this is an h1

this is an h2

Fri May 26 21:43:14 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Você já ouviu falar em pisos industriais de alto desempenho?

Pisos de alto desempenho são feitos para resistir a tráfego pesado e a manuseio de produtos químicos, mas sua execução exige uma série de cuidados.

· 10/05/2023 · Atualizado em 26/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma das etapas mais importante de uma obra é a escolha dos pisos. Os pisos industriais de concreto, assim como os revestimentos de alto desempenho, têm sido bastante demandados. Isso porque empresas de logística, indústrias químicas e vários outros tipos de negócio têm necessidade de pisos de alto desempenho que possam dar conta do tráfego pesado de caminhões e maquinário e do manuseio de produtos que desgastam os pisos comuns. 

Os pisos industriais de alto desempenho têm a base em concreto. Em termos de reforço estrutural, esses pisos podem ser reforçados com fibras (metálicas ou sintéticas), podem ser em concreto protendido, em concreto armado ou em concreto simples, sendo este último o menos comum para obras industriais. 

O revestimento é feito de acordo com a sua utilização. O epóxi, por exemplo, dá resistência ao peso de máquinas e agentes químicos, porém fica amarelado com o tempo em razão da exposição a raios ultravioletas. O revestimento em uretano é perfeito para o uso em indústrias químicas e alimentícias por conta de alta resistência térmica e mecânica e, ainda, por conter agentes contra bactérias e fungos. Já o poliuretano é resistente à troca de temperaturas extremas e à umidade excessiva, sendo ideal para ambientes com manipulação de alimentos. 

A instalação de pisos industriais exige uma série de cuidados. Geralmente esses pisos devem ser instalados diretamente apoiados no terreno ou sobre estacas, quando o solo não tem capacidade de aguentar as cargas futuras que deverão ser suportadas. É preciso ter a certeza de que não há umidade nem fissuras no piso antes de aplicar o revestimento, porque essa umidade pode ascender e provocar bolhas e, em alguns casos, até mesmo o desplacamento do material e as fissuras podem prejudicar o material. 

A instalação de um piso de alto rendimento deve ser feita por profissionais habilitados para evitar os erros mais comuns na execução desse serviço, que são: 

  • Instalar piso de alto desempenho sem estudar e verificar com antecedência o terreno onde será utilizado o revestimento, ignorando sua drenagem e compactação. 
  • Desconsiderar a necessidade de contar com um bom projeto que apresente boas especificações, dimensionamento e orientação das etapas construtivas. 
  • Falta de profissional com conhecimento específico e capacitado, tanto no planejamento quanto na execução do serviço, o que pode provocar problemas sérios e relevantes. 
  • Concretar piso a céu aberto, o que pode ocasionar alguns desvios que certamente resultarão em futuras patologias, como as fissuras. Isso ocorre quando há atrasos na obra e o piso é feito antes da cobertura do local. 
  • Iluminar de maneira inadequada durante a execução de qualquer tipo de revestimento, o que pode fazer com que mesmo profissionais experientes deixem de perceber falhas no pavimento.  

O Sebrae oferece gratuitamente apoio e consultoria para empreendedores que desejam instalar pisos de alto rendimento em suas empresas ou que desejem oferecer esse serviço. Procure a agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?