Todo e qualquer tipo de negócio na loja de vendedores parceiros da Amazon deve seguir as políticas aplicáveis
Para que o seu negócio funcione de forma regular e alcance resultados extraordinários, ele precisa seguir determinadas normas e regras. Esses recursos são fundamentais para que todos que fazem parte do negócio tenham alinhamento padrão na rotina profissional.
Nesse sentido, a Amazon tem a sua própria política de funcionamento. Então, para que cada empreendedor consiga vender no marketplace, é necessário seguir algumas diretrizes. Por isso, antes de iniciar a publicação dos seus produtos, leia este artigo e conheça algumas das principais informações sobre as suas responsabilidades como vendedor na Amazon.
Contrato
Todos os seus produtos, quaisquer que sejam, devem seguir o contrato de vendedor. O documento contém os termos e as condições que regem o acesso e uso dos serviços. Constitui um contrato entre você, ou a empresa que você representa, e a Amazon. Leia atentamente antes de assiná-lo.
Tipos de políticas do programa
A Amazon classifica as suas políticas em gerais, propriedade intelectual, requisito de produtos e ofertas, programas opcionais e outras. Vamos entender cada uma delas?
Políticas gerais
Nessa categoria, existem oito responsabilidades que você, empresário, deve ficar atento. São elas:
Políticas de vendas e código de conduta do vendedor
São regras que devem ser obedecidas ao publicar produtos na Amazon. Ofensas e conteúdos proibidos, por exemplo, podem acarretar a suspensão da conta da Amazon.
Condições de uso
Nesse documento, a Amazon esclarece quais são as condições de utilização de recursos, produtos e serviços disponíveis . Traz, entre outras informações, funcionalidades e ferramentas disponíveis.
Diretrizes para contratar clientes
Permite que você se se comunique com os clientes da Amazon por e-mail ou no Seller Central. Mesmo quando você responde por intermédio de seu e-mail pessoal ou do e-mail da empresa, o serviço registra por um e-mail criptografado. Entre os benefícios, está o de dar mais segurança na comunicação entre cliente e vendedor.
Políticas de avaliações de produtos por clientes
O documento permite que o seu produto seja avaliado. Isso serve como parte da experiência de compra na Amazon. Essa avaliação ajuda você a entender a visão dos clientes sobre seus produtos, quais recursos ou aspectos do produto as pessoas gostam e quais áreas precisam de melhorias. Há, também, políticas específicas para proteger a autenticidade de avaliações. É importante que você, como vendedor, atenda a essas políticas e informe todas as violações que encontrar.
Monitorar o estado da sua conta
Apresenta visão geral do quanto sua conta de vendedor está de acordo com as metas de desempenho e políticas obrigatórias para vender na Amazon. É possível classificar o estado da conta, medir o índice de pedidos com problemas, monitorar a taxa de cancelamento de envios, entre outras atividades.
Parâmetros da cadeia de fornecimento
A política de programas da Amazon exige que os produtos à venda sejam fabricados e produzidos conforme os padrões da cadeia de fornecimento da empresa, o que visa garantir que todos os produtos sejam produzidos de maneira que respeite os direitos humanos e o meio ambiente e que proteja a dignidade fundamental dos trabalhadores.
Termos e condições de cobrança no momento do envio
Esse documento se refere às empresas que habilitaram a funcionalidade de cobrança no momento do envio do produto.
Diretrizes de comunicação
A política de diretrizes de comunicação tem como objetivo proteger clientes contra fraude e abuso, além de proteger você contra ações inescrupulosas de seus concorrentes. Aumentar o nível de todas as comunicações com os clientes beneficia todos os nossos parceiros de vendas, o que resulta em um site mais fortalecido.
Propriedade intelectual
Na classificação de propriedade intelectual, destacam-se:
Política antifalsificação da Amazon
Essa política preserva a autenticidade dos produtos e não permite a venda de falsificados. Ao descumpri-la, haverá perda de prerrogativas de venda, retenção de fundos e destruição de inventário em poder da Amazon.
Política de propriedade intelectual da Amazon
A Amazon não permite ofertas que violem os direitos de propriedade intelectual de marcas ou outros proprietários de direitos.
Diretrizes sobre o uso de marcas comerciais
Essas diretrizes de uso de marca se referem ao uso, de forma que seja aprovada previamente pela Amazon. Você pode conferir mais diretrizes sobre uso de marcas comerciais neste link.
Requitos de produtos e ofertas
Sobre os requisitos de produtos e ofertas, destacam-se:
Política de preço justo do site da Amazon
Os vendedores são responsáveis por definir seus próprios preços nos sites da Amazon. No entanto, a empresa monitora os preços para que não sejam abusivos nem enganem os clientes.
Política da Amazon sobre preços de referência
Em várias categorias de produtos, você tem a alternativa de fornecer um preço sugerido (por exemplo, preço de varejo sugerido pelo fabricante ou MSRP) ou um preço exibido como tachado, quando é oferecido desconto nos produtos (por exemplo, um preço de venda).
Política de criação de código ASIN
Um código ASIN é um tipo de número de catálogo interno da Amazon para seus produtos. Cada ASIN é único e está sempre associado a um determinado produto ou uma variação de produto. Para criar um código ASIN, é necessário seguir o processo descrito na ferramenta “adicionar um produto”.
Restrições de categorias, produtos e ofertas
Determinados produtos não podem ser publicados ou vendidos na Amazon, porque possuem restrições legais ou regulamentares (por exemplo, drogas ilícitas) ou porque violam outras políticas da Amazon.
Regras da página de detalhes do produto
É na página de detalhes do produto que clientes veem as primeiras informações sobre suas ofertas. As políticas existem para garantir que cada página de detalhes seja sobre apenas um único produto.
Produtos restritos
Existem algumas restrições que devem ser levadas em consideração na hora de publicar o produto para venda.
Diretrizes de produto
Fique por dentro das políticas e diretrizes para venda de produtos para maiores de 18 anos; avisos de risco de asfixia apresentados por brinquedos e/ou produtos para crianças de até 12 anos; venda de tintas ou toner e de software.
Política de combos
Vendedores podem criar combos, com diferentes mercadorias, para formar um novo produto. Seguir as políticas dessa página ajudará os clientes da Amazon a localizarem combos com mais facilidade e evitará publicações duplicadas ou quase duplicadas.
Políticas de devolução
Para garantir aos clientes uma experiência consistente, a Amazon exige que os vendedores tenham políticas de devolução tão favoráveis quanto as da Amazon.
Políticas fiscais
Conforme a política da Amazon, você, empresário, ficará responsável pela coleta e pelo pagamento de todo e qualquer tributo devido sobre suas transações. Também arcará com quaisquer outras obrigações tributárias relacionadas às transações que realizar.
Demais políticas, como envio de produtos diretos ou por terceiros, casos duplicados, programas exclusivos Amazon, personalização para vendedores e Amazon Brand Analytics, podem ser encontradas nesta página, referência para a produção deste artigo.
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Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Sat Jul 27 00:01:37 BRT 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Jul 27 00:01:15 BRT 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!