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O dia a dia do empreendedor exige dele muitas decisões, que, em alguns casos, precisam ser tomadas no momento mais “quente”, diante de eventos inesperados e de muita pressão. E o que pode acontecer frente a tantos desafios? Erros, erros e mais erros. Por mais que se diga que “erros acontecem, porque somos humanos e humanos erram” e “quem erra é porque tentou fazer alguma coisa, quem não erra é porque não fez nada”, erros sempre geram consequências. 

Então, a questão hoje é: em algum momento do seu dia, quando você estiver de “cabeça fria”, faça uma pausa para respirar e pergunte-se como é possível reduzir riscos e aprender com os erros. Saiba que, para isso, existe o chamado controle de resultados.

O controle de resultados é uma forma de comparar o que foi realizado em relação ao planejamento. Ele é fundamental para compreender o que deu errado e o porquê, aprender com os erros, adquirir experiência para não errar novamente e assumir que, a qualquer momento, a partir de uma falha, é possível voltar atrás e recomeçar de um jeito muito melhor. 

Mas o controle assegura que você não vai errar? Não, não há nenhuma garantia de que erros vão deixar de acontecer, mas pode-se errar menos, consertá-los rapidamente, experimentar soluções ainda não testadas e fazer tudo da melhor forma.

O professor e consultor de gestão Vicente Falconi, em seu livro O que importa é o resultado, apresenta lições preciosas sobre o tema. Confira algumas delas:

  1. Não se gerencia o que não se mede: é fundamental para o controle estabelecer medições, isto é, transformar em números os seus objetivos. Ele diz ainda que o papel mais importante dos gerentes, sócios ou empreendedores é acompanhar os resultados (aquilo que chamamos de controle de resultados), e não controlar o processo. Ou seja: sem medição não há gestão.
  2. Os resultados do passado não servem para o futuro: o que aconteceu no passado fica no passado, e o que importa agora são os objetivos a serem alcançados no futuro. É lógico que o passado traz a experiência e aprendizados para saber lidar com os erros, mas os resultados do passado não se repetirão. Como o mundo está em processo de mudanças aceleradas e todos os dias surgem novas tecnologias e diferentes formas de fazer as coisas, o planejamento e a visão de futuro movem a empresa para um novo tempo.
  3. Problema é a diferença entre a situação atual e a meta: quando os resultados planejados não são aqueles desejados, temos um problema. Este pode ser de execução do planejamento, quando ações que foram planejadas não ocorreram da forma como deveriam ocorrer, ou do próprio planejamento, que foi construído com erros que naquele momento não estavam tão evidenciados. Se o erro foi na execução, faça uma análise e revise as ações planejadas. Se a falha foi do planejamento, volte atrás e reveja todo o plano para identificar os problemas.

Para fazer um bom controle de resultados, é fundamental seguir estas dicas:

  • Defina objetivos e metas.
  • Utilize ferramentas de medição, disponibilizadas inclusive de forma on-line.
  • Construa um painel de controle com os indicadores para fazer a medição dos resultados.
  • Faça um acompanhamento periódico dos resultados.

Veja alguns indicadores que você pode utilizar:

  • Indicador de lucratividade: mede o percentual do lucro sobre o faturamento da empresa.
  • Valor do ticket médio: mede o volume de vendas da empresa em relação à quantidade de clientes.
  • Taxa de sucesso em vendas: relaciona o total de vendas fechadas em relação às oportunidades que apareceram em determinado período.
  • Fidelização de clientes: mede o percentual de clientes que continuam voltando para comprar na empresa. Com isso, é possível identificar os consumidores fiéis e tratá-los de forma adequada para garantir sua manutenção.     

Se você quer fazer um controle eficiente de resultados e não sabe por onde começar, procure o apoio do Sebrae para melhorar os resultados da sua empresa. Nós também separamos dois cursos importantes para o planejamento e a gestão do seu negócio. Clique nos links a seguir e faça a sua inscrição.

Como administrar um pequeno negócio

Como elaborar um plano de negócio


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?