Apresentado como novidade para o mercado brasileiro, o BNPL ("Buy Now Pay Later", na sigla em inglês), que em tradução livre significa compre agora e pague depois, tem características atualizadas de um antigo conhecido do varejo nacional: o crediário. Contudo, isso não impede que a forma de pagamento possa ajudar empresas, especialmente MEIs e MPEs, a conquistar clientes.
Trata-se de uma concessão de crédito. No ato da compra, em um mundo ideal, o cliente poderia optar pela forma de pagamento e, em tempo real ou em um período rápido, análises de risco e de fraude seriam feitas para que um limite ficasse disponível para alguma aquisição. Fora deste mundo ideal, a análise pode demorar mais, como alguns dias úteis.
Existem dois grandes pontos de vantagem do BNPL para o varejo. Na demanda, a forma de crediário online pode facilitar a vida de quem não tem cartão de crédito ou ficou sem limite na conta que tem, já que a análise é feita em pouco tempo e, para uma compra específica, no chamado check-out.
No lado da oferta, a proposta do BNPL não é predatória, porque não substitui vendas por cartão de crédito. Acaba sendo um complemento que pode auxiliar a fechar uma venda que o consumidor talvez tivesse dificuldade de pagar com outras formas de pagamento.
Fique de olho nessa novidade e aproveite a oportunidade para incrementar as vendas.
Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!
Notícia original: https://revistapegn.globo.com/economia/noticia/2022/12/crediario-repaginado-beneficia-empreendedores.ghtml