Tecnologias digitais
A adoção de meios de pagamento digitais tem se tornado cada vez mais importante para as empresas do setor educacional, pois permite que elas simplifiquem e modernizem seus processos de cobrança. Além disso, os meios de pagamento digitais proporcionam maior segurança, agilidade e praticidade para os alunos e seus pais, o que contribui para o sucesso geral da instituição.
Os pagamentos ao setor da educação eram tradicionalmente realizados por boleto bancário, mas tem sido substituído cada vez mais por meios digitais com a chegada de novas tecnologias de pagamento como o Pix, a aproximação, as carteiras digitais e QR codes e a experiência do lockdown vivenciada.
Segundo a Visa Consulting & Analytics (VCA), no primeiro semestre de 2022 houve um aumento de 74,6% das transações no setor da educação, em relação ao ano anterior. No período de rematrícula, junho, esse crescimento chegou a 119%. A análise apontou que os clientes optam pelo pagamento online, mesmo após o retorno do presencial, passado o isolamento social.
Por outro lado, mesmo que seja possível fazer esses pagamentos à distância, as transações digitais realizadas presencialmente, ou seja, no local, também aumentaram em 93% para o mesmo período, o que retrata que muitas vezes esse formato é escolhido não pela conveniência de pagar remotamente. O diretor-executivo, Oscar Pettezzoni, ressalta a sensação de segurança da transação, como um dos motivos que tem contribuído para o uso dessa modalidade de pagamento.
Essas tecnologias digitais também permitem que as empresas do setor educacional reduzam os custos e evitem problemas relacionados à cobrança de taxas, como erros de digitação e pagamentos atrasados. Esses meios de pagamento também contribuem para a automatização de processos, o que reduz o tempo e a complexidade necessários para realizar as transações.
Leia mais em: Canaltech
Comunidades do Sebrae no Telegram
Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!