this is an h1

this is an h2

Tue Mar 28 22:02:29 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Como a inteligência artificial pode ser aplicada no setor de energia

Conheça os avanços em inteligência artificial e quais são as suas contribuições no segmento de energia.

· 24/03/2023 · Atualizado em 28/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A inteligência artificial (IA) é reconhecida como uma tecnologia capaz de provocar inovações disruptivas em diversos campos, desde a automatização de processos simples e repetitivos até atividades complexas restritas, até agora, aos seres humanos. Soluções baseadas em IA têm sido aplicadas com sucesso em diversos campos para ajudar a diagnosticar e prevenir doenças, prever falhas em equipamentos industriais, antecipar fenômenos meteorológicos que possam afetar a agricultura, otimizar rotas no setor de logística, melhorar o atendimento ao cliente, promovendo interação por meio de interfaces de voz etc.  

Nos próximos anos, a IA irá impulsionar ainda mais a transformação digital já em andamento em muitos setores, melhorando a eficiência de operações e processos, criando modelos de negócios e novas formas de as pessoas se relacionarem com produtos e serviços. O setor de serviços públicos, especialmente o setor de energia, também fará parte dessa transformação e poderá beneficiar-se dela para superar novos desafios. Essa classe de soluções pode ser resumida em 3D:  

Distribuição: A popularização de painéis solares possibilitou a geração de energia de forma distribuída, em vez de centralizada em grandes usinas. Os consumidores agora podem gerar sua própria eletricidade e não são mais totalmente dependentes de seus franqueados de distribuição. Se, por um lado, a geração distribuída pode ajudar o sistema elétrico a atender à crescente demanda por energia, por outro, essa demanda traz novos desafios para a gestão e operação do sistema, que se torna mais dinâmico e complexo à medida que entram novas fontes. Técnicas de inteligência artificial têm sido utilizadas para permitir a desagregação da energia consumida numa instalação, identificando a participação de cada carga no consumo geral de uma residência, comércio ou indústria. 

Descarbonização: Os efeitos do aquecimento global e a necessidade de reduzir as emissões de carbono devem disseminar os veículos elétricos no mercado e, embora ainda seja incipiente no Brasil, alguns países já vêm avanços. Um dos maiores desafios do setor de mobilidade elétrica - além dos baixos incentivos públicos - é a falta de infraestrutura, o que gera desafios e oportunidades para o setor de energia. A maior demanda de energia elétrica e a mobilidade dessas cargas também aumentarão a complexidade do gerenciamento e da operação dos sistemas elétricos.

Para o Sebrae, transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil é uma missão. Apostar em energia renovável não só reduz os custos, como promove autonomia, reduz intermitência e contribui com a descarbonizacao do planeta. Estudos estão sendo realizados para utilizar técnicas de aprendizado de máquina para prever a capacidade de geração de energia por fontes renováveis. 

Digitalização: A conectividade e a digitalização mudaram profundamente nossos hábitos, alteraram a forma como nos relacionamos com produtos e serviços e exigiram que o setor de energia se adaptasse para atender às necessidades de consumidores mais capazes e exigentes. Além disso, uma nova geração de equipamentos e soluções industriais começa a ser conectada, gerando quantidades ilimitadas de dados operacionais. Porém, é preciso empregar técnicas que possam realmente extrair conhecimento desses dados, produzindo resultados práticos que gerem real valor para a empresa e seus clientes. 

Esse fato contribui para o avanço de novas tecnologias para a gestão energética e redução dos custos de geração de energia elétrica. Por exemplo, é possível utilizar tecnologia e meios digitais para a melhoria de um sistema tradicional de gestão de restaurantes. Em alguns restaurantes, uma ou duas pessoas cuidam do caixa e processam os pagamentos. É possível utilizar um software em que o próprio garçom processa o pagamento e a solução fecha o caixa de forma automatizada. Além de reduzir os custos em 20%, representa uma visão diferente do negócio, permitindo não apenas ganhar mais dinheiro como ainda aproveitar esses funcionários em outras tarefas menos repetitivas. Importante destacar que o custo de implementar um sistema do tipo se paga em sete ou oito meses.  

Aplicações de IA que já estão sendo utilizadas pelo setor de energia elétrica para melhorar a eficiência:  

Detecção de perdas não técnicas relacionadas a furtos e fraudes no consumo de energia: soluções semelhantes às utilizadas por outros setores, como a identificação de fraudes de cartões de crédito, nas quais algoritmos de aprendizado de máquinas são treinados com os dados históricos de consumo, gerando um modelo que pode ser posteriormente aplicado à identificação de anomalias.  

Gestão de recursos de energia distribuídos:  a geração de energia distribuída, realizada por meio de painéis solares ou geradores eólicos, reduz o controle das concessionárias sobre a infraestrutura do sistema elétrico, e técnicas de IA podem ser aplicadas para analisar a capacidade dos ativos. 

Atendimento ao consumidor: a transformação digital modificou profundamente a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Processamento de Linguagem Natural (ou NLP, Natural Language Processing) é a área da inteligência artificial relacionada ao processamento da linguagem humana, que permite que máquinas possam extrair informações de textos ou até mesmo interpretar falas. 

Manutenção preditiva e previsão de falhas: nas soluções de manutenção preditiva, sensores da internet das coisas (IoT) e algoritmos de aprendizado de máquina são utilizados para monitorar continuamente os equipamentos da rede. Os algoritmos identificam desvios na operação dos equipamentos, possibilitando ações de manutenção que garantam a operação eficiente dos equipamentos ou até mesmo a previsão de falhas. 

A inteligência artificial está cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas e dos negócios. Empreendedores que não entenderam o potencial das novas tecnologias estão fadados a ficar para trás. Manter-se informado é a melhor estratégia para implantar a IA com sabedoria na sua empresa. 

Saiba Mais: 

Carros elétricos: desafios e oportunidades para o setor de energia  

Cibersegurança e a transformação digital no setor de energia  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?