SUSTENTABILIDADE

Saiba como implementar a sustentabilidade no seu salão de beleza

Agregar valores ambientais pode fazer a diferença para o sucesso do seu negócio do segmento de beleza. Aprenda a realizar essas práticas.

O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no mundo, segundo dados da Abihpec - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Dados de dezembro de 2022, mostram que existem aproximadamente 1,1 milhões de empreendedores de diferentes portes no segmento de serviços de beleza, de MEIs a EPPs - Empresas de Pequeno Porte.

Os salões de beleza sustentáveis são tendência crescente do segmento. Segundo relatório de tendências para 2022 do Instagram, cerca de 33% dos jovens buscam por cuidados de beleza associados à tendência de produtos de beleza limpa, natural e sustentável.

Cada vez mais crescimento sustentado e sustentabilidade convergem. Sustentabilidade é uma tendência que veio para ficar. Para agregar valor a um serviço de um segmento tão competitivo como o de salão de beleza, é um diferencial importante para o consumidor da beleza, cada vez mais engajado e consciente. No entanto, o desafio é entender e implantar as práticas de sustentabilidade nos serviços de beleza de forma inovadora e competente.      

Não se preocupar com questões sociais, ambientais, de gestão e governança traz riscos de sobrevivência de médio e longo prazo para todas as empresas. Os salões de beleza que são realmente sustentáveis têm uma melhor imagem, já que atualmente os clientes se preocupam com o impacto que suas ações têm no meio ambiente.

O Sebrae acredita que os conceitos de sustentabilidade e competitividade andam juntos, e que o retorno econômico precisa caminhar em consonância com a preservação ambiental, a inclusão e responsabilidade social e as boas práticas de governança, como ética e transparência.

As questões ambientais, sociais e de governança já são uma prioridade estratégica para todas as empresas inovadoras que têm uma visão ampliada de futuro, um futuro socialmente mais justo, ambientalmente mais seguro e economicamente mais sustentável. 

Como fazer

A sustentabilidade da sua empresa pode estar mais perto do que você imagina. As boas práticas ESG podem ser implementadas pelos pequenos estabelecimentos de beleza.

Para que os pequenos negócios tenham as boas práticas ESG, o que inclui a sustentabilidade como uma aliada, o Sebrae oferece informações, conhecimento e soluções por meio de publicações, como serviços customizados e especializados.

Por isso, foi produzida a cartilha "ESG Serviços de Beleza". Nela, você vai conhecer, entre outras coisas:

  • Sustentabilidade, valores e propósito;
  • Principais pontos para implementação de ESG;
  • Normas técnicas e legislação voltada à sustentabilidade;
  • O processo de transformação do salão em ESG: redução de desperdícios, redução do consumo de água, redução do consumo de energia, eficiência energética, gestão de resíduos, responsabilidade social e boas escolhas;
  • Salões que inspiram. 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: