this is an h1

this is an h2

Thu May 11 17:07:48 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como começar a vender no Instagram

O Instagram disponibiliza recursos de vitrine on-line que podem aumentar suas vendas na rede social.

· Atualizado em 11/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Instagram é uma rede que não para de crescer. Com isso, as oportunidades para as empresas, que querem usar a plataforma como parte da estratégia de marketing digital, surgem todos os dias.

Uma pesquisa recente sobre o Instagram mostra que 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram. Além disso, o estudo revela que 82% dos usuários seguem marcas no Instagram. 

Para começar a vender pelo Instagram, você precisa ter um perfil comercial na rede. Você pode converter sua conta pessoal em uma conta comercial com poucas etapas:

  1. Acesse as “Configurações” do seu perfil no Instagram e selecione a opção “Conta”;
  2. Clique em “Mudar para conta profissional”;
  3. Escolha a opção que melhor descreva seu perfil: “Criador de conteúdo” ou “Empresa”;
  4. Selecione uma categoria e torne sua conta pública.

Assim, você terá acesso a recursos específicos para empresas, como a criação da sua loja no Instagram. Uma das mudanças recentes da plataforma é o Instagram Shopping, recurso conhecido como Loja.

O Shopping permite que você comercialize produtos dentro da própria rede. O usuário pode fazer compras a partir de fotos e vídeos publicados nos perfis comerciais. É um conjunto de recursos que oferece uma vitrine imersiva, na qual as pessoas podem explorar os melhores produtos on-line:

Lojas: vitrine personalizável que permite que o usuário faça compras diretamente nos perfis comerciais.

Tags de compra: destacam produtos do seu catálogo, auxiliando os clientes a comprar esses produtos no seu site ou aplicativo.

Compras no Explorar: permite que as pessoas naveguem por conteúdos com tags, vendidos por marcas e criadores de conteúdo.

Coleções: um conjunto de produtos da loja que as empresas podem selecionar.

Página de detalhes do produto: uma página focada no produto e que exibe informações importantes de um item, como preço e descrição do produto. 

Anúncios com etiquetas de produtos: as empresas podem criar outros anúncios com etiquetas de produto ou turbinar publicações de compras no Gerenciador de Anúncios, com o objetivo de aumentar o alcance do conteúdo.

Importante lembrar que, para habilitar essas funcionalidades, você precisa ter uma conta no Facebook. Tanto Facebook quanto Instagram fazem parte do grupo Meta, sendo plataformas gerenciadas dentro da mesma ferramenta. 

Por isso, acesse o o Meta Commerce Manager e configure sua loja do Instagram. Você pode optar por criar uma loja para Instagram e no Facebook, ou apenas uma dessas plataformas.

Novidades mais recentes

Uma das grandes limitações do Instagram pode estar com os dias contados. A rede social não permite que os perfis agendem publicações diretamente do aplicativo.

Ainda em fase experimental, o Instagram está avaliando permitir que qualquer usuário programe publicações para datas futuras dentro do prazo de 90 dias, incluindo o horário desejado, com horas e minutos.

Atualmente, para agendar conteúdos no Instagram, é preciso recorrer ao aplicativo Meta Business Suite ou ao Estúdio de Criação. Essa novidade promete agilizar o trabalho e permitir que as empresas planejem melhor suas estratégias de marketing digital e vendas na plataforma.

Outra novidade é o novo layout da versão web. O visual dentro dos navegadores leva todas as funcionalidades do aplicativo para os computadores. Com esse formato, as empresas podem interagir mais facilmente por mensagens direta, além de criar e publicar conteúdo.

Confira dicas para vender mais no Instagram 

Se você ainda não tem uma grande rede de clientes e quer dar os primeiros passos para estabelecer sua vitrine na rede social, temos algumas dicas de marketing digital para você utilizar no Instagram. 

Poste regularmente

De acordo com os dados do Sprout Social Index, o número médio de postagens ideal é de uma a duas vezes por dia. Compartilhar dois stories do Instagram por dia, também pode melhorar seu engajamento.

Publique mais do que apenas produtos

Uma das estratégias mais eficazes para vender no Instagram é não se concentrar em vender. Se você é uma marca em ascensão ou está tentando aumentar seu público, alguns conteúdos não relacionados a vendas são uma ótima maneira de atrair clientes em potencial.

Aposte em posts que mostrem dia a dia do negócio, como seu produto é feito e as pessoas por trás da marca.

Use o link na sua bio

A Bio é um local privilegiado, então aproveite! Coloque um link em sua biografia para incentivar o tráfego para sua loja on-line. Se o seu link for muito longo, você pode encurtá-lo com um “encurtador” de URL, como o Bitly.

Altere seu link dependendo da promoção do seu negócio. Sempre que você tiver algo novo para promover, certifique-se de que o link na bio seja correspondente. Seus seguidores nem sempre procuram o link certo, então facilite a localização do que você promove.

Entre na página Explorar

Para dominar o passo a passo de como vender pelo Instagram, você precisa conhecer a aba “Explorar”. Trata-se de uma coleção de fotos públicas, vídeos e Reels personalizados para ajudar um usuário a descobrir postagens, contas, hashtags ou produtos.

Por exemplo, se alguém pesquisar roupas de yoga na aba de pesquisa do Instagram, verá uma curadoria de vídeos, Reels e postagens relevantes para sua consulta. 

Você pode comparar a página “Explorar” do Instagram a um mecanismo de pesquisa do Google. Ele oferece conteúdo direcionado aos usuários com base em seus interesses, histórico de pesquisa e dados de comportamento do usuário. 

Aposte na criação de vídeos para o Instagram

Os Reels foram o recurso de crescimento mais rápido do Instagram, com marcas relatando um aumento no número de seguidores depois que seus Reels chegaram a uma página relevante do Explorar.

Quanto mais cedo sua empresa adaptar suas estratégias de marketing para incluir vídeos, melhor. Dados mostram que as postagens de vídeo do Instagram podem ter uma taxa de engajamento de 1,45%, com nove em cada 10 usuários do Instagram assistindo a vídeos semanalmente.

Use hashtags relevantes

As hashtags funcionam como as palavras-chave em um mecanismo de pesquisa. Quando deseja encontrar algo, um cliente em potencial pode digitar rapidamente uma hashtag e chegar aos resultados correspondentes.

Hashtags também servem para criar reconhecimento de marca e conectar sua postagem a um tópico específico. Usadas corretamente, as hashtags ajudam a tornar suas postagens mais visíveis no feed. Use tags relevantes para o seu produto de forma que os clientes encontrem sua empresa mais facilmente.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como vender pelo Instagram em 2023

Aproveite os cursos do Sebrae:

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?