COMPETITIVIDADE
A competitividade das micro e pequenas empresas do turismo brasileiro
Estudo qualitativo realizado com mais de mil e quatrocentas empresas traz os desafios encontrados e apresenta estratégias para potencializar a competitividade.
Este Estudo de Competitividade integra as ações do projeto “Avançando na gestão de micro e pequenas empresas do turismo brasileiro”, realizado no período de 2014 e 2015, pela Confederação Nacional de Turismo - CNTur, com a parceria do Sebrae.
O projeto teve como objetivo promover o aprimoramento da gestão de micro e pequenas empresas turísticas do país, por meio de metodologia inovadora de capacitação empresarial; disseminando informações relevantes sobre inovação, sustentabilidade e boas práticas de gestão, além de estruturar a Central Nacional de Reservas para pequenos hotéis e pousadas.
Os empreendimentos participantes foram meios de hospedagens (hotéis e pousadas); serviços de alimentação fora do lar (restaurantes, bares, lanchonetes, cafés, dentre outros); agências e operadoras de turismo receptivo e/ou emissivo; transportes turísticos e outras atividades de turismo que englobam atrativos turísticos, guias de turismo, empresas de eventos, artesanato, turismo rural e outras associadas ao turismo.
Todas as empresas participantes do projeto tiveram acesso a quatro atividades de capacitação, distribuídas em duas palestras e duas oficinas, além de consultoria empresarial para os seus empreendimentos, durante a vigência do projeto, que foi implementado simultaneamente em 75 cidades de 16 estados brasileiros e beneficiando cerca de 1.500 pequenos negócios.
Essas soluções foram orientadas pelos resultados de uma avaliação diagnóstica preliminar que identificou as principais lacunas e necessidades que foram enfocadas durante a capacitação empresarial.
Ao final do processo de capacitação, as empresas passaram por uma avaliação diagnóstica final onde ficou evidenciado o avanço que conseguiram nos diversos itens que compõem a boa gestão empresarial.
Tanto a avaliação diagnóstica preliminar quanto a avaliação final tomaram por base o questionário aplicado no Prêmio MPE Brasil, devidamente ajustado às características das micro e pequenas empresas do turismo brasileiro.